quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O COBRADOR

Depois de um dia de caminhada pela mata, mestre e discípulo retornavam ao casebre,
seguindo por uma longa estrada.

Ao passarem próximo a uma moita de samambaia,
ouviram um gemido.

Verificaram e descobriram, caído, um homem.
Estava pálido e com uma grande mancha de sangue,
próximo ao coração.

O homem tinha sido ferido e já estava
próximo da inconsciência.
Com muita dificuldade, mestre e discípulo carregaram o homem
para o casebre rústico, onde trataram do ferimento.

Uma semana depois, já restabelecido, o homem contou que havia
sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca.

Disse que conhecia seu agressor,
e que não descansaria enquanto não se vingasse.

Disposto a partir, o homem disse ao sábio:

- Senhor, muito lhe agradeço por ter salvo minha vida.
Tenho que partir e levo comigo a gratidão por sua bondade.
Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele sinta a mesma dor que senti.

O mestre olhou fixo para o homem e disse:

- Vá e faça o que deseja. Entretanto, devo informá-lo de que
você me deve três mil moedas de ouro, como pagamento pelo tratamento que lhe fiz.

O homem ficou assustado e disse:

- Senhor, é muito dinheiro. Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor!

- Se não podes pagar pelo bem que recebestes,
com que direito queres cobrar o mal que lhe fizeram?

O homem ficou confuso e o mestre concluiu:

- Antes de cobrar alguma coisa,
procure saber quanto você deve.
Amélia Rocha

Nenhum comentário: