segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

FICA COMIGO, SENHOR

Apocalipse 3.20

Introdução

Houve um episódio curioso após a ressurreição de Jesus, que contrastacom algo, também curioso, ocorrido quando do Seu nascimento.. .

Por ocasião da ressurreição, conversava Jesus com alguns dosdiscípulos, quando eles disseram assim: "Senhor, fique conosco porquejá é tarde, e a noite vem chegando"... e o texto da Bíblia mostra queJesus atendeu o pedido e entrou para ficar com eles (Lc 24.29-30).

Mas, por ocasião do Seu nascimento, lemos em Lc 2.7, o registro triste de Maria haver deitado Jesus, recém-nascido, numa manjedoura, porquenão havia lugar para eles na hospedaria. Lucas era médico e eu imagino a tristeza e a preocupação com que ele, como um médico, tendo que registrar esta ocorrência: uma criança queacabou de nascer precisou ser deitada numa manjedoura...

A gente vê lindos presépios hoje em dia e quase não fazemos idéia doque seja uma manjedoura.. . manjedoura é aquele coxo em que se põe comida para os animais no curral. Agora traga à mente a idéia de um médico, preocupado com higiene, saúde, fazendo o registro de uma mãe que precisou deitar o seu bebê num coxo onde comem os animais e as moscas pousam sem parar, e os carrapatos que grudam na pele!

Aquele médico do Fantástico, o Drauzilo Varela, não recomendaria aquela condição em que Jesus fora posto? Sim, é chocante saber que Jesus foi desprezado a tal ponto... nãohavia lugar para Ele... que triste!

Porém, mais tarde, aquela expressão dos discípulos: "Senhor, fique conosco!", ela é muito sábia... Porque há no nosso coração, já explicaram os teólogos mais antigos, umespaço do tamanho de Deus... um vazio, que somente Deus pode preencher. Por isso, a melhor coisa que podemos dizer a Jesus, é realmente isto:"Senhor, fique conosco, fique comigo!"

Mas, o trágico, é que tem faltado lugar para Jesus, porque tem faltado nos homens o reconhecimento de que precisamos de Jesus. Todas as pessoas do mundo inteiro precisam de Jesus... e a razão porque precisam é que, desde Adão e Eva, todos somos pecadores, desobedientes a Deus e por essa causa, condenados a uma vida separadade Deus, para sempre no inferno! Porém, somente Jesus para nos livrar da condenação, nos livrar do inferno... porque Deus assim planejou. Antes que Jesus nascesse, um anjo veio da parte de Deus e revelou aJosé: Maria "...dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (MT 1.21)

... e quando Jesus nasceu, pastores que viviam nos campos, guardando rebanhos deovelhas, foram também surpreendidos por um anjo do céu, que disse:"Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o serápara todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, oSalvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.10-11).

Verdade! Jesus deve ser recebido por todos, porque, diz a Bíblia, Ele é o Salvador de todos – é para todo o povo! Aleluia!

Pr. Walter Pacheco da Silveira

Nenhum comentário: