domingo, 14 de dezembro de 2008

MUTIRÃO NACIONAL

O que fazer para ver o sonho de uma expansão efetiva e rápida do evangelho de Cristo Jesus, no Brasil e no mundo?
O que fizemos quando ocorreram as inundações catastróficas no final do ano de 2008 em diversas partes do Brasil, especialmente em Santa Catarina?

Primeiro, houve uma comoção nacional. Aliado a esse nobre sentimento, houve uma mobilização de solidariedade sem precedente em toda parte do Brasil. E muitas dessas manifestações proporcionaram-me muita emoção; quando pudemos contemplar pessoas de t todas as classe sociais, muitas até mesmo de favelas carentes de lugares distantes de onde ocorreram as calamidades geográficas. O nosso povo se união e se envolveu no propósito de compartilhar de seu pouco com os que perderam tudo. E muitas vidas foram poupadas de perdas maiores devido à solidariedade e compaixão de nossa gente. Gente de todas as crenças, classes sociais e culturais.

O que fizemos no caso do apagão de energia elétrica ocorrido há mais tempo? Todos nós, de norte a sul, nos unimos no sentido de fazermos a nossa parte. Quando eu trocava as lâmpadas de minha de casa ou desligava algum aparelho qualquer, parecia pouco ou quase nada diante da amplitude geográfica e das necessidades nacionais. Mas eu fiz, primeiro porque sabia que os maiores beneficiados seriamos minha família e eu. A economia financeira imediata era sentida em meu próprio bolso. Além disso, eu tinha a alegria de fazer parte, dar minha parcela contribuição para o bem de meu país.

Foi assim também no tempo do governo Sarney, quando o presidente convocou as donas de casa para se tornarem as “fiscais do Sarney”. As mulheres foram convocadas a fiscalizar e boicotar os estabelecimentos comerciais que praticassem aumentos considerados abusivos e a divulgarem suas pesquisas, objetivando conter-se a infração galopante que tirava o sono de todos nós. E, durante algum tempo, isso funcionou de forma extraordinária. Houve uma certa estabilização da inflação. Pois bem, você e eu podemos fazer a diferença também no que diz respeito ao combate á corrupção e ao apagão moral e espiritual de nosso país. Talvez você ainda esteja pensando, “mas eu sou tão insignificante e tão pequeno diante desse tão grande desafio!”

Ouça o que a Bíblia diz: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5.16 b). Pense nos homens e mulheres que influenciaram e mudaram o mundo com suas súplicas a Deus. Você também pode fazer a diferença neste momento histórico e crucial em que passa o nosso país! Comece hoje mesmo a considerar este assunto e apresentá-lo diante de Deus em suas orações.
A situação moral e espiritual caótica de nossa pátria é gigantesca, nos causando desânimo e tristeza. No entanto, apesar de sabermos que enquanto o Senhor não voltar jamais será erradicado completamente o pecado do mundo, ainda assim Deus nos confiou a responsabilidade de sermos o sal da terra e a luz do mundo. E ele também nos exorta a buscarmos a paz da cidade em que vivemos: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz (Jr 29.7).

Como nos apagões anteriores que precisavam ser debelados e combatidos constantemente, ainda hoje, a fim de que não haja mais qualquer possibilidade de ocorrer problemas semelhantes naqueles setores; assim também o combate ao apagão moral e espiritual precisa ser constante, contínuo, enquanto vivermos. Precisa haver uma constante renovação espiritual, começando e continuando pela vida de cada cristão que de fato ama a Deus e ora constantemente, dizendo: Venha o teu reino! Isto é: Senhor, implanta a Tua soberana vontade, o Teu domínio, o Teu controle em nossas vidas, em nossa pátria! Glorifica, Senhor, o Teu santo nome no Brasil e no mundo, a começar de mim! Sim, quando oramos por avivamento espiritual, o desafio diz respeito primeiramente a cada um de nós.

Precisamos começar nos lembrando do desafio que Jesus nos confiou: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14). Que tremenda responsabilidade, considerando-se que estas palavras refletem outra afirmativa de Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem, me segue, de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12)!
Precisamos clamar ao Senhor para que Ele derrame o Seu Espírito Santo de forma abundante, varrendo a nação brasileira, queimando com o fogo santo a podridão e sujeira das nossas instituições, a começar das instituições evangélicas, seminários, editoras, lideranças denominacionais, igrejas, etc; um poderoso avivamento espiritual, alcançando os evangélicos em todos os seguimentos da sociedade.

É tempo de uma intensa e permanente cruzada espiritual de oração e jejum em favor de nossa pátria, tanto para que Deus restaure a situação econômica e social de nossa gente como para que Deus traga o avivamento moral e espiritual para o Brasil. Não podemos atribuir toda a culpa às autoridades constituídas. É certo que elas são responsáveis diante de Deus no que diz respeito àquilo que estão fazendo de errado. Mas assim como nos engajamos no esforço conjunto para debelar as outras crises nacionais, assim também, como homens e mulheres que temem ao Senhor, que reconhecem que não há outra alternativa e esperança senão no Senhor, não podemos nos conformar com esse século, mas obedecermos a Palavra de Deus.

A cada um de nós cumpre apenas o sagrado dever de nos colocar na brecha para sermos usados, na medida do possível, segundo a vontade de Deus para o louvor da Sua glória. Participe você também desse mutirão nacional!

Portanto, eu o convido, em nome de Jesus, a fazer parte desse mutirão nacional em prol de um avivamento bíblico e espiritual. Não importa qual seja a sua igreja, seu credo, se você crê em Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, então comece hoje mesmo a reservar um tempo de seu dia para interceder nesse sentido. Quem sabe você resolve desligar a TV no horário de uma novela, de um programa diário qualquer e dedicar esse precioso tempo para clamar ao Senhor em favor de nossa pátria?!

Participemos, todos, desse mutirão nacional, buscando ao Senhor em favor de nossa pátria; suplicando-lhe que nos conceda um poderoso e contínuo avivamento espiritual. Para a glória de Deus e para a nossa alegria. Pense nisto e faça sua parte! O Brasil agradece!

Pr. Vanderlei Faria
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com

Nenhum comentário: