quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

01 – A CERTEZA DA SALVAÇÃO

Certa ocasião Jesus se referiu a muitos religiosos, vibrantes e orgulhosos de suas atividades, cujos nomes não estavam registrados nos céus: “Nem todo o que diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). E, no final da Bíblia está registrado: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse será lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20.15).

Pense nisto: seu nome está inscrito no Livro da Vida? Quando Jesus enviou os setenta discípulos para pregarem o evangelho (Lc 10.1-20), eles voltaram eufóricos pelas realizações e conquistas em nome do Senhor: “Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem” (Lc 10.17).

Jesus se alegrou com eles, e por eles. Porém, acrescentou-lhes algo que eles não haviam se dado conta como motivo maior de alegria: “Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” (Lc 10.20). Eis aí a motivação maior de nossas realizações. O motivo maior de nossa alegria cristã.

Por isto Paulo diz: “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo... cujos nomes estão no livro da vida... Perto está o Senhor” (Fl 3.20; 4.3 b,5 b). Quando você recebe o Senhor Jesus em seu coração, adquire a certeza de que seu nome está no livro da vida. João, por exemplo, escreveu a crentes que haviam perdido a alegria diante dos sofrimentos e tentações. Então ele começa sua carta dizendo: “Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai, eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno” (I Jo 2.14).

No final de sua carta ele expressa sua motivação maior em escrever-lhes – para que adquirissem a certeza de que eram salvos: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (I Jo 5.12-13). Isto é, sem dúvida alguma, a prioridade da vida cristã.

Se alguém diz: “e como posso ter certeza de fui salvo?”, volte-se à Palavra de Deus.[1] Se invocarmos o nome do Senhor, confessando que Jesus Cristo é o Senhor de nossa vida, se cremos nEle como nosso único e suficiente Salvador, com sincero arrependimento e confissão dos pecados; então o próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus por adoção (Rm 8.14-17).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Jo 6.35-36; 45-47; At 2.38; 16.31; 1Jo 5.12-13; Rm 10.9-10, etc.

Nenhum comentário: