segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

CONSELHOS PARA O ANO NOVO

Provérbio 4.23-27 "Acima de tudo, guarde o seu coração pois dele depende toda a suavida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seuslábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo noque está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passosserão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda;afaste os seus pés da maldade". NVI

Gancho- Estamos praticamente às vésperas do Ano Novo... vai haver queima defogos de artifício, buzinadas, apitos, gritos de alegria… as pessoasse cumprimentarã o com muitos abraços... - Muitos estarão vestidos com roupa nova... e os supersticiosos, (nãoos crentes) se vestirão de branco e providenciarã o várias simpatias:uma para ter saúde o ano inteiro, outra para ter dinheiro no bolso,sorte no amor e por aí vai...

Idéia Central• Você quer ter um Feliz Ano Novo?

- Então, ouça isto: não é vestir roupas novas que você precisa, nem seguir certos rituais ou fazer algumas simpatias... - Esse texto da Bíblia mostra uma grande verdade: pra você ser feliz oano inteiro, seja mais prático: obedeça os conselhos de Deus.Frase de Efeito Aquele que a Deus não obedece, só padece.

Pergunta de Ligação E quais são os conselhos de Deus?Frase de TransiçãoEncontramos vários conselhos aqui, todos importantes para tornar anossa vida feliz e próspera o ano inteiro... o primeiro conselho é:1.

"GUARDE O SEU CORAÇÃO"

• Está escrito no v.23: "Acima de tudo, guarde o seu coração".- O coração é considerado, figurativamente, a sede das emoções... agente costuma dizer: "te gosto" ou "te amo do fundo coração". Ocoração é a sede, o lugar onde se passam as emoções.- Mas para o judeu, no tempo quando esses provérbios foram escritos, acentral das emoções não era o coração, mas as entranhas (isto é, tudoque está na caixa torácica e abdominal) eram a sede das emoções... osnamorados da época, diziam: "ah! Eu te amo de todas as minhasvísceras: pulmão, rins, intenstino.. ."

- Para eles a sede das emoções eram as entranhas, mas o coração era asede do intelecto, do entendimento, da inteligência. ..• Por isso, aqui na Bíblia, o rei Salomão, ao aconselhar o seu filho,disse: "guarde o seu coração" ...o sábio estava aconselhando ao filho:"guarde a sua mente"...- É até por isso que a versão mais moderna da Bíblia, já traduziulogo: "Tenha cuidado com o que você pensa". Porque esse é o conselho!

• E isso se consegue mantendo a mente focada em Deus, porque Deus é oúnico que pode manter nossa mente pura...- Se você ocupar sua mente com coisas boas, com coisas de Deus, ela será pura, porque Deus é puro... mas, se encher a sua mente depensamentos baixos, impuros, indecentes, pensamentos maldosos,egoístas, você não conseguirá ser feliz nem próspero.- Por isso, o apóstolo Paulo faz essa recomendação: "Mantenham opensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.2).-

Vai ouvir música? Vai ler um livro? Vai locar um DVD? Vai navegar naInternet? Vai conversar com alguém? ...mantenha a mente focada em Deus.- Quem não tem obedecido a este conselho de Deus, tem padecidohorrores... não seja mais um!...eis o segundo conselho:2.

"AFASTE DA SUA BOCA AS PALAVRAS PERVERSAS"• Está escrito no v.24: "Afaste da sua boca as palavras perversas;fique longe dos seus lábios a maldade". - Aquilo que falamos pode criar dificuldades e muitos problemas. Êh!Língua... não pesa quase nada, mas poucos conseguem segurá-la! - E ainda bem que só temos uma língua na boca... Deus é sábio: nos deudois ouvidos, dois olhos, duas narinas – mas uma boca só. Ninguémsuportaria duas línguas... uma só já exige todo cuidado! •

Em Tiago 3.5-10, lemos: "É isto o que acontece com a língua: Mesmopequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande florestapode ser incendiada por uma pequena chama! 6 A língua é um fogo. Elaé um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha omal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, elapõe toda a nossa vida em chamas. 7 O ser humano é capaz de dominartodas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros,os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. 8 Mas ninguém aindafoi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, eninguém a pode controlar. 9 Usamos a língua tanto para agradecer aoSenhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadasparecidas com Deus. 10 Da mesma boca saem palavras tanto deagradecimento como de maldição.

Meus irmãos e irmãs, isso não deve serassim".• Mas podemos liberar palavras de bênção!- Em Provérbios, veja 15:23: "Saber dar uma resposta é uma alegria;como é boa a palavra certa na hora certa!" e mais adiante, em 25:11:"A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cimade prata".- Com pureza de mente se consegue contê-la!

- Portanto, cada movimento da nossa língua deve ficar longe damaldade... esse é o conselho de Deus para uma vida feliz e próspera....vamos ao terceiro conselho:3.

OLHE SEMPRE PARA A FRENTE• L

emos no v.25: "Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo noque está adiante de você".- Nosso olhar deve ser fixo e não distraído... Quando escrevemos numcaderno, o olhar precisa ser fixo na linha... assim, a escrita sai bemfeita... mas se o olhar ficar perambulando pelos lados, a escrita viragarrancho, sobe serra e desce serra, não respeita a linha.- O conselho de Deus é que fixemos o olhar no que está adiante e ela ébem clara no que devemos fixar nossos olhos.

Em Hb 12.2, diz quedevemos olhar "firmemente" para Jesus.• Faça isto: Olhe para Jesus em busca de direção... - Foi olhando para Jesus, que Pedro conseguiu andar sobre as águas (Mt14.24-32), mas, quando Pedro desviou seus olhos, parando de olhar paraJesus, ele começou a afundar...- O conselho de Deus é esse: "Olhe sempre para Jesus". Se você fizeristo, a escrita da sua vida será bem feita, mas se não obedecer, aívai padecer, sua vida virará garrancho. Você não quer isso, quer?...e finalmente, o quarto conselho:4. "

VEJA POR ONDE ANDA"• Lemos no v.26: "Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros".- Não devemos agir de modo impulsivo... a versão moderna da Bíbliadiz: "Pense bem no que vai fazer"...- Isso quer dizer que precisamos meditar e orar antes de agir...meditar e orar antes de tomar decisões... meditar e orar antes dequalquer passo.- É como lemos no Sl 37.5: "Ponha a sua vida nas mãos do Senhor,confie nele, e ele o ajudará".

E mais adiante está escrito (v.23): "OSenhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cujavida é agradável a ele".- Para uma vida abençoada o ano todo, considere este conselho: "Pensebem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo".Conclusão• Então, temos aqui quatro conselhos da parte de Deus para um Ano Novoabençoado:- Pureza de coração, cuidado no falar, olhar firme em Jesus e andarguiado por Deus.- Você não irá padecer se obedecer aos conselhos de Deus.

Ministração

Quem sabe, neste ano, você não guardou o seu coração e foi enganado?

Quem sabe, neste ano, você se viu envolvido em problemas sérios, porque dos seus lábios saíram a maldade, a arrogância, a raiva... vocênão soube ter a palavra certa na hora certa?

Quem sabe, também não manteve o olhar fixado em Jesus, e tal comoPedro, começou a se afundar?

Quem sabe ainda, você não andou guiadopor Deus... se descuidou de onde estava andando e se feriu?

Mas agora, diante de Deus, repare o seu erro. Se você confessar a Deustodo o pecado... Deus perdoará você e hoje mesmo, seus dias de vidanão serão mais do jeito como eram!

Walter Pacheco da Silveira - Baseado em material de Mauro Bueno.27.12.2008

Nenhum comentário: