quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BATISMO COM FOGO

_“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11, c/f Lc 3.16).

Batismo com fogo, ou batismo nos sofrimentos de Cristo. Não somente por amor a Cristo, mas, principalmente, participando ou como co-participantes dos sofrimentos de Cristo. Afirmo isto baseado no ensino dos apóstolos: 2Co 1.5-7.

Confesso que não vejo outra explicação para entender este tipo de sofrimento de Cristo, no qual nos tornamos co-participantes, senão como uma referência explícita, na prática de cada um de nós, ao Batismo com Fogo mencionado por Jesus. Batismo este que, como a própria palavra de origem grega (baptizo), significa mergulho, iniciação. Ora, isto não quer dizer, necessariamente, que o sofrimento do cristão se restrinja a esse batismo. Assim como o viver cristão tem seu reconhecimento oficial com o batismo físico, mas não pode parar aí, assim também no que diz respeito ao sofrimento, o batismo é só o começo.

O texto de Mateus e Lucas dizem que é o Senhor quem batiza com o Espírito Santo e com fogo. Não é algo que se possa fazer por vontade própria, humana. Não é auto medicação; não significa que o cristão deva sair por aí causando ou provocando o sofrimento a si próprio, e, muito menos nos outros, como que forçando uma experiência nesse sentido. Isto seria tentar a Deus, como o diabo sugeriu a Jesus lá no deserto.

Tanto o batismo com o Espírito Santo como o batismo com fogo é obra de Deus, efetuada pelo Senhor Jesus. Por outro lado, essa compreensão conforta-nos quando somos afligidos e bombardeados com toda sorte de sofrimentos. Somos fortalecidos na esperança que há em Cristo Jesus. Somos consolados, na certeza de que nada, absolutamente nada nos acontece por acaso, acidente, incidente, sorte, ou azar. Nada que acontece neste mundo e em todo o universo foge à soberana vontade e consentimento do Senhor. Nossas vidas estão de fato em Suas potentes mãos! Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: