quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O QUE SIGNIFICA SER FILHO DE DEUS

1. Ser filho de Deus significa ser novamente aceito pelo Pai: (Contar a história do filho que queria voltar para casa mas não sabia se seu pai iria aceitá-lo, e pediu para que lhe desse um sinal: um pano branco na árvore em frente da casa.
a. A história do filho pródigo também nos mostra esse fato.
b. Vejamos alguns textos bíblicos:
i. “... Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:19-21 RA)
ii. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”(Colossenses 1:13 RA)
2. Ser filho de Deus significa ter a posição de:
a. Cidadão do céu: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20 RA)
b. Membro de um sacerdócio santo e real: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5 RA)
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9 RA)
c. Membro da família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Efésios 2:19 RA)
d. Membro de um povo de propriedade exclusiva de Deus: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9 RA)
3. Ser filho de Deus significa ser co-herdeiro, com Cristo, de uma herança indescritível: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” . (Romanos 8:17 RA)
4. Ser filho de Deus tem um significado tão grande que é-nos impossível expressá-lo em toda a sua extensão, mas o coração de todo o significado está no fato de que podemos gozar de uma comunhão tão íntima com Ele, a ponto de podermos exclamar: “Aba, Pai!”: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:15 RA).

Só somos filhos de Deus porque Ele, em Seu amor, nos concedeu essa bênção.

1. João deixa isso bem claro no texto, e essa é uma verdade cristalina em toda a Escritura.
a. Foi Deus quem tomou a iniciativa da reconciliação: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5:18-19 RA)
b. É o Espírito de Deus que nos convence do pecado: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: (João 16:7-8 RA)
c. É Deus quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. (Filipenses 2:13 RA)
d. Não poderíamos ir a Cristo se o Pai não nos tivesse levado: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. (João 6:44 RA)
e. Foi Deus quem nos escolheu, e é Ele quem nos guarda salvos, nos faz perseverar: “Vocês foram escolhidos de acordo com o propósito de Deus, o Pai. E pelo Espírito de Deus vocês foram feitos um povo dedicado a ele a fim de obedecerem a Jesus Cristo e ficarem purificados pelo seu sangue. Que vocês tenham, mais e mais, a graça e a paz de Deus!” (1 Pedro 1:2 BLH) – “Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos”. (1 Pedro 1:5 BLH)

O Mundo não conhece os filhos de Deus, porque não conhece a Deus.

1. “Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.” (João 16:1-3 RA)
2. Isto que Jesus disse no versículo acima aconteceu com os seus, e continua acontecendo, e vai continuar até o fim.
3. Quem pensa que no Brasil a perseguição aos filhos de Deus não acontece é porque está um pouco por fora da realidade.
4. Comecemos a pregar, a profetizar, a alvoroçar o nosso bairro, e veremos muitos, até conhecidos nossos, virando-nos as costas, e alguns até odiando-nos.
5. Isso acontece, porque o mundo não nos conhece e nem conhece ao Pai.
6. Em segundo lugar, a Bíblia nos diz que, por sermos filhos de Deus...

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Porto Meira – Dezembro de 2008

Nenhum comentário: