segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

CONSELHOS PARA O ANO NOVO

Provérbio 4.23-27 "Acima de tudo, guarde o seu coração pois dele depende toda a suavida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seuslábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo noque está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passosserão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda;afaste os seus pés da maldade". NVI

Gancho- Estamos praticamente às vésperas do Ano Novo... vai haver queima defogos de artifício, buzinadas, apitos, gritos de alegria… as pessoasse cumprimentarã o com muitos abraços... - Muitos estarão vestidos com roupa nova... e os supersticiosos, (nãoos crentes) se vestirão de branco e providenciarã o várias simpatias:uma para ter saúde o ano inteiro, outra para ter dinheiro no bolso,sorte no amor e por aí vai...

Idéia Central• Você quer ter um Feliz Ano Novo?

- Então, ouça isto: não é vestir roupas novas que você precisa, nem seguir certos rituais ou fazer algumas simpatias... - Esse texto da Bíblia mostra uma grande verdade: pra você ser feliz oano inteiro, seja mais prático: obedeça os conselhos de Deus.Frase de Efeito Aquele que a Deus não obedece, só padece.

Pergunta de Ligação E quais são os conselhos de Deus?Frase de TransiçãoEncontramos vários conselhos aqui, todos importantes para tornar anossa vida feliz e próspera o ano inteiro... o primeiro conselho é:1.

"GUARDE O SEU CORAÇÃO"

• Está escrito no v.23: "Acima de tudo, guarde o seu coração".- O coração é considerado, figurativamente, a sede das emoções... agente costuma dizer: "te gosto" ou "te amo do fundo coração". Ocoração é a sede, o lugar onde se passam as emoções.- Mas para o judeu, no tempo quando esses provérbios foram escritos, acentral das emoções não era o coração, mas as entranhas (isto é, tudoque está na caixa torácica e abdominal) eram a sede das emoções... osnamorados da época, diziam: "ah! Eu te amo de todas as minhasvísceras: pulmão, rins, intenstino.. ."

- Para eles a sede das emoções eram as entranhas, mas o coração era asede do intelecto, do entendimento, da inteligência. ..• Por isso, aqui na Bíblia, o rei Salomão, ao aconselhar o seu filho,disse: "guarde o seu coração" ...o sábio estava aconselhando ao filho:"guarde a sua mente"...- É até por isso que a versão mais moderna da Bíblia, já traduziulogo: "Tenha cuidado com o que você pensa". Porque esse é o conselho!

• E isso se consegue mantendo a mente focada em Deus, porque Deus é oúnico que pode manter nossa mente pura...- Se você ocupar sua mente com coisas boas, com coisas de Deus, ela será pura, porque Deus é puro... mas, se encher a sua mente depensamentos baixos, impuros, indecentes, pensamentos maldosos,egoístas, você não conseguirá ser feliz nem próspero.- Por isso, o apóstolo Paulo faz essa recomendação: "Mantenham opensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.2).-

Vai ouvir música? Vai ler um livro? Vai locar um DVD? Vai navegar naInternet? Vai conversar com alguém? ...mantenha a mente focada em Deus.- Quem não tem obedecido a este conselho de Deus, tem padecidohorrores... não seja mais um!...eis o segundo conselho:2.

"AFASTE DA SUA BOCA AS PALAVRAS PERVERSAS"• Está escrito no v.24: "Afaste da sua boca as palavras perversas;fique longe dos seus lábios a maldade". - Aquilo que falamos pode criar dificuldades e muitos problemas. Êh!Língua... não pesa quase nada, mas poucos conseguem segurá-la! - E ainda bem que só temos uma língua na boca... Deus é sábio: nos deudois ouvidos, dois olhos, duas narinas – mas uma boca só. Ninguémsuportaria duas línguas... uma só já exige todo cuidado! •

Em Tiago 3.5-10, lemos: "É isto o que acontece com a língua: Mesmopequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande florestapode ser incendiada por uma pequena chama! 6 A língua é um fogo. Elaé um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha omal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, elapõe toda a nossa vida em chamas. 7 O ser humano é capaz de dominartodas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros,os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. 8 Mas ninguém aindafoi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, eninguém a pode controlar. 9 Usamos a língua tanto para agradecer aoSenhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadasparecidas com Deus. 10 Da mesma boca saem palavras tanto deagradecimento como de maldição.

Meus irmãos e irmãs, isso não deve serassim".• Mas podemos liberar palavras de bênção!- Em Provérbios, veja 15:23: "Saber dar uma resposta é uma alegria;como é boa a palavra certa na hora certa!" e mais adiante, em 25:11:"A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cimade prata".- Com pureza de mente se consegue contê-la!

- Portanto, cada movimento da nossa língua deve ficar longe damaldade... esse é o conselho de Deus para uma vida feliz e próspera....vamos ao terceiro conselho:3.

OLHE SEMPRE PARA A FRENTE• L

emos no v.25: "Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo noque está adiante de você".- Nosso olhar deve ser fixo e não distraído... Quando escrevemos numcaderno, o olhar precisa ser fixo na linha... assim, a escrita sai bemfeita... mas se o olhar ficar perambulando pelos lados, a escrita viragarrancho, sobe serra e desce serra, não respeita a linha.- O conselho de Deus é que fixemos o olhar no que está adiante e ela ébem clara no que devemos fixar nossos olhos.

Em Hb 12.2, diz quedevemos olhar "firmemente" para Jesus.• Faça isto: Olhe para Jesus em busca de direção... - Foi olhando para Jesus, que Pedro conseguiu andar sobre as águas (Mt14.24-32), mas, quando Pedro desviou seus olhos, parando de olhar paraJesus, ele começou a afundar...- O conselho de Deus é esse: "Olhe sempre para Jesus". Se você fizeristo, a escrita da sua vida será bem feita, mas se não obedecer, aívai padecer, sua vida virará garrancho. Você não quer isso, quer?...e finalmente, o quarto conselho:4. "

VEJA POR ONDE ANDA"• Lemos no v.26: "Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros".- Não devemos agir de modo impulsivo... a versão moderna da Bíbliadiz: "Pense bem no que vai fazer"...- Isso quer dizer que precisamos meditar e orar antes de agir...meditar e orar antes de tomar decisões... meditar e orar antes dequalquer passo.- É como lemos no Sl 37.5: "Ponha a sua vida nas mãos do Senhor,confie nele, e ele o ajudará".

E mais adiante está escrito (v.23): "OSenhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cujavida é agradável a ele".- Para uma vida abençoada o ano todo, considere este conselho: "Pensebem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo".Conclusão• Então, temos aqui quatro conselhos da parte de Deus para um Ano Novoabençoado:- Pureza de coração, cuidado no falar, olhar firme em Jesus e andarguiado por Deus.- Você não irá padecer se obedecer aos conselhos de Deus.

Ministração

Quem sabe, neste ano, você não guardou o seu coração e foi enganado?

Quem sabe, neste ano, você se viu envolvido em problemas sérios, porque dos seus lábios saíram a maldade, a arrogância, a raiva... vocênão soube ter a palavra certa na hora certa?

Quem sabe, também não manteve o olhar fixado em Jesus, e tal comoPedro, começou a se afundar?

Quem sabe ainda, você não andou guiadopor Deus... se descuidou de onde estava andando e se feriu?

Mas agora, diante de Deus, repare o seu erro. Se você confessar a Deustodo o pecado... Deus perdoará você e hoje mesmo, seus dias de vidanão serão mais do jeito como eram!

Walter Pacheco da Silveira - Baseado em material de Mauro Bueno.27.12.2008

PROFETIZO EM SUA VIDA !!!

Um Janeiro de Provisão...
Um Fevereiro de Restituição...
Um Março de Milagres...
Um Abril de Restauração...
Um Maio de Portas Abertas...
Um Junho de Vitórias Certas...
Um Julho de Maravilhas Incontáveis...
Um Agosto de Surpresas Inigualáveis...
Um Setembro de Muita Glória...
Um Outubro de Muita Vitória...
Um Novembro de Sonhos Realizados...
Um Dezembro de Desejos CONCRETIZADOS...

Gê e Mauricio

RENOVANDO O ANO... E A VIDA

Renovando o Ano... e a Vida

O salmista escrevendo sobre a eternidade de Deus e a transitoriedade do ser humano, registra que a vida é breve, termina como um sopro, (Livro dos Salmos 90:9-10).
O Próprio Deus nos lembra que “todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato. A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas. De fato, o povo é como erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre", (Livro do profeta Isaías.40:6-8).
Aliás, sobre a instabilidade da vida e a falibilidade dos projetos humanos, a Palavra de Deus nos lembra que a “vida é como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo desaparece.

E mais, a Palavra nos dia que ao invés de afirmarmos que, “com certeza”, no próximo ano realizaremos "tais e quais" projetos, deveríamos sim, dizer como disse Tiago, o irmão de Jesus: “- Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, (Tiago 4:14).

Lembremo-nos que a Palavra de Deus é infalível, verdadeira e eterna, e sempre nos adverte sobre a vaidade e presunção do ser humano, que se julga capaz de administrar a duração da própria vida, se esquecendo de que Deus é o Senhor do nosso viver e, a qualquer momento, sem prévio aviso, pode nos chamar à Sua presença e, então, teremos que prestar-Lhe contas do que tivermos feito aqui, “por meio do corpo”, (2ª epistola aos Coríntios. 5:10).

Como cristãos em Cristo, e n´Ele separados para viver em comunidade, ao recebermos de Deus mais um ano, devemos refletir criteriosa sobre o tipo de vida que vivemos ao longo dos 365 dias que o Senhor nos deu em 2008.

O apóstolo Paulo diz que aqueles que são salvos pelo sacrifício de Cristo, devem viver “em novidade de vida, e em novidade de espírito” (Romanos. 6:4; 7:6).

“O verdadeiro cristianismo se materializa pela prática constante do buscar ser parecido com Cristo, imitando-O. Por isso mesmo Jesus disse que nós somos sal e luz...

Assim, que o ano novo nos traga renovação, crescimento, santidade, e sobretudo compromisso de vida cristã.

Feliz 2009, e que o Senhor nos abençoe e guarde!

Rev. Enoc Wenceslau
Igreja Presbiteriana da Penha - Rio de Janeiro

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

NATAL -- ANIVERSÁRIO DO SALVADOR

É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que éCristo, o Senhor" (Lucas 2:11).

Não há muito tempo, um professor de psicologia, em uma de nossas grandes universidades, deu um teste de sugestão de palavras para sua classe de 40 alunos. Ele os instruiu para escrever a palavra "Natal" e toda a classe fez isso.

"Agora", disse o professor, "escrevam ao lado da palavra Natal, tudo o que vocês lembram a respeito desse dia". Quando os alunos entregaram as suas listas de palavras, o que o professor encontrou foi: árvore, pinheiro, presentes, peru, festa, feriado, cantata, Papai Noel, mas ninguém escreveu: "o aniversário de Jesus".

Da mesma forma que não havia lugar para o bebê Jesus na pousada, não há lugar para Ele na celebração do Natal. Que importância temos dado à festa de Natal?

Temos, como quase todo mundo, aproveitado esta data para nos encher de comida, para beber até não podermos mais, para mostrar atodos as nossas roupas novas, para exibir os nossos presentes?

Para nós, cristãos, o Natal nos faz lembrar que Jesus nasceu. O calendário religioso apresenta o dia 25 dedezembro como a data do nascimento de Cristo. Está este diac orreto? Creio que isso é o que menos importa.

Estamos felizes porque Jesus nasceu. Nasceu para nos dar a paz, para encher nossos corações de regozijo, para perdoar os nossos pecados, para nos ensinar a amar.

Jesus nasceu! Ele nãoencontrou lugar nas pousadas de Belém, mas deseja encontrar lugar em nossos corações. Ele nasceu para ser o nosso Salvador, o nosso Senhor, o companheiro de todos os dias ede todas as situações.

Jesus nasceu! E quem recebeu opresente fomos nós...

Estamos preocupados com as comidas e as bebidas da festa Natalina? Claro que não! O que desejamos, ardentemente, é nos fartar da graça de nosso amado Redentor.

Glória a Deus! Jesus nasceu! Nasceu para mim, para você, para todos aqueles que compreendem o que significa, verdadeiramente, o dia de Natal.

Jesus nasceu! Parabéns ao aniversariante. Parabéns para todos nós.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

DEUS TEM MAIS PARA NÓS

_ “E Deus continuou: —Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece” (Jr 33.3 – NTLH).

Não podemos desprezar os ensinamentos que recebemos para conhecer a Palavra de Deus. Porém, não devemos nos contentar com o ensino de segunda ou terceira mão.

Não podemos nos contentar apenas em ouvir aquilo que nos dizem respeito de Deus ou sobre o que Deus falou para outra pessoa. Nem mesmo devemos nos contentar pelo fato de algum dia no passado termos ouvido a voz de Deus pessoalmente. Isto é só o começo, os rudimentos, a iniciação para conhecermos a Deus cada vez mais, pessoalmente. E isto depende essencialmente de nossa intimidade não apenas com o que nos ensinaram ou disseram sobre Deus; mas, especialmente, de nossa comunhão direta com o próprio Senhor.

As informações e exortações que recebemos através de terceiros, homens e mulheres usados por Deus para nos encorajar, consolar, ensinar e desafiar, são de grande valor para a nossa edificação e crescimento espiritual. Porém, Deus tem muito mais a nos comunicar, se tão somente buscarmos diretamente da fonte divina.

Se nos mantivermos arredios e inflexíveis, excessivamente apegados à nossa tradição religiosa, doutrinária e eclesiasticamente dogmáticos e irredutíveis, não conseguiremos perceber a ação sobrenatural divina de outra forma senão através da Bíblia e da oração. Perdemos, assim, a possibilidade de ouvir, ver e sentir, como Paulo, coisas inefáveis. Conseqüentemente, também, perdemos a oportunidade de conhecermos mais a Deus, e não apenas o que dizem a respeito dEle.

Por causa de nosso pretenso conhecimento e firmeza doutrinária, deixamos de usufruir a gloriosa manifestação da intimidade com Deus. Ao contrário, quando nos humilhamos diante do Senhor e O deixamos falar-nos livremente, através dos meios e forma que melhor Lhe convêm, sem nos apegarmos à tradição fria, e O buscamos com corações puros e quebrantados, Ele derrama sobre nós a Sua maravilhosa graça.

Se temos uma visão que nos estimula e nos convence de que devemos nos orgulhar, ou ao extremo oposto do desânimo, abatimento e depressão, então precisamos verificar sua procedência. Deus não nos dá visões e revelações para o nosso orgulho e soberba. Ao contrário, Ele nos manda tribulação exatamente para combater a nossa tendência para com esse tipo de pecado. Portanto, rogo a Deus que abra os meus olhos, primeiramente, a fim de que eu possa contemplar e experimentar, ainda aqui na terra, um pouco mais dessas inefáveis visões e revelações do Senhor. Amém.

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Visite o Portal: www.midiasound.com

JESUS VEIO

ð Textos bíblicos: João 1.11-13, 3.3 e Romanos 6.11-13
ð Estamos nos aproximando do Natal, época em que, pelo menos na teoria, festeja-se o nascimento de Jesus, a sua primeira vinda...
ð Os textos que temos diante de nós apontam para a razão desta vinda.
ð Por que Jesus veio? Façamos três considerações:

I. Jesus veio para ser recebido por você
II. Jesus veio para conferir a você o poder de ser feito filho de Deus
III. Jesus veio lhe “fazer morrer” para depois lhe “fazer nascer de novo”

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

DEIXANDO O QUE É VELHO PARA TRÁS

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; ascoisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Coríntios 5:17).

Certo chinês convertido, visitando a América, ficou profundamente impressionado com a superficialidade de muitos que se diziam cristãos. Em uma ocasião, com muita firmeza, ele disse: "Em meu país, quando alguém se converte, deixa o mundo e tudo o que nele existe, vindo a Cristo completamente vazio, para se tornar, verdadeiramente, Seu discípulo."

Como tem sido nossa vida após abrirmos o coração para Cristo? Houve mudança? Passamos a valorizar as coisas espirituais ou continuamos vivendo e praticando as obras dacarne? Temos procurado glorificar ao Senhor ou persistimos na velha conduta, mundana, sem princípios, enganadora e que apenas envergonha o nome de Jesus?

Quando nos apresentamos como cristãos mas em nada nos assemelhamos a Cristo, enganamos a alguns e principalmente a nós mesmos. Jamais enganaremos ao Senhor que nos perscruta e vê tudo o que fazemos. Não adianta ter a aparência de um cristão. É necessário que demonstremos isso produzindo frutos que glorifiquem ao Senhor Jesus.

A Palavra de Deus nos diz que "pelos frutos conhecemos a árvore". Uma vida superficial, indiferente, sem frutos, em vez de servir de bênção, provavelmente servirá de pedra de tropeço para aqueles que ainda estão caminhando em direção ao Salvador.

O cristão transformado tem prazer em falar de Cristo, em imitar o seu Senhor, em buscar os perdidos para que experimentem a mesma alegria que ele passou a ter no dia em que ultrapassou a linha que o separava da presença maravilhosa de Jesus.

Seus amigos sabem que você agora pertence a Cristo ou ainda não perceberam a mudança?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

JESUS NASCEU

Há mais de dois mil anos nasceu Jesus, na cidade de Belém da Judéia. Em cumprimento das profecias do Antigo Testamento, houve um período de silêncio. Quatrocentos anos sem qualquer revelação especial de Deus. Tempo suficiente para os incrédulos imaginarem que, realmente, Deus era um Ser distante, transcendente apenas. Por certo, muitos morreram dizendo que a Bíblia não era verdadeira, ou que as profecias caducaram. Como muitos posteriormente, nos tempos do apóstolo Pedro, iriam duvidar e fazer chacota com a segunda vinda de Cristo (2 Pe 3.1-12).

Para o ímpio, sempre houve, e sempre haverá motivos suficientes para continuar-se no pecado. "Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça" (2 Pe 3.13).

Na plenitude dos tempos, ou seja, quando o mundo estava devidamente preparado, nas condições adequadas para recebê-Lo, nasceu Jesus. Findou-se o grande silêncio, a longa espera, nasceu o Salvador, o nosso Redentor! Hoje comemoramos este grande e sublime acontecimento. Mas isso é apenas importante; o essencial mesmo é que Jesus Cristo nasça e habite em cada coração hoje. Deixemos os cuidados temporais, festejos, presentes, comidas e bebidas em segundo plano.

Busquemos a Jesus, com humildade e singeleza de coração. Há um silêncio profundo, uma ausência sentida, um tremendo vazio de Deus na alma humana... Uma longa espera. Talvez desejada inconscientemente. Talvez esteja acontecendo algo semelhante em sua vida, amigo leitor. Hoje, porém, pode ser a plenitude do tempo para você. Deus está comunicando-lhe a Sua Palavra, de maneira audível.

Quando o Senhor Jesus se dirigia para o Calvário, onde seria consumada a obra redentora do Seu amor por nós, e onde os nossos pecados seriam cancelados para sempre, através do Seu sangue precioso, em meio ao sofrimento físico, mental, moral e espiritual, Jesus cantou com Seus discípulos: "E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras" (Mt 26.30).

Quando, mais tarde, os Seus discípulos saíram a pregar, procuraram seguir esse costume de Jesus de cantar louvores a Deus, mesmo em circunstâncias tristes, desconfortáveis e humilhantes. Depois de serem presos injustamente, espancados e jogados no cárcere frio e asqueroso, "Pela meia noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os outros presos os escutavam..." (At 16.25).


Talvez haja tristeza em seu coração. Você está triste devido às circunstâncias desalentadoras... Mas, principalmente, você está triste pela longa ausência do Consolador em seu coração. Triste por verificar que o Natal dos festejos e guloseimas não o satisfaz completamente. Natal que torna mais pobre o menino pobre. Quando o humilde é ainda mais humilhado. O menino descalço, sem teto, sem agasalho, é a mais ridícula e pejorativa paródia do Natal. Natal de glutonarias, bebedices, fantoches... Natal sem Jesus, sem paz, sem gratidão, amor... Não, este não é o Natal de Jesus. E por isso você chora, esperando a consolação do Senhor.

Deixe agora as preocupações com as coisas temporais, acidentais. Pense nas coisas celestiais. Nasceu Jesus! Este é o momento para rendermos-Lhe graças e louvor. Podemos cantar com os anjos: "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade... Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra; servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cânticos... Um cântico haverá entre vós... e alegria de coração..." (Lc 2.14; Sl 100.1; Is 30.29). Portanto, há razão para se viver, cantar, sorrir e bendizer ao Salvador. Uma emoção maior, razão para romper-se com as lamúrias e lágrimas. Esta razão é a presença viva de Jesus Cristo conosco.

_ “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém" (Jd 24, 25).

FELIZ NATAL COM JESUS, O SENHOR DO NATAL!



LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Visite o Portal: www.midiasound.com

DE QUE LADO NÓS ESTAMOS?

"Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mime eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeisfazer" (João 15:5).

Todo final de semana, sem faltar um sequer, um homem já bemidoso, era visto caminhando em direção à igreja. Todos noquarteirão sabiam que ele era completamente surdo, incapazde ouvir uma única palavra dos hinos cantados, do coral oudo sermão.

Um vizinho, cínico, escreveu-lhe uma nota: "Porque você perde seu tempo indo à igreja no fim de semana senão pode ouvir uma palavra sequer?" O homem respondeu:"Porque eu quero que meus vizinhos saibam de que lado euestou."

De que lado nós estamos? Do lado da conveniência, para garantir a presença de alguns amigos, para nos ajustar ao ambiente comum do trabalho, para não nos afastar do caminho que julgamos ser mais propício aos interesses pessoais?De que lado nós estamos? Do lado dos enganadores, quedisfarçam suas atitudes, procurando agradar a "gregos etroianos"? Do lado da falsidade, achando que com um certo jeitinho poderemos tirar proveito de várias situações? Do lado da hipocrisia, crendo que Deus não perceberá nossas artimanhas?

Quando escolhemos estar no lado do Senhor, precisamos viverde modo a glorificar e engrandecer o nome de Jesus.Precisamos brilhar intensamente mesmo quando o ambiente estáenvolto em trevas. Devemos apresentar os frutos do Espírito seja qual for a circunstância. Devemos transmitir a alegria característica daqueles que caminham na presença de Deus.

De que lado nós estamos? Do lado dos cristãos que envergonham ao Salvador ou do lado dos que enchem Seu coração de regozijo? Do lado dos cristãos que só lembram de Cristo no culto do final de semana ou dos que testificam Seu amor vinte e quatro horas por dia? Do lado dos cristãos que murmuram diante do primeiro sinal de crise ou dos que sempre dão glórias ao Senhor por entenderem que "todas as coisas contribuem para o bem dos que O amam?"

De que lado você está?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

NATAL, TEMPO DE AÇÃO, PROCLAMAÇÃO

_ "Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino” (Lc 2:16-17).

Vamos até Belém! Vamos já! Foram, "e vendo-O, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita" (Lc 2.17).

E os que ouviram se admiraram, se emocionaram, se convenceram, se converteram a Cristo como Senhor e Salvador! Assim também hoje, ninguém pode ficar indiferente quando tem um encontro real com Jesus Cristo, o Senhor da Glória! Não se pode deixar de falar dessa maravilhosa dádiva do céu, quando se tem o inaudito privilégio de conhecer pessoalmente a Jesus, a plenitude da glória celestial.

Os pastores do campo foram inflamados, impactados poderosamente com aquele memorável encontro. Inesquecível encontro, sublime encontro! "E vendo-o divulgaram!" Divulgaram a gloriosa mensagem da presença viva de Jesus entre os homens. Não podemos esconder a felicidade e o prazer de conhecer a Jesus por experiência pessoal. Não se admite um cristão omisso, covarde, camuflado.

Quem esteve com Jesus pessoalmente jamais será o mesmo. As provisões divinas, então, nos são asseguradas em quaisquer circunstâncias. Temos a garantia das riquezas da bondade: "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?" (Rm 2.4). Temos a garantia de riqueza da sabedoria: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus" (Rm 11.33). E todas as bênçãos espirituais: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo" (Ef 1.3).

Quando proclamamos o evangelho de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo, irrompe de nossos lábios hinos de louvor e adoração, como cheiro suave e agradável ao Senhor da glória. Seguir a Jesus é viver com Ele. Não significa apenas uma declaração verbal; é aceitar Sua proposta de compromisso, amizade, companheirismo e intimidade com Deus: "Se alguém quer vir a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também a própria vida, não pode ser meu discípulo... Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Não presta nem para a terra, nem para o adubo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Lc 14.26, 33-35).

Eu aprendi, e experimentei, que Jesus Cristo nasceu para mudar as circunstâncias. Não importam mais as condições externas, Jesus está entronizado em meu coração. Assim como os pastores do campo que voltaram às suas lides, para as lutas diárias, transformados, divulgando, "glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido como lhes fora dito"... FELIZ NATAL, COM O SENHOR DO NATAL!


LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com

MOVENDO O SOFÁ

"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação doEspírito é vida e paz" (Romanos 8:6).Um homem chamou seu vizinho e pediu-lhe que o ajudasse amover um sofá que havia ficado preso na porta de entrada.Eles empurraram e puxaram com insistência até que ficaramcompletamente exaustos, sem que o sofá se movesse umcentímetro do lugar. "Desista" disse o homem ao vizinho,"nós nunca conseguiremos colocá-lo para dentro". O vizinhoolhou para ele de forma sarcástica e falou: "Para dentro?"Muito esforço aplicado, muito tempo perdido, os dois amigosnão conseguiram mover o sofá porque cada um deles estavafocalizando direções opostas. Enquanto o dono tentava fazero sofá entrar em casa, o vizinho tentava movê-lo para fora.

Assim também acontece com a nossa vida. A natureza carnal faz de tudo para nos afastar da presença do Senhor. Ela nos apresenta os prazeres do mundo, pintando-os com cores fortes e atraentes, como sendo o que há de melhor para o nosso viver. Ela nos provoca, afirmando que temos de aproveitar o máximo cada dia de nossa juventude. O objetivo é empurrar-nos para fora da presença de Deus.

Enquanto isso, a nossa natureza espiritual nos alerta dos perigos que corremos ao dar ouvidos à natureza carnal. Mostra-nos as armadilhas, os enganos disfarçados, a escuridão por detrás das cores vivas. Ela nos abre os olhos para a felicidade que teremos ao abrir o coração para Jesus, enche a nossa alma de gozo e alegria ao mostrar o quão mais divertido é servir ao Senhor em cuja presença temos verdadeiro júbilo. Ela nos faz compreender que nada é melhor do que estar junto ao Pai celestial.

Uma tenta nos fazer sair, outra nos fazer entrar, e só há uma maneira de alcançarmos vitória na busca da felicidade: deixar toda a nossa vida nas mãos do Salvador. Ele pelejará por nós, nos revestirá da Sua graça e poder, nos protegerá em todos os momentos, vencerá, por nós, todas as tentativas da nossa natureza carnal.

Em Cristo somos e seremos sempre mais do que vencedores.

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

NATAL, TEMPO DE CONSOLAÇÃO

– "E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer” (Lc 2:15).

O texto acima faz-me lembrar de um Natal de minha infância; o que poderia chamar de Meu Natal Inesquecível. Eu tinha cerca de nove anos apenas. Nossa família, apesar de pobre, era unida, alegre e bem equilibrada de um modo geral.

Meu pai era agricultor; um pequeno sitiante que saíra da cidade grande (Volta Redonda, RJ), fugindo da poluição e da agitação comercial. Meus irmãos e eu (cinco até então) pouco fazíamos para ajudar na manutenção da casa. Minha mãe, ao contrário, trabalhava duro lavando roupas para ajudar no suprimento do orçamento doméstico. Mas vivíamos tranqüilos, sem grandes preocupações, pelo menos nós, os menores.

Naturalmente que os “velhos” tinham lá as suas preocupações e ansiedades, como todos os pais responsáveis, pela alimentação e educação daquelas vidas preciosas, como são todos os filhos. Mas creio que não eram tantas as preocupações da família, considerando-se as condições em que vivíamos.

Naquele fim de semana, porém, as circunstâncias eram por demais desalentadoras, sombrias. A lavoura de meu pai fora totalmente dizimada por uma forte geada. O pequeno cafezal era a esperança de fartura e novos investimentos. Sua colheita era esperada com profunda expectativa, ansiedade e muito entusiasmo. De repente, drasticamente, em apenas uma noite de geada, toda a economia e esforços de anos de trabalho duro e honesto se desfizera. Na noite de Natal haveria, como de costume, a programação festiva em nossa casa, onde se reunia a congregação da Igreja.

Meu pai era o exemplo de resignação e fé. Minha mãe redobrava seus esforços para minimizar as dificuldades, lavando roupas aos montões. Eu, que não entendia praticamente nada quanto à gravidade da situação, brincava tranqüilamente com os demais meninos de minha idade. Enquanto aguardávamos o início do culto especial de Natal, um coleguinha pôs-se a choramingar e resmungar ao meu lado.

Procurei saber o motivo do seu descontentamento. E ele então começou a maldizer suas botas novas, por estarem apertando-lhe os pés. Com toda humildade própria de uma criança, perguntei-lhe: "Quer trocar com os meus sapatos? Eles não machucam!" Imediatamente ele parou de chorar. Enxugou as lágrimas, e, verificando as péssimas condições das minhas sandálias (Alpargatas Rodas), velhas, rasgadas, furadas e desfiguradas, disse-me sem pestanejar: "Não precisa, já parou de doer!"

Desde então, muitos natais já se passaram, porém, não posso esquecer daquele Natal de minha infância. Sempre que sou tentado a lamentar e angustiar-me, devido aos "sapatos velhos" que a vida me proporciona, lembro-me daquele inesquecível Natal.

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Visite o Portal: www.midiasound.com

FICA COMIGO, SENHOR

Apocalipse 3.20

Introdução

Houve um episódio curioso após a ressurreição de Jesus, que contrastacom algo, também curioso, ocorrido quando do Seu nascimento.. .

Por ocasião da ressurreição, conversava Jesus com alguns dosdiscípulos, quando eles disseram assim: "Senhor, fique conosco porquejá é tarde, e a noite vem chegando"... e o texto da Bíblia mostra queJesus atendeu o pedido e entrou para ficar com eles (Lc 24.29-30).

Mas, por ocasião do Seu nascimento, lemos em Lc 2.7, o registro triste de Maria haver deitado Jesus, recém-nascido, numa manjedoura, porquenão havia lugar para eles na hospedaria. Lucas era médico e eu imagino a tristeza e a preocupação com que ele, como um médico, tendo que registrar esta ocorrência: uma criança queacabou de nascer precisou ser deitada numa manjedoura...

A gente vê lindos presépios hoje em dia e quase não fazemos idéia doque seja uma manjedoura.. . manjedoura é aquele coxo em que se põe comida para os animais no curral. Agora traga à mente a idéia de um médico, preocupado com higiene, saúde, fazendo o registro de uma mãe que precisou deitar o seu bebê num coxo onde comem os animais e as moscas pousam sem parar, e os carrapatos que grudam na pele!

Aquele médico do Fantástico, o Drauzilo Varela, não recomendaria aquela condição em que Jesus fora posto? Sim, é chocante saber que Jesus foi desprezado a tal ponto... nãohavia lugar para Ele... que triste!

Porém, mais tarde, aquela expressão dos discípulos: "Senhor, fique conosco!", ela é muito sábia... Porque há no nosso coração, já explicaram os teólogos mais antigos, umespaço do tamanho de Deus... um vazio, que somente Deus pode preencher. Por isso, a melhor coisa que podemos dizer a Jesus, é realmente isto:"Senhor, fique conosco, fique comigo!"

Mas, o trágico, é que tem faltado lugar para Jesus, porque tem faltado nos homens o reconhecimento de que precisamos de Jesus. Todas as pessoas do mundo inteiro precisam de Jesus... e a razão porque precisam é que, desde Adão e Eva, todos somos pecadores, desobedientes a Deus e por essa causa, condenados a uma vida separadade Deus, para sempre no inferno! Porém, somente Jesus para nos livrar da condenação, nos livrar do inferno... porque Deus assim planejou. Antes que Jesus nascesse, um anjo veio da parte de Deus e revelou aJosé: Maria "...dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (MT 1.21)

... e quando Jesus nasceu, pastores que viviam nos campos, guardando rebanhos deovelhas, foram também surpreendidos por um anjo do céu, que disse:"Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o serápara todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, oSalvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.10-11).

Verdade! Jesus deve ser recebido por todos, porque, diz a Bíblia, Ele é o Salvador de todos – é para todo o povo! Aleluia!

Pr. Walter Pacheco da Silveira

sábado, 20 de dezembro de 2008

NATAL, TEMPO DE ADORAÇÃO

Natal de gratidão, louvor, adoração e exaltação à majestade celestial... O Natal de Jesus nos faz pensar e dizer como os salmistas (Sl 9.1-2; Sl 100.1-5). E o apóstolo Paulo nos conclama a viver com este profundo sentimento de gratidão e adoração ao Senhor, alegrando-nos nEle por tudo, e em tudo: "Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas... Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos" (Fl 3.1; 4.4).

Ao longo dos séculos, em circunstâncias as mais diversas, o povo de Deus tem expressado sua fé e esperança através dos cânticos de louvor e adoração. Os exemplos bíblicos são tantos que não podemos sequer mencionar a todos. Porém, voltemos ao texto em apreço: As circunstâncias religiosas, espirituais, também eram desfavoráveis para cultuar, adorar, conforme a compreensão vigente. Os judeus só admitiam haver um lugar de culto, de adoração: no templo em Jerusalém. Os pastores estavam no campo, distantes, portanto, do local consagrado para a adoração ao Deus vivo, verdadeiro. Não podiam dizer: "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor!"

No campo, longe dos escribas, dos sacerdotes divinos, dos mensageiros do Deus Altíssimo, sem o texto sagrado. Não, não havia motivações estimulantes, favoráveis, para se cultuar, adorar, vibrar: "Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade" (Lc 2.13-14).

Quais seriam nossas reações em tais circunstâncias? Em meio às crises e decepções, os filhos de Deus cantavam e proclamavam sua fé. E o Senhor Jesus era adorado com profunda reverência e sinceridade. Deus era exaltado, e a fé divulgada de maneira bonita, atraente e convincente. É preciso que se diga o que se crê quando se canta, e que cantemos de maneira tal que o nosso canto evidencie, com clareza absoluta, a nossa fé. Não podemos jamais nos esquecer que o povo de Deus sempre cantou aquilo que sentia, ou melhor, aquilo que representava o sentimento vivido na época aos pés de Cristo, aliado às suas convicções doutrinárias.

Jesus Cristo nasceu, glória a Deus nas maiores alturas, porque nós também podemos dizer: Não importam as circunstâncias, louvaremos ao Senhor!

As circunstâncias sentimentais também eram desfavoráveis e desalentadoras. Os pastores de Belém de Judá eram homens solitários, sofridos. Viviam distantes dos amigos mais achegados, mais íntimos. Longe da família, do aconchego do lar. Não tinham com quem compartilhar suas emoções, sentimentos, frustrações, esperanças, temores e rancores. Era noite.

Que noite aquela! Não havia companheirismo, festa, comida nem bebidas. Apenas o vento gélido e o balido das ovelhas do campo. Desconforto físico e emocional. Não havia razão para sorrir, cantar e regozijar-se. Lágrimas e nada mais. Eles estavam longe do convívio social e cultural, longe do calor humano. Mas eis que "a glória do Senhor os cercou de resplendor". Então ouviram as "novas de grande alegria": Nasceu o Redentor! Jesus chegou! O céu se abriu. É Natal! A tristeza e o abandono dá lugar ao louvor e adoração: Nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor!!

Natal de pés descalços, rostos macilentos, tristes, cansados e sobrecarregados, transformou-se em momento de grande júbilo, porque Jesus nasceu. Grande alegria inundou os corações! Aleluia!

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com

PARA OS NOSSOS AMIGOS (AS)

O ano de 2008 está terminando, mas a nossa esperança em Deus jamais acabará. Foi um ano de vitórias e de lutas também. Não foram as vitórias que nos fizeram subir aos lugares mais desejados, mas as lutas que Deus usou para nos aperfeiçoar como servo fiéis para nos dedicarmos cada vez mais a Ele e a sua causa. Porque "sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8.28).

Queridos, são todas as coisas que cooperam para o nosso bem. As coisas são as lutas, os nãos, as reprovações, o fecha a cara, o sim e aguarde, o desemprego, o abandono, os insultos, as injúrias, as humilhações, etc..... e também as coisas que deram certo da maneira que pedimos a Deus vão cooperar para o nosso bem que fomos chamados segundo os propósitos de Deus.

Portanto, todas as coisas que aconteceram em 2008 cooperarão para o bem de 2009 que Deus está preparando para todos os seus servos. Oh! glóriaaaaaa!!!! Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de coisas que cooperam para nosso bem em Cristo Jesus nosso Senhor. São os nosso pulsantes e sinceros votos, , Pr. Felix, Marcia, Junior e Felipe

ALEGRIA -- ANTES E DEPOIS

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor"(Salmos 122:1).

Um índio, preparando-se para o culto da noite, cuidava para que seu corpo estivesse perfeitamente limpo, da cabeça aospés. "Em vez de passar o dia conversando à toa e rindo com meus amigos" -- conforme suas próprias palavras -- "eu me sento e medito em Jesus até que chegue a hora da reunião."Quantos de nós "pensamos em Jesus" antes de ir à igreja?

Gostamos de ir à igreja, de cantar os belos hinos, de orar,de ler a Bíblia e ouvir o sermão do pregador. São momentos de grande alegria e edificação para nossas vidas espirituais. E o que fazemos antes de ir à casa de Deus? Como nos preparamos para aqueles momentos tão importantes junto ao Senhor? Em que pensamos? O que falamos? Quais as nossas atitudes em relação ao nosso próximo?A vida cristã não pode estar restrita apenas a um período de uma ou duas horas no templo. Não podemos ser filhos de Deusapenas em algumas reuniões semanais.

Cristo é o Senhor de nossas vidas todos os dias, todas as horas, todos os minutos. Os nossos lábios devem louvá-lo 24 horas por dia,30 dias por mês. O nosso testemunho deve ser eficaz em todos os lugares, em todas as circunstâncias, diante de todas as pessoas. Amar ao nosso irmão na igreja é simples - e muitas vezes nem isso fazemos -- mas Deus deseja que amemos até aos nossos inimigos.

Será isso fácil? Não, não é, mas não podemos pensar apenas em nossas próprias forças, mas nopoder que está em Cristo Jesus. Se Ele nos mandou amar atodos, certamente nos dará a graça de fazer isso possível. Basta apenas colocar nossas vidas diante dEle e pedir quenos guie no caminho de Sua vontade. Que a nossa vida seja plena de alegria, na casa do Senhor e fora dela também.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

NATAL, TEMPO DE ALEGRIA

Conta-nos a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, a maravilhosa experiência dos pastores do campo, conforme Lc 2.8-20.

Humanamente falando, não havia ocasião menos favorável para se experimentar alegria do que naquela noite, entre aqueles pobres e rudes trabalhadores do campo. Não havia ambiente favorável, nem clima emocional para regozijo, alegria, louvor e cânticos de júbilo.

Positivamente, aqueles homens tinham tudo para se constituírem no próprio retrato da desolação, abatimento, amargura e até ressentimento. Menos para exaltação e alegria. As circunstâncias em que estavam vivendo eram por demais sombrias e desalentadoras. Condições completamente desfavoráveis a comemorações ou quaisquer vestígios de manifestações festivas, alvissareiras.

As circunstâncias ambientais, físicas, eram desfavoráveis. Ali estavam os vigias dos rebanhos "pelas vigílias da noite". Era noite. E que noite! A friagem natural, a exaustiva fadiga provocada pela intensa labuta do dia que findara. A falta de alimentação adequada e substancial; a necessidade de se manterem acordados e atentos... Eram motivos suficientes para provocar-lhes tensão, preocupações e angústia. Mas o anúncio do nascimento de Jesus, a mensagem da presença divina conosco, transformou completamente as circunstâncias ambientais desfavoráveis numa atmosfera de gozo e paz.

Ao contrário de Judas, que numa noite escura e fria se distanciou definitivamente de Jesus, aqueles homens simples e rudes do campo conheceram a glória celestial numa noite de Natal. E a alegria verdadeira, permanente e profundamente gloriosa, inundou os seus corações. Assim, também, a presença de Jesus no coração humano, ainda hoje, proporciona a verdadeira consolação.
Hoje podemos nos alegrar também, ainda que ao nosso redor todas as circunstâncias sejam desfavoráveis. Jesus Cristo é a nossa alegria real e permanente! Sim, podemos, também nós, permitir que o Salvador transforme nossos vales sombrios e nebulosos em momentos de júbilo e adoração.

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Visite o Portal: www.midiasound.com

QUEM ABANDONA QUEM?

"Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas,porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, porisso é que o mundo vos odeia" (João 15:19).

Um homem, certa vez, perguntou a D. L. Moody: "Agora que sou convertido, devo abandonar o mundo?" Moody respondeu: "Não,você não precisa abandonar o mundo. se o seu testemunho do Filho de Deus for forte e marcante, o mundo mesmo o abandonará. Ele não desejará ter você por perto."

Há uma grande diferença entre uma pessoa que ama a Deus e uma pessoa que ama o mundo. A primeira preocupa-se em dar o melhor de si para a edificação de sua própria vida e também para a edificação da vida de seu próximo. Não é mesquinha e nem egoísta, não tem inveja daqueles que são vitoriosos e nem murmura quando um amigo conquista, em primeiro lugar, um sonho que ela também almeja alcançar. A alegria é sua característica e todos percebem o brilho que seu rostoirradia. A segunda busca, com determinação, a conquista de seus próprios interesses e prazeres. O que mais lhe importa é atingir seus objetivos. Não mede esforços para alcançá-los e, se preciso, passará por cima de todos que estejam à sua frente. Normalmente não pensa em ninguém além de si mesma e crê que o mundo é dos mais fortes e, por isso, trata com indiferença os mais fracos. Deus não está incluído em seus planos porque julga não necessitar dEle. Confia em sua capacidade e acha que assuntos religiosos é para os que não têm competência.

Quem ama a Deus caminha com segurança e tranquilidade porque sabe que Ele está a seu lado e lhe dirige pela senda da felicidade.

Quem ignora ao Criador vive cheio de dúvidas, as decepções são constantes e nunca sabe para onde vai e sechegará lá. Amemos ao Senhor e permaneçamos no mundo. Ali é o nosso lugar de testemunho. Muitos se afastarão de nós mas muitos também o receberão no coração ao ver o brilho dEle em nossavida.

Paulo Roberto Barbosa.

Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

A ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA

Conta-se que na carpintaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.
O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que queriam sua renúncia. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entretanto sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou só novamente, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo- nos em nossos pontos fortes.”
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para lixar asperezas, e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.
Ocorre o mesmo com seres humanos. Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade o ponto forte dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios.
Você pode usar suas qualidades para ser útil no trabalho de Deus! Com certeza Ele irá lhe aperfeiçoar.
"Walmir Vigo Gonçalves"

QUEM ERA O HOMEM QUE ODIAVA O NATAL?

O Homem que Odiava o Natal

Mateus 2.1-18
Introdução

Nem todos gostam do Natal. Alguns chegam a odiá-lo. A literatura traz até alguns personagens que ficaram famosos:Scrooge - Ebenezer Scrooge: Personagem de Charles Dickens ( Um Contode Natal: "Um Cântico de Natal") - História acontece durante o Natal. Homem rico, não ligava para ninguém, despreza as crianças pobres,avarento, egoísta. Tem um sonho, no qual ele empobrece, modifica suaatitude.

A essência do Natal consegue derreter aquele coração endurecido. Grinch - Personagem do escritor Dr. Seuss (Conto rimado ilustrado:"Como Grinch Roubou o Natal"; Filme atual famoso, com Jim Carey:"Grinch") - Uma criatura mal-humorada que tem o coração bem pequeno,odeia o Natal - pois não consegue ver ninguém demonstrando felicidade- e planeja roubar todos os presentes e ornamentos para impedir acelebração do evento, em uma aldeia perto de sua moradia. Para seu espanto, a celebração ocorre de qualquer maneira - a essência do Natalnão estava nos presentes ou nos ornamentos.

Entretanto, quero falar de uma pessoa real que odiava o Natal e que fez tudo o que pode para acabar com ele. Ele teve umaparticipação importante nos eventos relacionados com o nascimento de Cristo, mas quase nunca se fala dele durante o Natal.Falo do REI HERODES e vamos encontrar parte de sua história no segundocapítulo de Mateus - O Homem que Odiava o Natal.

Em paralelo, devemos examinar nossas vidas e nos certificar de que a nossa atitude para com o Natal é agradável a DEUS.

Leiamos Mateus2.1-18 e oremos para que Ele nos fale, pela exposição de sua palavra.

Marco Antônio formalizou Herodes como "Rei da Judéia" em 40 ac. Houve uma guerra civil que durou três anos, mas depois disso o seu poder foi consolidado. Os historiadores descrevem Herodes como um regente eficaz, mas, ao mesmo tempo, cruel e despótico. Depois de sua morte, Herodes foi substituído por três filhos, que dividiram o reino: Herodes Arquelau reinou na Judéia e Herodes Antipas reinou na Galiléia - este, reconhecido pelo imperador romano como Herodes, o Tetrarca - é o Herodes que aparece com mais freqüência, no restante do Novo Testamento. Foi ele que executou João Batista, na melhor tradição de seu pai. Foi ele quemandou Jesus para Pilatos - quando os líderes judeus o trouxeram. Herodes o Grande (o pai) morreu entre 4 a 2 ac. Isso significa que Jesus nasceu entre 4 a 6 ac. A Bíblia não nos dá a data do nascimento de Jesus, apenas nos diz que foi no reinado de César Augusto, nos dias do rei Herodes.

Quando os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém -Herodes o Grande, era o rei. Mateus relata as tentativas de Herodes para matar a Jesus. Foram duas tentativas, que falharam, mas que retratam o ódio de Herodes pelo Natal. Quando ele ouve o que os Magos têm a dizer, ele fica cheio de inveja e de raiva. A primeira: Em Mateus 2.8 lemos que Herodes mandou os Magos para Belém e disse: "Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo". O seu primeiro plano era localizar a criança por intermédio dos Magos e depois executá-la, mas a sua intenção é frustrada por Deus.

Em 2.12, lemos: "Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra". Belém ficava a cerca de oito quilômetros de Jerusalém.

Herodes logo verifica que eles não vão voltar pelo palácio e contar o que ele queria. A Segunda: Em 2.16 temos: "Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos deBelém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos". Com certeza esse é um dos crimes mais bárbaros já registrados pelo história. No entanto, ele é coerente com o caráter de Herodes, com o que conhecemos dele, na história: Anos antes, Herodes havia executado dois de seus filhos, por sentir que eles ameaçavam e cobiçavam o seu reinado.

Mais tarde, antes de sua morte, executou mais um filho, pela mesma razão. No ano 7, ac, em um acesso de fúria, executou sua esposa. Herodes eraassim - um homem odioso e cheio de ódio. Pense em sua situação, se você tivesse em sua casa, ou como parente seu, uma criança de menos de dois anos naquela ocasião, que morreria sem que os pais nem se aperceberem porque estariam sendo assassinadas.

Pense em algumas das crianças de nossa igreja, se lá estivéssemos... Herodes, mesmo sabendo que o nascimento de Jesus havia ocorrido há pouco tempo, não possui qualquer escrúpulo em ordenar a matança indiscriminada. Ele quer se certificar de que consegue matar a Jesus (talvez 10 ou 12 crianças mortas - Belém era pequena). Essa segunda tentativa, de eliminar a Jesus, também falha.

Nos versos13 a 15, lemos como um anjo vem avisar a José para que fuja: "Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, edisse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes, para quese cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho". José, Maria e Jesus viajam para o Egito, onde se escondem.

Verifiqueque o plano cruel de Herodes, para matar a Jesus, não pega Deus de surpresa. Deus está ativamente envolvido em nossa história e, logicamente, nestes incidentes também. Não apenas temos o anjo avisa as intenções de Herodes, mas tudo que está acontecendo é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. A ida a Belém, cidade pequena e inexpressiva, aparentemente era fruto do capricho de um imperador romano, Lucas registra (2.4) "José também subiu da Galiléia, da cidadede Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser eleda casa e família de Davi".

Em Mateus 2.5-6, quando Herodes interroga os estudiosos das Escrituras e pergunta onde nascerá o Messias, lemosa resposta: "Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: "E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel". Com efeito, tudo isso já estava previsto em Miquéias 5.2 - "E tu, Belém-Efrata [efrata= "frutífera" - distinguindo- a de Belém de Zebulon], pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que háde reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade".

Da mesma forma, o exílio no Egito, registra Mateus, já havia sido predito pelo profeta Oséias (11.1 - "Quando Israel era menino, eu oamei; e do Egito chamei o meu filho".).

Além disso, a matança dos bebês vem em cumprimento de Jeremias 31.15: "Ouviu-se um clamor emRamá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem...".2.

Qual a Razão do Ódio Contra o NATAL? Isso nos relembra de que por mais poderoso que seja o mal, Deus ésoberano e reina supremo. Seus planos serão cumpridos, seus propósitos alcançados. Não é possível vencer a Deus.

Herodes, personagem real, que viveu em toda sua crueldade e poder, não conseguiu acabar com oNatal, assemelhando-se aos personagens de ficção: Scroogie e Grinch.Esse é o grande conforto que temos, nesta noite: Não importam os Herodes, os Faraós, os Pilatos, os Hitlers, os Stalins, os MaosTsé-Tsungs, os Saddam Husseins. Não importam os terroristas daArgélia, os Muçulmanos da Indonésia, os Fratricidas do Sudão. Não importam os guerrilheiros da Colômbia, os traficantes de Medelin, o Comando Vermelho, os corruptos e ladrões de nossa terra. Nenhum desses pode impedir Deus de cumprir os seus propósitos, na história e em nossas vidas. João Calvino disse: "Apesar do furor das forças hostis eda ameaça do caos, Deus é REI - consequentemente, o seu povo habita emsegurança".

Mas porque Herodes odiava tanto o Natal? Qual a razão do seu ódio por aquele bebê que acabara de nascer. Herodes odiava o Natal porque ele sentia, naquele bebê, uma ameaça ao seu poder. Isto pode parecer com o poderoso time da seleção brasileira, com seus jogadores experientes, profissionais e milionários, se sentir ameaçado por um time de uma escolinha de primeiro grau. Mas para Herodes aameaça era bem real. Talvez ele tivesse essa tendência, de sentir inveja e ciúme - lembram-se que ele matou três dos seus filhos por se sentir ameaçado em seu poder? Talvez o fato de que os Reis Magosvieram para adorar Jesus despertou a ciumeira - "Então eles não vieram ME adorar?"

Ele estava com inveja e não queria que ninguém mais fosse o centro das atenções. A inveja é uma armadilha muito poderosa. Talvez você já tenha sido vítima do seu poder, em sua vida. Talvez você já tenha dito ou feito coisas ruins, porque estava com inveja ou ciúme de alguém. A inveja éuma sensação bastante destrutiva. Herodes, com certeza, sentiu o poder dela, em sua vida. Mas creio que o problema de Herodes contra o Natal era mais do que inveja. No versículo 4, o que é que lemos? "então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer". É óbvio que ele já ouvira profecias das Escrituras relacionadas com a vinda do Messias. Acredito que ele temia que aquele bebê era o que havia sido profetizado já há centena de anos.

Herodes acreditava que com a vinda do Senhor Jesus o seu poder pessoal seria esvaziado. Até agora ele era o "rei do pedaço". Ele queria permanecer no topo. Mas quando o Messias viesse, tudo seria subvertido.Quando o Messias reina, como REI - as coisas que têm importância nãosão mais a riqueza e o poder. Em lugar delas, reinarão a justiça e a bondade. É fácil ver porque Herodes não tinha muita atração por esse tipo de reinado. Em Lucas 2, Simeão estava no templo esperando a vindado Messias, antecipando, em sonhos, a maravilha do seu reinado. Herodes, por outro lado, estava fechado em seu palácio, tremendo contra o advento do Messias. Se Herodes sonhasse com o reinado do Messias, seus sonhos seriam, para ele, verdadeiros pesadelos.

Quando Herodes vem a saber que os Magos vieram ver um Rei, em Belém, o seu ódio pelo natal não deve nos surpreender. Herodes foi o primeiro a odiar o Natal e a ficar perturbado com o evento, mas não será o último. Existem pessoas que odeiam o Natal, porque não gostam da idéia de Jesus ser REI. Não me entendam mal: essas pessoas não se incomodam com a celebração do Natal, mas a MENSAGEM do Natal representa uma ameaça para o conforto aparente desuas vidas. É claro que alguns de nós temos sentimentos opostos a esse ódio. Nós nos alegramos com a MENSAGEM, mas achamos que alguns aspectos dacelebração são até dolorosos.

Ontem eu saí para fazer algumas compras de última hora. Muitas luzes, muitas pessoas, muito dinheiro correndo solto, muito cansaço. A maioria dos envolvidos com a atividade comercial adora a celebração mas querem evitar a todo custo o contato com o MOTIVO desta celebração. Não é que sentem ameaçados pelo bebê Jesus - ele é até bonitinho! Mas, como Herodes, sentem-se ameaçados pelo REI Jesus! Mas, meus irmãos, esse é o coração da mensagem do NATAL! Jesus, O REI,nasceu! Os Anjos, os pastores e os Magos - todos vieram adorar a umREI - O REI DOS REIS, o SENHOR DOS SENHORES!

A grande parte da mensagem do Natal é que TODOS NÓS somos chamados a adorar O REI. Creio que muitos de nós cantamos os hinos de Natal sem nos apercebermos da importância das palavras proferidas. Quantos que cantam "Ó vinde, adorai-O ... Cristo, Senhor" - têm realmente a intenção de fazer isso? E outros, se realmente verificassem o significado das palavras, provavelmente deixariam de cantar o hino. Muitos têm tanta vontade de reconhecer a Jesus como REI, quanto Herodes. Colocam enfeites nas árvores de natal, compram e trocam presentes, mas odeiam o verdadeiro significado do Natal - Jesus, oMessias, o REI - veio a nós.3.

Quais as lições para nós? Mas, na medida em que pensamos em Jesus, o REI, verificamos que o problema não está só com as pessoas lá fora, com o aspecto comercial do Natal, com aqueles que querem tirar Cristo do Natal. O problema existe em nós, que sentamos nos bancos das igrejas domingo após domingo, ou até com nós que pregamos a cada domingo, pois às vezes não estamos tão confortáveis assim com a idéia de Jesus ser REI. Veja bem, não hesitamos em chamá-lo de REI, mas lá no fundo, não estamos muito animados com a mudança de vida que está implícita na nossa declaração. Com freqüência não paramos para pensar o que significa VIVER como umcidadão do reino de Jesus.

Vamos olhar mais de perto o que quer dizer reconhecer a JESUS como nosso REI. Temos duas lições: Primeira:Se Jesus é nosso REI, ele espera lealdade de nossa parte. Como nosvotos matrimoniais prometemos esquecer todas as demais pessoas, é issoque o REI Jesus espera de nós. Ele não permitirá que continuemos servindo outros reis. Ele não compartilhará de nossa lealdade com qualquer outra coisa ou com outro qualquer. Isso significa, por exemplo, que temos de ser mais leais a ele do que a qualquer outro ser humano.

Talvez você diga - espere um pouco! Você está dizendo que não devemos ser leais à nossa família ou a nossos amigos? Você está certo - ele também quer a nossa lealdade a outras pessoas, a quem devemos lealdade. Mas a nossa lealdade a elas nunca deve rivalizar ou exceder a nossa lealdade para com Cristo. Veja o queo próprio Jesus diz em Lucas 14.26: "26 Se alguém vem a mim e não aborrece {aborrece; isto é, ama menos} a seu pai, e mãe, e mulher, efilhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo". Lemos essa declaração e ficamos perplexos: A Bíblia dizque devemos amar nossos pais, nossas esposas e, com certeza, nossos filhos.

Jesus concorda com isso, mas a ênfase dele, aqui, é: se queremos ser seus discípulos, se queremos viver sob o seu reinado, nosso amor pela nossa família nunca deve interferir, ou vir antes, da lealdade que devemos a Jesus. Como cristãos, ele é o nosso REI. Nossos pais não são. Nossas esposas não são. Nossos filhos não são.Na maioria dos casos, obedecer ao REI Jesus vai significar que estaremos servindo e honrando aos nossos familiares, mas pode acontecer que o nosso REI Jesus quer que façamos algo enquanto nossa família e amigos querem o oposto. Ele nos revelou sua PALAVRA e não adiantam os melhores conselhos, vindo das pessoas mais próximas.

Se estiverem nos puxando, nos impelindo, nos levando para longe davontade revelada de Deus, temos que dizer: "sinto muito, tenho quefazer o que ele me manda. Isso é o que o Senhor REI Jesus quer". Só podemos servir a um rei. Muitas coisas vivem concorrendo, querendo ter a primazia em nossalealdade.

Não existe nada errado em sermos leais ao nosso país ou à nossa denominação. Na realidade, podemos até ser leais a um partido político, a um time de futebol, a uma empresa. É bom termos certos comprometimentos em nossa vida. Mas nenhum desses comprometimentos deveria interferir na nossa lealdade para com Jesus. Muitas vezes você vai ser chamado a definir: qual a minha prioridade na vida?

E se a sua profissão de fé é verdadeira, você nunca vai poder deixar que odinheiro tenha a sua prioridade de vida; que o seu desejo por mais emais coisas materiais venha a reger sua vida; Jesus nos disse, em Mt.6.2, que não podemos servir a Deus e ao dinheiro simultaneamente.

Se ele é REI, nosso dinheiro pertence a Êle. Sim, ele nos delega o seu uso, mas de uma maneira que venhamos a reconhecê-lo e agradá-lo com nossa mordomia. Segunda:Se Jesus é o nosso REI, devemos nos submeter a Ele e à sua autoridade.Temos que fazer as coisas do jeito dele e não do nosso. Essa deve sera parte mais difícil de aceitar. Se Jesus é o meu REI, eu não posso ser meu rei. Normalmente queremos ser o dono de nossas próprias vidas.Se vamos honrara a Jesus com REI, não podemos estar no controle. O cristão está "sob nova administração" .

Isso significa que muitas coisas terão que ser feitas diferentemente e outras terão que ser modificadas. Por exemplo: se estou no controle de minha vida, nem sempre perdoarei aqueles que me feriram, de uma forma ou de outra.

Na realidade, procuro até uma ocasião para revanche. Mas se Jesus é quem manda, nãoposso fazer isso - tenho que sinceramente perdoar e não tentar revidar. Se estou no controle de minha vida, tenho padrões relativos e fecho osolhos para algumas fofocas que falo e para algumas "mentirinhas" ditas de vez em quando. Mas se Jesus é quem manda, essas coisas não têm lugar em minha vida. Se estou no controle, baseio minhas decisões naquilo que eu querofazer.

Procuro avidamente a minha própria felicidade, mesmo que isso implique na infelicidade de outras pessoas, de meus filhos, de minhaesposa, ou esposo, dos meus pais; mesmo que isso signifique ir abertamente contra princípios claros contidos nas Escrituras. Se quem manda é Jesus, então procuro fazer o que Ele colocou em sua Palavra; procuro a felicidade dos outros; procuro as situações que mais honra trarão ao nome de Deus e que mais lhe glorificarão. As coisas são diferentes se Jesus realmente é REI...

Existem, como podemos ver, dois lados à história do Natal. O primeiro é representado pelas boas novas da salvação, novas de grande alegriapara todos. Nos nasceu um Salvador. O seu nome é Jesus, pois salvará o seu povo dos seus pecados. Emanuel, Deus conosco. Esse é o lado alegre e belo, e é tão verdadeiro e maravilhoso.

Mas existe outro lado. Sevamos celebrar o Natal em sua totalidade, temos que dizer: "porque Jesus o REI veio a nós, tenho que me submeter à sua regência". Alguns podem estar pensando - "eu não quero ouvir isso: O Natal era o meu feriado favorito, mas agora esse pregador está tornando-o muito difícil. Prefiro o "sete de setembro" - não preciso fazer nada nele, só descansar e me divertir".

Se é isso que você está pensando, você não entende realmente o que é oNatal. O NATAL representa notícias mais alegres do que poderíamos pensar. Não existe maior satisfação no mundo do que ser um súdito consciente e obediente ao REI JESUS. Quando nos conscientizamos da alegria que é ter submissão a ele, quando verificamos que o seu fardo não é pesado, quando desfrutamos da alegria de termos vidas ajustadas pelos padrões do nosso REI, nunca vamos querer voltar a fazer as coisas "da nossa própria maneira".

Quando Deus nos torna herdeiros de suas "preciosas promessas",verificamos que ser herdeiro nesse reino, mesmo desempenhando o papel mais humilde, é melhor do que a glória de um outro reino qualquer. Todos os demais reinos ruirão, mas somente o reino do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo continuará pela eternidade. Meus irmãos, a melhor maneira de celebrar o Natal é honrar Jesus comoo seu REI. Isso ocorre quando você se torna um Cristão, pelo poder e perdão desse mesmo REI.

Quando você virar as costas para a sua falsa auto-suficiência e auto-confiança e voltar-se para Ele, em arrependimento. Se você já é um cristão, o desafio é esse: Honre a Jesus como SEU REI, como um cidadão do seu reino. Não estou sugerindo que você tenha que dar uma oferta especial bem rica (ouro, incenso ou mirra) a alguém ou à igreja - esse incidente histórico já passou. Mas você deve examinara sua vida e verificar qual a parte dela que você tem preservado paramantê-la sob seu controle. JESUS deve reinar em todo o seu ser.

- No seu relacionamento, sem rancores, sem raiva- Na sua visão do dinheiro, sem egoísmo, sem avidez pelo conforto, pela última novidade.- Na sua seletividade dos divertimentos, dos programas de televisão,das músicas- Na sua guarda contra a pornografia, contra a imoralidade- Na sua observância quanto aos claros preceitos de DEUS, em sua Palavra. Herodes odiava o Natal porque não aceitou a vinda de Jesus como REI. Que possamos amar o Natal, experimentando o significado real desteevento, abraçando a Jesus, como nosso REI.

Examinando e Expondo a Palavra de Deus aos Nossos Dias:Isaías 1:18-20 "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que osvossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como aneve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como alã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a bocado SENHOR o disse"Atos 17:2-3.

"Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por trêssábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."

Permissão é livremente concedida a todos que quiserem fazer uso dos estudos, artigos, palestras e sermões colocados neste site. Pedimos,tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Apreciaríamos, igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que finalidade (estudo pessoal, naigreja, postagem em outro site, impressão, etc.).

Solano Portela

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

NATAL É DEUS CONOSCO!

– "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles... e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer Deus conosco)” (Mt 1:21, 23b).

Natal, tempo de recebermos o “que o Senhor nos deu a conhecer”. A finalidade de toda a revelação bíblica é levar-nos a conhecer a Deus, culminando na palavra de Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).

E somente o Espírito Santo pode nos conduzir a esse conhecimento. Daí porque vez por outra somos surpreendidos pela sabedoria divina manifestada através de pessoas simples e comuns; algumas vezes de forma muito mais evidente e poderosa do que através de pastores e líderes cultos e famosos. Porque, “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1Co 1.27-29).

Por que a maioria das pessoas não consegue orar? Porque não conhece a Deus, não tem intimidade e comunhão com Ele. Não conseguimos falar por muito tempo com alguém com quem não temos intimidade. Por isto Paulo diz: “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” (1Co 1.21).

Ninguém pode chegar ao conhecimento de Deus por si mesmo, por sua própria instrução.
É o conhecimento da glória de Deus que precisamos, e este se acha na pessoa de Cristo. Esse conhecimento só nos é propício através da revelação operada pelo Espírito Santo, pelos méritos de Cristo Jesus.


_ “Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” (Ef 1.15-17).

É interessante que Paulo não orou apenas em favor dos pastores e líderes, para que eles obtenham tal sabedoria e conhecimento de Deus. Mas ele ora em favor de todos os salvos que estiverem vivos, enquanto podem se apropriar dessa graça, a fim de que conheçamos a Deus por experiência própria.

Aqueles cristãos, para quem Paulo escreveu, eram pessoas simples e comuns, como eu e você. Alguns até estavam vivendo em precárias condições, por serem pobres, sem instrução colegial, escravos, etc. Porém, ainda assim, eles deveriam e precisavam adquirir, cada vez mais, o conhecimento de Deus na prática diária. É conhecimento não apenas de ouvir falar, mas por experiência íntima e profunda, como disse Jó (Jó 42.2-6).

Esse é o tipo de conhecimento mais completo possível, intimo, de Deus; ao qual devemos almejar, e para o qual devemos orar incessantemente a Deus. Pouco adianta sabermos muito sobre Deus; o fundamental é que conhecê-Lo pessoalmente, e não apenas sobre Ele. Não conhecimento intelectual, embora seja importante sabermos cada vez mais sobre os atributos e fatos a respeito de Deus; sobre suas bênçãos, etc. Ainda assim, esse conhecimento teórico não é o que Paulo faz menção em sua oração; porque de fato este não é o conhecimento fundamental para o qual devemos atentar. Ele está orando para que aquelas pessoas, e todos nós, os que cremos, conheçamos a Deus de um modo especial, pleno e constante.

Ter uma comunhão verdadeira e plena com Deus é o objeto da oração de Paulo em nosso favor. Chegar a esse conhecimento deve ser o alvo principal de todo cristão. Foi o que os samaritanos experimentaram, após terem ouvido a respeito de Jesus pela mulher samaritana (Jo 4.40-42).
JESUS – Emanuel, Deus conosco! Aleluia, é Natal, Deus está conosco!

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Visite o Portal: www.midiasound.com

ELE FEZ ALGO POR NÓS

1. Ler João 5:1-9; 1.14 e 1 Coríntios 15.3
2. Em seu livro “A Atualidade dos Dez Mandamentos”, Isaltino Gomes Coelho Filho, comentando o primeiro mandamento, onde Deus ordena: “não terás outros deuses diante de mim”, diz que Deus podia fazer essa exigência, pois Ele era (e é) o único Deus, e havia feito muito pelo povo de Israel. Veja as palavras do autor:

“Mas, por que o pedido ‘não terás outros deuses diante de mim’? Não se deve pensar que há outros deuses e que Yahweh os tema. Não! A exclusividade é pedida porque só há Ele. Só Ele é Deus e não há ninguém além dEle. “Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus... fora de mim não há outro; eu sou o Senhor e não há outro” (Is. 45.5-6)... Por aquilo que fez, Yahweh podia pedir exclusividade de seu povo. Ele somente, e mais ninguém. Ele devia ser adorado pelo que fez e pelo que era”.

3. Trazendo a realidade deste mandamento para a atualidade, Isaltino diz:

“Da mesma forma devemos pensar que Deus se revelou em Seu Filho Jesus Cristo como Salvador. ‘Deus estava em Cristo’, diz 2 Co. 5.19. ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... e o Verbo se fez carne e habitou entre nós’, diz João 1.1 e 14. Ele fez algo por nós: Cristo morreu por nossos pecados (1 Co. 15.3). Não estivemos no Egito geográfico, mas no espiritual fomos libertados do poder do pecado, tirados do domínio das trevas e transportados para o reino do Filho do Amado... Ele, e só Ele deve merecer nosso culto, nossa confiança, e deve ser a paixão maior de um cristão”

4. Ele, Deus, em Jesus, fez algo por nós, algo grandioso, e os textos que lemos inicialmente revelam-nos isso. Vejamos:

I. Ele Se Fez Carne e Habitou Entre Nós

1. Vemos isso em João 1.14
2. Entendemos pela Palavra de Deus que Cristo não “passou a existir” no momento em que foi gerado no ventre de Maria. Ele já existia desde a eternidade. Ele é Deus que se fez Filho, se fez carne.
3. Em João 1.1 lemos: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”
4. E mais: nos versículos 3 e 10 vemos que TUDO foi feito por seu intermédio...
5. Colossenses 1.16-17 diz que “... nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”
6. Sobre o fato de ele habitar entre nós, Deus, por intermédio do profeta Isaías já dissera muito tempo antes: “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Isaías 7:14 RC). E o evangelista Mateus, em 1.23 mostra que Emanuel quer dizer “Deus conosco”
7. Mas, por que Cristo se fez carne e habitou entre nós?
8. Deus, no Antigo Testamento, havia feito muitas promessas de demonstrar misericórdia a nós através de um varão para isto destinado. E quem dentre os homens poderia ser esse varão? Ninguém!!! E, por isso e para isso, Jesus se fez carne, para confirmar as promessas de Deus em nosso favor.
a. Cristo se fez carne para revelar a Deus como Pai...
b. Cristo se fez carne para destruir as obras do diabo, derrotar, como homem, a satanás...
c. Cristo se fez carne para, na carne, nos dar exemplo de uma vida santa, consagrada a Deus.
d. Cristo se fez carne e habitou entre nós para ser o portador de uma nova aliança entre nós e Deus...
9. Segundo:

II. Ele Morreu Por Nós

1. Vemos isso em 1 Coríntios 15.3
2. Cristo morreu por nós para sancionar, tornar legal o testamento divino favorável a nós.
3. Veja Hebreus 9.16-17: “Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.”
4. A morte de Cristo foi vicária, isto é, substitutiva, em nosso lugar, e satisfez a justiça divina que exigia a nossa condenação.

Concluindo

1. Cristo fez algo por nós. Ele se fez carne, habitou entre nós e morreu por nós, para nos salvar. Tudo o que precisamos fazer agora é, arrependidos de nosso afastamento dele, de nossa incredulidade, o recebermos como nosso Salvador e Senhor.
2. Inicialmente lemos o texto que versa sobre o paralítico de Betesda – Jesus foi até aquele homem fazer por ele algo que ele mesmo não podia fazer e, da mesma forma, Jesus veio ao nosso encontro fazer algo por nós que nós mesmos não podemos fazer; ele veio nos salvar!
3. Nós somos, VOCÊ é o motivo da encarnação de Jesus;
4. Nós, VOCÊ é o motivo do Natal, do nascimento de Jesus.
5. Já parou pra pensar nisso?

Porto Meira – Dezembro de 2008Pr.

Walmir Vigo Gonçalves

BELÉM E O PRESÉPIO

Normalmente quando pensamos em um presépio imaginamos uma representação em que vários animais domesticados aparecem em torno de uma manjedoura, onde uma criança repousa. Não é sem razão, mas é preciso dizer que presépio é antes de tudo um lugar de animais, onde se recolhe o gado, um curral ou estábulo.

A origem da palavra latina para presépio é praesaepium, que entre muitas coisas descreve um lugar de habitação não muito convidativa. Por assim dizer a palavra presépio antes de lembrar o menino Jesus recorda um lugar de humilde habitação e de classe inferior: um lugar de animais e não de gente. As vezes a expressão era utilizada no mundo latino para denotar prostíbulo; ou seja um lugar social a ser desprezado por pessoas de reputação.

Nós conhecemos muito bem a história do nascimento de Jesus na distante Belém de Judá, que fica na Palestina. O menino Jesus nasceu em uma manjedoura em um presépio na pequena cidade natal de Davi. A condição do local já desenhava todo o quadro social da criança que chegava ao mundo sob o poder da poderosa Roma. O pequeno Jesus nascia na pobreza em um lugar humilhante; em um presépio. Temos, assim, a cena viva do que entendemos por presépio vivo, uma estrebaria na cidade de Belém.

Hoje em dia estamos acostumados em imaginar um presépio como uma representação da cena do nascimento do menino Jesus na distante Belém. A cena é silenciosa, estática e artificial. Mas dela procuramos reconhecer a vida que pulsava no pequeno Jesus, imaginar a pobreza que recebia o Filho bendito de Deus naquela que seria a mais bela de todas as noites da humanidade. Em alguns lugares o presépio é vivo no propósito de recuperar o brilho da humildade de Deus chegando ao mundo.

O menino Jesus foi o protagonista do primeiro presépio porque nele a figura humana é o centro das atenções. Os animais apenas participam como coadjuvantes, no lugar que até então era ocupado por eles. A humildade do Rei dos reis é derramada sobre a humanidade perdida nos presépios deste mundo. Muito mais tarde, além deste episódio marcante, quando as pessoas já não pensavam tanto na vida do presépio, que um dia recebera Jesus em seu Advento ao mundo, um homem que vivia entre os animais no campo e escondido nas grutas como um ermitão resolveu reacender a vida da representação do presépio natalino de Jesus.

No natal do ano de 1223, dentro de uma gruta situada num bosque perto do eremitério de Greccio (Itália), Francisco de Assis montou, ao vivo, o que seria o primeiro presépio depois daquele em Belém no nascimento de Jesus. Nosso conhecido Francisco de Assis procurou reproduzir a cena do nascimento de Jesus. Pessoas e animais da redondeza foram, agora, os protagonistas do primeiro presépio de Natal da cristandade, que se tem notícia. A partir de então, em muitas Igrejas e lares cristãos, é costume montar presépios.

O propósito de Francisco de Assis foi ajudar as pessoas, principalmente as mais humildes, a captarem a cena do ambiente em que Jesus nasceu. Assim, o presépio nos lembra, fundamentalmente, a lição da humildade: “...os homens querem ser grandes, os grandes querem ser reis, os reis querem ser deuses. E Deus? Deus resolveu tornar-se um ser humano em Jesus de Nazaré!”(Frase de autor desconhecido).
Rev. Oswaldo Molarino Filho

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DETALHES FUNDAMENTAIS

Quando se preparava para a Copa do Mundo de futebol, em 1993, o Brasil perdeu uma competição (a Copa América). E o técnico naquela oportunidade, Carlos Alberto Parreira, foi muito criticado por sua explicação diante de uma derrota. A Seleção Brasileira estava jogando bem, porém o gol não saía. Então, assim se defendeu Parreira: “A Seleção está jogando certo e bem, o gol é apenas uma questão de detalhe”. O que o técnico não disse é que aquele “detalhe” era fundamental para a vitória. Assim, a Seleção foi eliminada da competição. Apenas por um detalhe... A DERROTA.

A vida, de um modo geral, é marcada, vivida, contada por detalhes... Precisamos entender que há detalhes tão fundamentais para se experimentar a vida vitoriosa em Cristo – A VIDA – como o gol é o detalhe fundamental para a vitória no futebol. Vejamos primeiramente quais foram os detalhes fundamentais que marcaram a vida do pregador, João Batista.
_ “Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama do deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (Jo 1.22-23).

Observando o texto bíblico acima, podemos extrair algumas lições, tanto da pergunta dos interlocutores de João como de sua resposta.

1a – João Batista tinha convicção de quem era: A VOZ
A voz! João sabia que ele não era o Elias nem O Profeta, Jesus. Era apenas e tão somente um instrumento nas mãos de Deus. Mais à frente João enfatiza: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30).

Não podemos ter a pretensão de acharmos que o sucesso de nossa missão será devido à nossa capacidade de comunicação, nossa cultura, nosso modo de falar. Embora saibamos que precisamos desenvolver as nossas habilidades na comunicação, o nosso preparo intelectual, cognitivo; porém, o sucesso de nossa missão não se deve a isso, mas sim unicamente Àquele que nos chamou e nos comissionou para a Sua obra.

Quanto mais nos aproximamos de Deus, da Sua majestade divina, mais percebemos o quão miseráveis e indignos somos. Quando vemos a glória de Deus, através de Cristo Jesus, somos confrontados conosco mesmos. E a constatação de nossa situação de indignos pecadores nos conduzirá, inevitavelmente, à humildade. Só os incrédulos “laudicenses” se orgulham do que pensam ser e ter. Isto porque o Senhor está do lado de fora de suas vidas... Se de fato cremos na soberania de Deus, então precisamos admitir que todos nós somos servos, pobres diante de Deus. Ninguém é superior, justo, imaculado e suficientemente bom para merecer a graça do amor de Deus. Ninguém será salvo se não se humilhar diante dEle. Não nos bastamos a nós mesmos, todos carecemos da graça salvadora de Cristo Jesus.

2a – João Batista sabia qual era a sua missão e qual a mensagem que deveria anunciar: A VOZ QUE CLAMA
A voz que clama! A boca que fala, que prega a palavra a tempo e fora de tempo, quer ouçam quer não queiram ouvir. Através dos séculos Deus tem habilitado a homens e mulheres com muitos e preciosos dons para o exercício do ministério cristão. João Batista é o profeta dos detalhes importantes e fundamentais. Por isso começou pregando sobre os detalhes importantes da vida cristã que estavam sendo menosprezados, esquecidos, postergados.

Precisamos ter cuidado com a tendência de se levar tudo na brincadeira. Nos versos 16 a 19 de Mateus, 11, Jesus critica aquela gente que não se apercebia da vida monótona e insignificante que estavam se contentando... Veio Jesus, e eles simplesmente estavam ocupados demais com seus interesses mesquinhos, pequenos, e também O ridicularizaram. Tudo era motivo para brincadeiras, piadas, gozações. Jesus estava diante de pessoas escarnecedoras, que não percebiam o quanto estavam perdendo por não levarem a sério a Palavra de Deus. Então Jesus lhes apresenta o acerto de contas final, o juízo de Deus.

3a – João Batista sabia qual era, especificamente, o lugar e o povo a quem ele deveria pregar: A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO

João Batista foi chamado especificamente para pregar o evangelho naquele deserto, e para lá as pessoas eram atraídas. Poderíamos perguntar: Mas por que João não escolheu um lugar mais estratégico a fim de alcançar um número maior de pessoas? Por que não escolheu um lugar mais aconchegante, mais cômodo, mais agradável, mais propício para acolher as pessoas? Simplesmente porque Deus assim o designara. É certo que Deus precisa de pregadores para os grandes centros, pregadores para falar às pessoas cultas, ricas e às pessoas que pertencem às classes mais altas da sociedade. Contudo, precisamos saber de fato qual é o nosso chamamento, qual é a nossa missão. Será que Deus não quer chamar alguns para falar aos povos miseráveis, nos países mais pobres do mundo? Será que Deus não tem pessoas específicas para falar a alguém nos lugares mais desertos e solitários da terra? E por que esse alguém teria que ser uma pessoa distante do nosso parentesco ou convívio social? E se Ele quiser nos chamar para sermos A VOZ NO DESERTO?

Creio que as palavras de João Batista, respondendo à curiosidade de seus ouvintes, revelam as convicções essenciais, indispensáveis para quem aspira o ministério da pregação do evangelho; são questões fundamentais para o exercício da fé cristã. Louvo a Deus em poder compartilhar isto com os mais jovens, e rogo ao Pai que lhes conceda a graça do discernimento da vontade de Deus para suas vidas e ministérios. De posse dessas convicções, poderão optar com mais segurança por um curso teológico mais longo e acadêmico ou por um mais específico e objetivo, conforme a sua vocação e chamada. E o nosso Deus será grandemente honrado e glorificado no exercício da vocação para a qual o Senhor os designou. Que assim seja.

_ “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Jd 1:24-25).


LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS”
– VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com

DEMONSTRANDO AMIZADE

"Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, evos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" (João 15:16).

Um pregador acabara de falar sobre o reconhecimento dos amigos no Céu. Descendo da plataforma e dirigindo-se a umdos corredores, foi abordado por uma mulher que lhe estendeu a mão e falou: "Eu lhe agradeço muito por este sermão. Agora eu gostaria de lhe solicitar que fizesse uma pregação sobreo reconhecimento dos amigos na terra. Eu tenho frequentado este lugar por três anos e jamais alguém se aproximou para falar comigo."


Temos deixado a luz de Cristo brilhar em nossas vidas através de nossas atitudes? Estamos vivendo, realmente, osensinos de Cristo? Temos sido Seus amigos através de um relacionamento de amor com aqueles que estão à nossa volta?

Temos praticado o amor que o Senhor nos ensinou através dasEscrituras? O que tem representado, para nós, os irmãos de nossa igreja, os colegas de trabalho, os vizinhos e todos que conoscoconvivem?

Temos compreendido que todos eles são oportunidades que o Senhor nos oferece para testemunhar deuma vida transformada ou não passam de uma pessoa a mais emnossa frente e que podemos tratá-los com a mesma indiferença com que as pessoas sem Cristo os tratam?

A vida cristã não pode ser superficial, sem sal, sem luz e sem compromissos. O Senhor nos chamou para sair e produzir frutos e não para ser galhos secos e sem utilidade. Ele nos amou para que aprendêssemos também a amar. Ele nos mostrou ocaminho da salvação para que pudéssemos mostrá-lo a todos os perdidos. Ele se colocou como nosso Amigo para que seguíssemos Seu exemplo e nos tornássemos amigos dos nossos irmãos. Se alguém tivesse que descrever a você, diriam tratar-se de uma pessoa amiga

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

O CARPINTEIRO CELESTIAL

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Salmos 127:1).

"Qualquer estúpido pode derrubar um celeiro, mas apenas um bom carpinteiro pode construir um" (Lyndon B. Johnson).

O que estamos planejando para a nossa vida? Edificá-la ou destruí-la? Fazê-la prosperar ou deixá-la caída e derrotada no caminho? Fazê-la motivo de elogios ou de vergonha? Quando não valorizamos a vida que temos, ignoramos todos ostipos de cuidados necessários para que se torne uma vida vitoriosa. Tratamo-la com indiferença, relegamo-la a um plano secundário e, é claro, sofremos as consequências denossos atos.

Os vícios, as más companhias, os maus costumes, a frivolidade de uma vida carnal e mundana, são formas rápidase bem-sucedidas de se jogar abaixo uma vida que Deus gostaria que estivesse de pé e irradiando o brilho da felicidade. Mas não é essa a nossa vontade. Desejamos, como também deseja o nosso Senhor, que a nossa vida seja plena de êxito e de conquistas. Desejamos vitórias, realizar sonhos, atingir a cada dia um lugar mais alto nos empreendimentos.

Queremos fazer de nossa vida uma construção sólida e resistente. Queremos que seja o maior celeiro de bênçãos possível. Queremos que seja inabalável de tal forma que nem mesmo um estúpido ou uma estupidez a faça ruir. Queremos que ela seja morada do Espírito de Deus por toda a eternidade.

Quando entregamos a Jesus, nosso Senhor e Salvador, a tarefa de construir a nossa vida espiritual, podemos ficar tranquilos quanto ao resultado da obra. Ela será bonita, bem pintada, bem acabada, alvo de admiração e elogios de tantos quantos a contemplem. E, certamente, toda glória será dirigida ao Carpinteiro celestial, ao Deus de amor, Àqueleque edifica e ninguém derruba, e cuja construção permanece para todo o sempre.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

OS PERIGOS DA AUTO-SUFICIÊNCIA

Tiago 4.13-17

A auto-suficiência é uma tentação que atinge todas as pessoas indistintamente. Às vezes ela se apresenta de forma explícita, por homens e mulheres que declaradamente não crêem em Deus e são arrogantes diante da vida. Outras vezes, a auto-suficiência aparece de forma sutil, por pessoas que dizem crer em Deus, mas não o buscam de fato, nem seguem suas ordens.

1 - Auto-suficiÊncia É planejar sem Deus (13)
Não há nada de errado em fazer planos. Jesus mesmo ensinou que o construtor prudente deve primeiro planejar para saber se será capaz de levar até o fim seu projeto. Você deve planejar tudo na sua vida para não ser tido como irresponsável e cair em descrédito por não conseguir cumprir com sua palavra.

Tiago não condena o planejamento em si. O que ele condena é o planejamento sem Deus. Não podemos decidir a nossa vida sem consultar a Deus, pois não fomos criados para sermos independentes. O homem só é feliz se estiver ligado a Deus, pois Deus é o nosso criador e Ele não só planejou o nosso ser, mas também a nossa história. (Sl 139.16).
Deus sabe qual é o melhor emprego para você e a melhor hora para você assumi-lo; Ele sabe qual a melhor pessoa para ser seu cônjuge; Deus sabe qual o melhor negócio a ser feito e como fazê-lo. Agir sem antes consultar o Senhor é insensatez, pois Ele nos ama e cuida de nós.

2 - Auto-suficiência é não reconhecer a fragilidade da vida (14)
Precisamos aceitar o fato da fragilidade da vida porque não temos controle sobre o futuro e a nossa vida caminha rapidamente para o fim. Para a nossa mente limitada o amanhã é incerto. Qualquer coisa pode acontecer amanhã e nós não temos como evitar
A nossa vida é muito frágil, mas nas mãos de Deus podemos saber que tudo o que havia sido prescrito está se cumprindo para o nosso bem e na medida em que podemos suportar. Tiago compara a nossa vida à neblina que se forma de madrugada e logo no meio da manhã já evaporou.

Reconheça a fragilidade da sua vida e invista no seu futuro fazendo a vontade de Deus. “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mt 6:19,20)

3 - Auto-suficiência é deixar de depender de Deus (15) .
Muitos dizem que crêem em Deus, mas não demonstram isto em suas atitudes. Parece que crer em Deus se resumiu apenas a um acontecimento de suas vidas: a conversão. O resto da vida é vivido como qualquer outra pessoa do mundo. Mas este é o modo do auto-suficiente viver, não do salvo (Cl 2:6,7).

Quem depende de Deus reconhece isso na sua vida através das suas palavras e ações, consultando ao Senhor para tudo o que for fazer. Isto significa desenvolver uma atitude de louvor e gratidão a Deus, pois está consciente de que o Senhor está no controle. "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".

Deus estabeleceu alvos para a sua vida que só serão alcançados se estiver ligado a Ele, obedecendo a suas instruções. Se vivermos por conta própria, estaremos fadados a errar estes alvos e nos afastarmos da presença Deus.

CONCLUSÃO: Decida, a partir de agora, depender totalmente do Senhor planejando a sua vida com o Senhor através da oração e da Palavra e usufrua o melhor da vida que Deus preparou para você!

Semana de 15 a 21/12/2008 – Prs. Jário e Lúcia.
(Adaptado da IBMemorial/SP - Pr. Alexandre Tempel
"Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo'. I João 3:8 b

Quantas vezes nos frustramos com determinadas coisas, quantas vezes vemos nossos sonhos se desmoronar, quantas vezes achamos ter perdido algo que tanto desejávamos e por vezes até culpamos a Deus. Bem, sabe que às vezes temos sim razão de culpar a Deus, sim por que se a gente não perceber que algo que tínhamos por benção era na verdade uma cilada do diabo, Deus como um sabotador entrará no curso de nossas vidas e “desfará a obra do diabo", que por mais atrativa e boa que parecesse ser, era na verdade um grande laço para nossas vidas.

Em todas estas coisas, a gente só tem mesmo é que agradecer, pois tudo isso é sinal de que Ele continua nos amando e nos pastoreando.

Um abração!



Pastor Bovolini

VITÓRIA GARANTIDA

"Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesusé o Filho de Deus?" (1 João 5:5).

Em Waterloo, Napoleão era o mais forte em todos os sentidos. Ele tinha mais homens, mais armas - as melhores, e sabia como usá-las. Seus oficiais eram todos "homens de renome".

O líder francês, pelo que já havia visto no campo de batalha, estava tão certo da conquista que enviou três mensagens a Paris informando de sua vitória. Muitas vezes nos iludimos ao pensar que nosso conhecimento, força e competência são os únicos fatores determinantes para uma grande conquista. Cremos que não dependemos de ninguém, que não precisamos de ninguém e que venceremos todos os obstáculos quando assim o desejarmos. O nosso ar de superioridade, muitas vezes, é o ponto de partida para uma grande derrota.

Quando colocamos nossa vida espiritual no altar do nossoDeus, confiamos a Ele todas as nossas batalhas e confessamos que nada podemos fazer sem a Sua intervenção, passamos a ser, então, fortes e mais do que vencedores. A nossa confiança não está baseada em nós mesmos, mas no Rei dos reis e Senhor dos senhores. Não existe fracasso para umfilho de Deus, não existe desânimo ou desistência, não existe Waterloo. Quando caímos Ele nos levanta, quando choramos Ele nos consola e nos faz sorrir novamente, quandotudo parece perdido, Ele nos apresenta a porta das grandes vitórias.

Quando a nossa fé no Filho de Deus é inabalável, descansamos diante de todas as batalhas. Ele peleja por nós, protege-nos do ataque do inimigo, leva-nos aos mananciais de águas tranquilas. Napoleão confiou em sua própria força, assim como o gigante Golias. Nós, como Davi, confiamos na força do Senhor. A vitória é garantida!

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado