quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SUPERANDO LIMITES

Moisés já havia superado muitas outras crises e barreiras até aquele momento. Havia experimentado momentos maravilhosos e deslumbrantes na presença de Deus. Havia recebido do próprio Deus as tábuas da Lei. Desceria eufórico e esfuziante do Monte de Deus não fora a informação recebida do próprio Senhor (Êx 32.7).

Ao chegar perto do arraial é alertado ainda por Josué, seu servo, acerca da incredulidade e idolatria de seu povo (Êx 32.17). Moisés, porém, procura se convencer de que não era algo tão grave quanto pensava Josué: Êx 32.19.

Apenas alguns dias sem a companhia do seu líder foram suficientes para uma debandada dos caminhos do Senhor. O povo de Deus estava prostrado diante de um ídolo! Moisés, então, chega ao primeiro limite de sua resistência: Sua paciência havia se esgotado! Ira, ódio incubado, retido, não resolvido, não solucionado. É um problema íntimo, desgastante. A ira de Deus precisa inundar o nosso coração também. Na é raiva, ou ira humana, a qual é pecaminosa, egoísta. Mas a ira de Deus é o zelo de Deus pela Sua própria palavra. De nossa parte significa respeito e reverência à santidade de Deus. Não é ódio humano, é santidade, temor ao Senhor e à Sua santa vontade.

Temos que nos conscientizar de que, ainda que não sejamos responsáveis por aquilo que nos aconteça externamente, somos responsáveis pelo que teimamos em reter em nossa mente. Quando chegamos aos nossos limites e não vemos outra alternativa em nossa caminhada terrena, ainda temos uma saída: Deus.

O homem procura viver sem limites. A juventude procura quebrar todos os tabus. Mas enquanto aqui estivermos haverá limites. Somos limitados por natureza. Sabendo disso, o que fazer? Precisamos urgentemente da salvação em Cristo. Não apenas nos assegurar de que fomos salvos, mas, experimentar diariamente a bênção do poder de Deus, superando limites.

Os atletas se empenham para superar cada vez mais seus próprios limites. Alguns até mesmo se envolvem com anabolizantes, hormônios que possibilitam desenvolver a massa muscular, porém, provocando sérios problemas à saúde, até mesmo levando à morte em algumas circunstâncias. Outros se dopam, tomando medicamentos proibidos, resultando em perdas irreparáveis, na ânsia incontrolável de superarem os limites até então alcançados, quebrar recordes. Outros há que, não suportando mais, chegam ao limite de sua resistência emocional, e se entregam, vencidos, aos vícios, ou mesmo ao suicídio. Mas há uma maneira mais inteligente de superação dos limites: com Deus!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: