domingo, 30 de janeiro de 2011

COMO OBTER A SALVAÇÃO

Observemos o que nos diz a Bíblia a respeito deste assunto:
1 – A Salvação é pela graça – Ef 2.8-9
A graça fala das bênçãos proporcionadas a quem nada merece, aos desqualificados... Nada tem a ver com aquilo que o pecador é capaz de fazer. Pessoas mortas não cooperam... O novo nascimento é um ato de Deus... O Espírito Santo sopra onde quer. Ele é o soberano dispensador de vida à alma, e o homem não pode efetuar este sopro do Espírito... A graça é misericórdia gratuita e imerecida para conosco” ([1])

2 – A salvação implica em arrependimento
O arrependimento ensinado na Bíblia envolve alguns entendimentos importantes:
1o. Precisamos entender o que é pecado (1 Jo 3.4). Os homens precisam saber como estão destituídos da glória de Deus.[2] Precisam saber porque são culpados, porque estão corrompidos, porque são miseráveis...
2o. O arrependimento envolve pesar e vergonha em face da gloriosa santidade de Deus...
3o. O verdadeiro arrependimento sempre envolve uma disposição interior de correr para Jesus Cristo, pedindo-lhe misericórdia... O pecador volta-se do pecado e lança-se aos braços de Jesus, em confiança salvadora.
4o. O arrependimento bíblico sempre prossegue, acompanhado por profundo pesar pelos pecados passados, e plenamente determinado a evitar o pecado e obedecer a Deus... O povo de Deus seguirá a Jesus, em obediência e fé (Jo 10.27)...”[3]

3 – É por meio da Fé
Quando Elias estava diante da viúva pobre, ele tinha vários desafios para ela. Porém, ele não disse tudo de uma vez. Primeiro ele disse: “Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d’água, para eu beber” (1 Rs 17.10). Quando ela se dispôs a ir, ele acrescentou: “...traze-me também um bocado de pão contigo” (1 Rs 17.11). A viúva se lastimou, reclamou da sorte, Elias a confortou e a reanimou. Só então disse algo mais específico: “...faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho” (1 Rs 17.13).
A fé liberta do temor e nos capacita para a ação em direção à vontade de Deus. Somente Deus solucionou o problema do pecado e da culpa do homem, quando este se achava sem esperança. Precisamos nos submeter ao Poder de Deus. Fomos salvos para sermos escravos, servos, de Jesus Cristo. E quem tem Cristo como Senhor e Salvador não pode ser inválido espiritualmente. Quem tem Jesus Cristo no coração precisa crer no sobrenatural, estar preparado para o extraordinário, sob a ação do Espírito sobrenatural de Deus. A fé é a humilde confiança com que a recebemos para nós mesmos. É o instrumento pelo qual o pecador se apropria da salvação. A fé “volta-se para Cristo e o abraça”...

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Robert B. Selph
[2] Rm 3.23
[3] Selph, Robert B. – “Os Batistas e a Doutrina da Eleição”, p.90, 92, 93, 94

Nenhum comentário: