sábado, 4 de setembro de 2010

O BOM TEMPO

Recentemente recebi o seguinte e-mail:

“Olá! Pastor! Muito obrigado pelas mensagens, fiquei anos afastado da presença do Senhor, hoje estou congregando numa igreja aqui no Japão pertencente à igreja BETEL. Passei por algumas complicações na vida pra entender que todo escolhido de DEUS tem que estar servindo e louvando ao SENHOR. Tenho certeza que passarei por algumas talvez piores, a começar pela minha esposa que está no Brasil, e que não ficou muito contente em saber que regressei para a igreja. Mas vou esperar no SENHOR para ver qual será a sua reação, por enquanto só ficou fria comigo, mas estou pedindo a DEUS pela conversão dela e das minhas três filhas ainda pequenas...
Por estar muito tempo afastado, estou fraco no conhecimento, tenho várias dúvidas e uma delas é sobre o que DEUS predestinou para nós ainda na eternidade. Ele já sabia qual seria meu nome, com quem eu iria me casar, onde eu iria morar, assim com a vida de cada ser humano, certo? Sendo assim, temos o grande privilégio de sermos escolhidos filhos. Mas e as outras pessoas que não foram escolhidas? Deus já sabia que seria rejeitado por eles, ou Deus não quis escolher essas pessoas?A Bíblia é difícil de entender sozinho, pois se Deus disse “ide e pregai o evangelho”, não é porque ainda tem esperança pra grande parte da humanidade? Se hoje estou na presença de Deus foi porque tive uma grande base quando criança, hoje peço ajuda ao meu PASTOR, peço também oração pela conversão da minha esposa, aguardo resposta!!!”

Respondi-lhe:
“Fico feliz em poder conversar outra vez com você e também pelo fato de que você voltou para o Senhor. Vou orar por sua esposa e filhas a fim de que elas também sejam guardadas e protegidas pelo Senhor; acima de tudo, porém, quero orar pela conversão tanto da sua esposa como de suas filhas. Suas perguntas me deram ensejo de pensar em uma mensagem sobre esse tão relevante assunto. Vou tentar resumir pra você.”

Em um de seus livros, Carlos Drumond de Andrade conta uma historiazinha muito sugestiva:

"Não chovia, meses a fio, ou chovia demais. As plantas secavam, os animais morriam, os moradores emigravam. As plantas submergiam, os animais morriam, as pessoas não tinham tempo de emigrar. Assim era a vida naquele lugar privilegiado, onde medrava tudo para todos, havendo bom tempo. Mas não havia bom tempo. Havia o exagero dos elementos.

O mágico chegou para reorganizar a vida, e mandou que as chuvas cessassem. Cessaram. Ordenou que a seca findasse. Findou. Sobreveio um tempo temperado, ameno, bom para tudo, e os moradores estranharam. Assim também não é possível, diziam. Podemos fazer tantas coisas boas ao mesmo tempo que não há tempo para fazê-las.

Antes, quando estiava ou chovia um pouco – isto é, no intervalo das grandes enchentes ou das grandes secas – a gente aproveitava para fazer alguma coisa. Se o Sol abrasava, podíamos fugir. Se a água vinha em catadupa, os que escapavam tinham o que contar. Quem voltasse do êxodo vinha de alma nova. Quem sobrevivesse à enchente era proclamado herói. Mas agora, tudo normal, como aproveitar tantas condições estupendas, se não temos capacidade para isto? Queriam linchar o mágico, mas ele fugiu à toda.[1] "

Estamos sempre diante de muitas oportunidades para realizar a obra do Senhor, tantas portas abertas que chegamos a nos aborrecer, porque não temos tempo suficiente para aproveitarmos o bom tempo! Lembro-me dos meus dias de estudante ginasial. Quando vivia apertado, trabalhando o dia todo e todo dia, estudando com dificuldade à noite. Nas horas vagas, procurava aproveitar ao máximo o bom tempo, e dava conta do recado. Quando parei de trabalhar para estudar somente, perdia tempo, sobrava tempo, e não havia tempo... Acabei sendo reprovado no final do tempo... O Senhor, porém, nos diz em Sua Palavra que este é o nosso bom tempo para recebermos a salvação e a paz de Deus, através de Cristo Jesus, nosso Senhor.

_ “Muitos de nós perdemos nossos anos esperando por tempos melhores no futuro ou relembrando tempos melhores do passado, ao invés de lutar por tempos melhores no presente. Se pelo menos tivéssemos vivido ou nascido em tempos melhores! Se pelo menos vivêssemos com pessoas melhores ou pertencêssemos a um grupo menos desprivilegiado e menosprezado! Se vivêssemos em uma casa ou em uma cidade melhor! Se pelo menos tivéssemos um negócio ou um trabalho melhor! Se... se... se! Amanhã... amanhã... amanhã! Mas o dia de hoje está sempre ali; ontem já passou e o amanhã pode não chegar nunca. Não, a hora é agora... o lugar aqui. Você é assim. Sua casa é essa. Esse é o seu trabalho. Sua esposa, seu marido, seu filho, sua mãe, seu amigo. Seu povo é esse. Seu país. Sua geração. Pode passar momentos maravilhosos exatamente onde está, quando e como, com quem quer que você esteja. AGORA É A SUA VEZ!”[2]

Não podemos dormir sossegados enquanto não nos apropriarmos da paz e da segurança da salvação em Cristo Jesus. Afinal, esta é uma questão primordial porque diz respeito ao destino eterno de cada um de nós. E não podemos deixar esta questão para depois da morte, para que outros intercedam por nós, visto que a Bíblia diz que a morte física encerra todas as nossas possibilidades e definições quanto ao destino eterno:”E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9.27). Nosso tempo é hoje!

Milan Kundera assim se expressou: “Só se tem uma vida e não se pode nem compará-la com as vidas anteriores nem corrigi-la nas vidas posteriores.” Daí porque é tão difícil tomar-se decisões. Principalmente quando estas decisões podem mudar completamente o rumo de nossa vida. Nossas decisões são, quase sempre, irreversíveis, definitivas, principalmente quando diz respeito à eternidade. Porque não podemos viver a mesma experiência outra vez. Apenas vivemos experiências semelhantes, nunca as mesmas. Toda experiência será sempre outra diferente, porque nós não seremos os mesmos. Este dia é especial em sua vida, único. A oportunidade desta hora é uma janela que não se abrirá jamais. Seguir a Jesus é viver com Ele. Não significa apenas uma declaração verbal; é aceitar Sua proposta de compromisso, amizade, companheirismo e intimidade com Deus (Lc 14:26-35).

A Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – nos fala de um tempo oportuno, conveniente para nos achegarmos ao Trono da Graça: “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hb 4.16). Tempo oportuno, bom tempo, apesar das crises, ou mesmo por causa delas. Só podemos viver esta vida, enquanto aqui na terra. Não podemos simplesmente esperar que se esgotem as oportunidades para, então, tomarmos consciência de que perdemos o tempo, quando as portas das oportunidades forem se fechando: “Porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Co 6.2). Este é o nosso BOM TEMPO! O tempo está favorável, nesses dias quando muitos perderam toda a esperança. Este é o nosso tempo. Ou melhor, o tempo de Deus para nós.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Andrade, Carlos Drumond – CONTOS PLAUSÍVEIS, p. 56 Ed. José Olympio, RJ

[2] Dr. Louis Binstock – Og Manddino – SUCESSO SEM LIMITES – p.36

Nenhum comentário: