sábado, 6 de dezembro de 2008

OS PERIGOS DA APOSTASIA

Hebreus 3:12-15

Alguns estudiosos da Bíblia defendem que a carta aos Hebreus foi escrita por Apolo. Mas, apesar de não conhecermos o seu autor, esta carta nos traz uma advertência quanto aos perigos da apostasia, ou seja, do desvio da fé em Jesus. Apostasia significa deserção, rebelião, afastamento daquilo a que antes se estava ligado.

1- A FALTA DE FÉ
Para o cristão, apostatar significa cortar o relacionamento com Jesus como salvador e afastar-se da verdadeira fé nEle. A pessoa rejeita a Palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus voltando a ser escravo do pecado e da imoralidade (Is 29:13).

A Bíblia nos adverte fortemente quanto à possibilidade da apostasia, visando tanto nos alertar do perigo de abandonarmos a nossa união com Cristo, como para nos motivar a perseverar na fé e obediência a Jesus, crendo que o Senhor é poderoso para nos abençoar.

Precisamos entender que a apostasia é uma realidade possível. Por isso não permita que nada esmoreça a sua fé em Jesus. Ore e repreenda toda e qualquer tentativa do diabo de querer levá-lo a incredulidade e ao seu afastamento da presença de Deus (Mt 24:4,5).

2- O EGANO DO PECADO
Por causa da sua aparência enganosa, o pecado faz com que a pessoa se torne cada vez mais tolerante e conivente com as práticas pecaminosas, deixando de amar a retidão e de odiar a iniqüidade (Hb 1:9).

O engano do pecado pode nos afastar da presença de Deus e ainda nos levar a pensar que continuamos crentes verdadeiros. Porém, as nossas atitudes e indiferença à Palavra de Deus mostrarão o contrário. Por isso devemos estar sempre examinando a nossa vida, palavras e atitudes (2Co 13:5).

Não podemos esquecer que para nos enganar o diabo se transforma em anjo de luz, pois ele quer que sejamos tolerantes com a prática do pecado (2Co 11:14). Por isso não podemos ignorar as maquinações de satanás contra a nossa vida (2 Co 2:11).

3- A DUREZA DE CORAÇÃO
Mesmo tendo uma experiência de salvação, se a pessoa endurecer o seu coração não conseguirá mais ouvir a voz do Espírito Santo passando a pecar intencionalmente, recusando-se a se arrepender e se voltar para Deus.

Quando permanecemos indiferentes à voz do Espírito de Deus o nosso coração se torna cada vez mais duro e rebelde a ponto de ficarmos insensíveis à Palavra de Deus e fazendo com que a santidade não seja mais prioridade em nossa vida.
A Bíblia nos adverte que existe um limite para a paciência de Deus e que Ele não continuará a insistir conosco indefinidamente se continuarmos com o nosso coração endurecido. A apostasia pode levar a um ponto do qual não há mais retorno (Hb 3:10,11).

CONCLUSÃO: Deixar de perseverar na fé e na obediência a Jesus nos impede de alcançarmos a vida eterna nos céus. A perseverança na fé exige que continuemos a nos aproximar de Deus através de Jesus. Decida hoje continuar crendo em Deus e na sua Palavra, combatendo e condenando a prática do pecado e quebrantando o seu coração diante do Senhor. Amém.
Semana de 08 a 14/12/2008 – Prs. Jário e Lúcia

Nenhum comentário: