quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VIVENDO ACIMA DA MEDIOCRIDADE

Jesus sempre aproveitava cada oportunidade para instruir Seus discípulos, para adverti-los, para ensinar-lhes preciosas lições. Assim começou como que dizendo-lhes: “Não vivam como os incrédulos que só pensam nas coisas materiais. Só se preocupam com seus interesses pessoais, terrenos, passageiros. Não vivam na superficialidade espiritual! Não se prendam à futilidade, à cegueira espiritual! Não vivam na mediocridade, não sejam néscios, frívolos, analfabetos espiritualmente! Não sejam cegos espiritualmente! Portanto, vivam como cidadãos do reino de Deus! Vocês são geração eleita, sacerdotes santos, povo escolhido, propriedade exclusiva de Deus. Vocês já possuem a verdadeira fé, por que não a usam? Vivam como filhos da Luz, luzeiros do mundo! Floresçam onde estiverem plantados! Assim resplandeça a vossa luz como astros no mundo”.

Não podemos desassociar a vida cristã, espiritual, da vida secular, diária. Não podemos fracionar a nossa vida entre o que é espiritual e o que é pessoal, particular, material. Creio que esta é uma das razões de haver tantas pessoas religiosas infelizes, vazias e deprimidas. Isto devido ao fato de que nos amoldamos tanto com a religiosidade humana formal, sacramental, que não percebemos que a vida cristã não se resume às atividades eclesiásticas, ao ativismo religioso. Muitas pessoas, inconscientemente, se envolvem exaustivamente com muitas coisas (como Marta) para não se prostrarem submissas e atentas aos pés do Senhor Jesus.

O missionário escocês, Alexandre Duff, viajando para a Índia, entrou numa mesquita maometana e ficou admirado com uma inscrição que viu, dizendo o seguinte: "Jesus, sobre quem seja a paz, disse: O mundo é meramente uma ponte; deveis passar por ela, e não construir sobre ela a vossa moradia."

Essa vida é uma ponte. Estamos caminhando, aqui não é o nosso descanso: "Levantai-vos e ide embora, porque não é lugar aqui de descanso; ide-vos por causa da imundícia que destrói; sim, que destrói dolorosamente... Porque todas as pessoas andam como em nome do seu deus; mas, quanto a nós, andaremos em o nome do Senhor, nosso Deus, para todo o sempre".[1]

Deus pode restaurar a nossa vida, revigorar a totalidade de nosso ser, para que obtenhamos a vida plena. Temos que viver hoje. Não importa o que aconteça no dia, eu recebo de Deus a força suficiente para enfrentá-lo. Mas eu não tenho força para viver o dia de amanhã, que não existe ainda. Deus nos dá força para viver hoje: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças...” (Is 40.31)


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Mq 2.10; 4.5

Nenhum comentário: