segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OLHANDO PARA JESUS

Hb 12.1-6

_ “Olhando firmemente para Jesus”. Mas, como fazê-lo? O autor nos convida a vivermos sob a perspectiva divina, e nos desafia a um comprometimento ético e espiritual, confiando na soberania de Deus. Ele compara nossa vida cristã a uma maratona esportiva, uma corrida. E ele nos faz pensar em algumas lições importantes e fundamentais; as quais, na verdade, refletem de forma clara, as doutrinas fundamentais da fé cristã: “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas...”

Primeiramente, consideremos a quem se destina este encorajamento: “Portanto, também nós...” (Hb 12.1a).

Para entendermos esta expressão precisamos considerar o contexto. De quem falava o autor, e quais as circunstâncias em que viviam? Se voltarmos ao final do capítulo 10, vamos perceber a quem se referia o autor, e a quem se aplica a mensagem: Hb 10:19-39.

Portanto, o desafio e encorajamento se destinava, primeiramente, aos irmãos sofridos, escravizados e espoliados no tempo dos apóstolos. E, claro, se aplica a todos os cristãos que sofrem perseguições e maus tratos em todos os tempos. Como vimos, o autor procurava despertar o ânimo daqueles servos de Deus a fim de que perseverassem e se ajudassem mutuamente na caminhada cristã, vivendo acima das circunstâncias. No capítulo 11 o autor procura encorajar seus leitores a perseverarem firmes na fé cristã através de exemplos práticos do Antigo Testamento, continuando no capítulo 12.

Dessa forma, podemos entender que a mensagem encorajadora do Espírito Santo nesse texto se aplica a todos os salvos por Cristo Jesus, os quais fazem parte dessa grande família de redimidos pelo sangue de Jesus: “Portanto, nós também...” somos, pela graça de Cristo, parte dessa comunidade dos remidos, a Igreja invisível de Cristo Jesus! Porém, antes de prosseguir, é importante que nos re-avaliemos: Fazemos parte desse “nós também”? Se não, precisamos buscar a Deus, através de Jesus Cristo, com urgência e determinação: Hb 10.32-39.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: