sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O SOFRIMENTO DO CRISTÃO

Quando penso na questão do sofrimento, e, principalmente, sobre a maneira correta do cristão enfrentá-lo, não posso deixar de pensar no exemplo do apóstolo Paulo. Especialmente como Deus fez uso de seu sofrimento para abençoar a tantos, desde os seus dias até hoje, e até quando existir o mundo.

Em Fl 1.12-26 ele discorre sobre a utilidade de seu sofrimento em favor tanto das pessoas que estavam ao seu redor, como, também, de seus leitores. Procurando demonstrar seu entendimento de que tinha plena certeza de que Deus estava abençoando a muitos, e, ao mesmo tempo, sendo glorificado através de sua vida. E isso lhe dava muita segurança para encorajar e admoestar os seus leitores (1.27-30) para que se mantivessem firmes na fé, a despeito de todas as aflições que viessem a enfrentar. Chegando até mesmo a afirmar que o crente não deve encarar o sofrimento como sendo algo detestável, mas como um privilégio: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu” (Fl 1.29-30).

Assim, Paulo deixa claro que em tudo quanto nos acontece Deus está no controle, mesmo quando parece que estamos vivendo como um barquinho à deriva, sem rumo e sem direção. Deus tem em Suas potentes mãos o controle do leme de nossa embarcação. Assim como tem, seguramente, a provisão necessária e suficiente para toda a nossa jornada, tanto aqui como para a eternidade. A questão é que muito freqüentemente nos esquecemos, ou não confiamos nisso.

Então, ficamos temerosos e ansiosos quanto ao amanhã, nos culpando ou procurando culpados a quem possamos descarregar nossas mágoas, revolta, ou decepção. Na verdade, tudo de bom ou ruim que nos acontece são meios através dos quais Deus trabalha conosco e em nós visando um fim proveitoso, e muito além de nossas expectativas. Como nos diz a Palavra de Deus em Hb 12.3-11. Observe o final do v. 10: “Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: