sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SUPERANDO O FRACASSO

1 Rs 19:4-9

_ “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida...”
Um dos maiores problemas que enfrentamos é que tanto ouvimos a respeito das realizações e sucesso dos outros que acabamos não suportando nossos fracassos pessoais. Nem mesmo conseguimos glorificar a Deus através das nossas pequenas realizações. Como o homem da parábola dos talentos contada por Jesus: era tão pouco o que recebera... Não merecia cuidados especiais, atenção. Melhor seria esconder, desprezar... Não valia a pena qualquer sacrifício por tão pouco... Será?

Quando Deus nos dá uma missão a cumprir, ela é sempre grandiosa aos olhos divinos. Ainda que se apresente pequena, insignificante, comezinha. Quando Deus convidou Elias a sair da caverna queria, certamente, estimulá-lo a recomeçar sua caminhada. Reconsiderar os fatos, compartilhar com Deus e com o próximo, fracassos, derrotas, alegrias e vitórias. Deus continuava investindo em sua vida! E a voz do Senhor fê-lo compreender que não estaria só, jamais. Deus estaria tão perto dele que até o tomaria para Si sem experimentar a morte. A voz do Senhor suavizou o coração de Elias, aqueceu de novas motivações a sua alma: “Que fazes aqui, Elias?”

Elias, o homem de Deus, fracassara exatamente nos seus pontos fortes, até então: coragem, determinação, dependência absoluta de Deus, motivação para enfrentar adversidades... Enfim, uma vida de fé e coragem a serviço do Senhor. Depois de tantas vitórias, procura se esconder, se recolher no anonimato, desanimado, deprimido e frustrado. Perdeu a vontade de viver, o apetite e as motivações espirituais. Não sorria, não cantava, nem mesmo chorava. Não via belezas nas flores, nos pássaros, e, muito menos nas pessoas. Foi atingido pela doença do daltonismo espiritual. O mundo tornou-se cinzento, nublado, turvo o seu horizonte.

Assim, pois, isolou-se amargo, azedo, derrotado e deprimido. Foi uma experiência marcante na vida de um homem extraordinário. Elias estava deprimido, angustiado, decepcionado e desgostoso da vida. Não queria mais enfrentar desafios, queria morrer.

“Já basta... chega... toma a minha vida”. É aquele momento dramático e significativo quando se chega à conclusão de que nada mais faz sentido, senão Deus. Nada mais que valha a pena entregar-se a vida, verter o próprio sangue, lutar até à morte. É o momento em que se chega à conclusão de que tudo o que se tem é nada, enquanto não se tem o TUDO.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: