_ "Dize aos filhos de Israel que marchem!" (Ex 14.15).
Deus nos  convida a sairmos do comodismo, do derrotismo, e marchar para atravessar o mar da  vida: DIZE AOS FILHOS DE ISRAEL QUE MARCHEM!  Que  se disponham a obedecer, ainda que isto  nos custe a própria vida!
Deus disse a Moisés:  "Dize aos filhos de Israel que marchem!"  Jesus  acrescenta algo mais: “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”  (Lc 9.23-26). 
Unindo os dois textos, temos  a ordem divina  para os nossos dias: "MARCHEM! SIGAM-ME!"  Somos exortados  a marchar, continuar  na luta, persistir inabaláveis, enquanto carregamos  a nossa cruz, na certeza  de que Ele está  à nossa frente, garantindo a  caminhada e a vitória. Continuem caminhando... "Sabendo que o  vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Co 15.58). Neguem-se a si mesmos... e marchem!
É fácil negar o que detestamos. É fácil negar   alguma vez aquilo, ou a alguém a quem amamos. Difícil mesmo é negar, renunciar sempre, ao que amamos.  Renunciar à própria felicidade é  uma cruz  pesada para ser carregada sem lágrimas, levianamente. Porque não podemos deixar de  conviver conosco mesmos, a  nossa cruz é pesada porque cada  dia  temos que  nos defrontar conosco mesmos.
Por isso o apóstolo Paulo  escreveu: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita  bem algum; com efeito o querer está em  mim, mas o efetuá-lo não está." (Rm 7.18).  Nosso lema há de ser sempre  a vitória, ainda que  andando e chorando sob o peso da cruz...  Chegaremos, sem dúvida, ao fim da jornada, levando  conosco os molhos da vitória em Cristo! Usem os recursos disponíveis! – Êx 14.16.
Se você já se cansou de empreender esforços e não consegue VER resultados animadores, alvissareiros,  sentindo-se  fracassado, lembre-se do exemplo de liderança de Moisés...  E continue na luta! PROSSIGAM FIRMES, NA CERTEZA DA VITÓRIA!
Sim,  podemos cantar: "Ele valerá! Ele valerá! Seu amor por mim  não muda, sim, me valerá" (Hino 322 C.C.). Amém.
Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário