quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ELE FEZ ALGO POR NÓS

1. Ler João 5:1-9; 1.14 e 1 Coríntios 15.3
2. Em seu livro “A Atualidade dos Dez Mandamentos”, Isaltino Gomes Coelho Filho, comentando o primeiro mandamento, onde Deus ordena: “não terás outros deuses diante de mim”, diz que Deus podia fazer essa exigência, pois Ele era (e é) o único Deus, e havia feito muito pelo povo de Israel. Veja as palavras do autor:

“Mas, por que o pedido ‘não terás outros deuses diante de mim’? Não se deve pensar que há outros deuses e que Yahweh os tema. Não! A exclusividade é pedida porque só há Ele. Só Ele é Deus e não há ninguém além dEle. “Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus... fora de mim não há outro; eu sou o Senhor e não há outro” (Is. 45.5-6)... Por aquilo que fez, Yahweh podia pedir exclusividade de seu povo. Ele somente, e mais ninguém. Ele devia ser adorado pelo que fez e pelo que era”.

3. Trazendo a realidade deste mandamento para a atualidade, Isaltino diz:

“Da mesma forma devemos pensar que Deus se revelou em Seu Filho Jesus Cristo como Salvador. ‘Deus estava em Cristo’, diz 2 Co. 5.19. ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... e o Verbo se fez carne e habitou entre nós’, diz João 1.1 e 14. Ele fez algo por nós: Cristo morreu por nossos pecados (1 Co. 15.3). Não estivemos no Egito geográfico, mas no espiritual fomos libertados do poder do pecado, tirados do domínio das trevas e transportados para o reino do Filho do Amado... Ele, e só Ele deve merecer nosso culto, nossa confiança, e deve ser a paixão maior de um cristão”

4. Ele, Deus, em Jesus, fez algo por nós, algo grandioso, e os textos que lemos inicialmente revelam-nos isso. Vejamos:

I. Ele Se Fez Carne e Habitou Entre Nós

1. Vemos isso em João 1.14
2. Entendemos pela Palavra de Deus que Cristo não “passou a existir” no momento em que foi gerado no ventre de Maria. Ele já existia desde a eternidade. Ele é Deus que se fez Filho, se fez carne.
3. Em João 1.1 lemos: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”
4. E mais: nos versículos 3 e 10 vemos que TUDO foi feito por seu intermédio...
5. Colossenses 1.16-17 diz que “... nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”
6. Sobre o fato de ele habitar entre nós, Deus, por intermédio do profeta Isaías já dissera muito tempo antes: “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Isaías 7:14 RC). E o evangelista Mateus, em 1.23 mostra que Emanuel quer dizer “Deus conosco”
7. Mas, por que Cristo se fez carne e habitou entre nós?
8. Deus, no Antigo Testamento, havia feito muitas promessas de demonstrar misericórdia a nós através de um varão para isto destinado. E quem dentre os homens poderia ser esse varão? Ninguém!!! E, por isso e para isso, Jesus se fez carne, para confirmar as promessas de Deus em nosso favor.
a. Cristo se fez carne para revelar a Deus como Pai...
b. Cristo se fez carne para destruir as obras do diabo, derrotar, como homem, a satanás...
c. Cristo se fez carne para, na carne, nos dar exemplo de uma vida santa, consagrada a Deus.
d. Cristo se fez carne e habitou entre nós para ser o portador de uma nova aliança entre nós e Deus...
9. Segundo:

II. Ele Morreu Por Nós

1. Vemos isso em 1 Coríntios 15.3
2. Cristo morreu por nós para sancionar, tornar legal o testamento divino favorável a nós.
3. Veja Hebreus 9.16-17: “Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.”
4. A morte de Cristo foi vicária, isto é, substitutiva, em nosso lugar, e satisfez a justiça divina que exigia a nossa condenação.

Concluindo

1. Cristo fez algo por nós. Ele se fez carne, habitou entre nós e morreu por nós, para nos salvar. Tudo o que precisamos fazer agora é, arrependidos de nosso afastamento dele, de nossa incredulidade, o recebermos como nosso Salvador e Senhor.
2. Inicialmente lemos o texto que versa sobre o paralítico de Betesda – Jesus foi até aquele homem fazer por ele algo que ele mesmo não podia fazer e, da mesma forma, Jesus veio ao nosso encontro fazer algo por nós que nós mesmos não podemos fazer; ele veio nos salvar!
3. Nós somos, VOCÊ é o motivo da encarnação de Jesus;
4. Nós, VOCÊ é o motivo do Natal, do nascimento de Jesus.
5. Já parou pra pensar nisso?

Porto Meira – Dezembro de 2008Pr.

Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário: