sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

02 – A CERTEZA DA SALVAÇÃO

O Dr. Martyn Lloyd-Jones em seu livro “Deus o Espírito Santo” apresenta-nos algumas bases para obtermos a certeza da salvação. Diz ele:
“Na primeira Epístola de João há quatro provas principais:

A primeira prova consiste em crer que Jesus é o Cristo: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” (1 Jo 4:1-2). Significa a doutrina completa sobre o Senhor Jesus Cristo. Que Ele é verdadeiramente o Deus eterno – o eterno Filho de Deus, coigual com o Pai.

A segunda prova consiste em guardar os mandamentos: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos” (1 Jo 2:3). “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” (1 Jo 5:3). Esta é a maneira de fazer distinção entre o filho de Deus e o filho do diabo: “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 Jo 3:10).

A terceira prova é que Ele deu o Seu Santo Espírito: “E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu” (1 Jo 3:24).

A quarta prova é que amamos os irmãos: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” (1 Jo 3:14). Se estamos todos unidos a Ele e unidos uns aos outros, estamos relacionados uns com os outros, e inevitavelmente amamos uns aos outros.

O Dr. Lloyd-Jones acrescenta, ainda, mais duas provas, além das que foram tiradas da Primeira Carta de João. A quinta prova é esta: alguém que é consciente de um desejo de conhecer a Deus, e não meramente de ser abençoado por Ele. Sua alma tem sede do Deus vivo: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Sl 42:2). “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mt 5:6).
A última prova é que os filhos de Deus não meramente desejam o perdão de seus pecados e a anulação das consequências dos pecados, mas também desejam saber o que é odiar o pecado: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” ([1]).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Romanos 7:24 – Lloyd-Jones, Martyn – “GRANDES DOUTRINAS BÍBLICAS – Deus o Espírito Santo, Ed. PES, P.124-133

Nenhum comentário: