sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

JESUS VEIO BUSCAR, SALVAR E TRANSFORMAR

1. Lucas 19.1-10
2. Este texto relata a salvação de uma alma: a de Zaqueu.
3. A salvação de uma alma é uma das coisas mais fantásticas e mais preciosas que podem acontecer, ainda que muitas vezes a gente não se dê conta disso.
4. Creio que todos já vimos histórias, que viraram notícia, de algum policial, algum bombeiro ou alguma outra pessoa qualquer que salvou a vida de alguém. Depois os anos passam, um encontro é promovido e tudo é relembrado com muita emoção e gratidão. O sujeito virou herói; e com razão, pois afinal o que ele fez não algo de pouca importância.
5. Agora, muito mais importante que livrar pessoas de terem as suas vidas ceifadas é livrar as pessoas de permanecerem com as suas almas condenadas à perdição eterna.
6. Em Lucas 15.7 e 10 Jesus mostra que a alegria causada pela conversão de um pecador atinge proporções cósmicas:
a. “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15:7 RC)
b. “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10 RC).

7. Em João 6.27 Jesus mostra que a salvação é mais importante do que comida.
8. Em Lucas 10 temos a narrativa da ocasião em que Jesus enviou setenta discípulos, divididos em grupos de dois, a pregar. Quando eles voltaram, apresentaram- se muito alegres pelo motivo de que até os demônios se lhes haviam sujeitado naquela missão. Mas Jesus lhes diz: “Não vos alegreis porque se vos sujeitam os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”.
9. E aqui no nosso texto-base vemos que a razão de o “Filho do homem” ter vindo (e isso implicou em uma série de renúncias e coisas desagradáveis) foi “buscar e salvar o que se havia perdido”, e, poderíamos acrescentar, ainda que esteja implícito no ato de salvar, transformar. Jesus veio buscar, salvar e transformar.
10. A SUA alma já foi salva?
11. A SUA alma é importante pra Jesus.
12. Ele veio para o mundo inteiro, mas veio para você em particular.
13. Há alguns anos estive levando uma reflexão para um determinado grupo de pessoas. Nessa ocasião havia um jovem senhor, o dono da propriedade, que além de nos ceder o lugar encarregou-se do churrasco.

Aquele homem já havia bebido algumas cervejas e estava bem “alegre” e falante. Sua família (esposa e filhos) é da igreja, e, em dado momento, ele começou a expressar a sua felicidade por isso. Mas e ele? Ele ainda não havia, e, pelo que sei, ainda não se deu conta de que Jesus o quer também, de que ele também é importante pra Jesus.
14. O seu filho, sua filha, seu pai, sua mãe, seu avô, sua avó, seus netos, todos são importantes pra Jesus, mas você também é, e Jesus veio para buscar e salvar você.
15. Voltemos ao texto, vejamos algumas coisas que podemos aprender com ele hoje.

Nenhum comentário: