sábado, 8 de janeiro de 2011

03 – A CERTEZA DA SALVAÇÃO

Ainda, considerando a Primeira Carta de João, quero resumir o pensamento e as lições extraídas da mesma pelo também excelente expositor bíblico, Anthony Hoekema, quanto à regeneração:

“João faz diversas referências à regeneração na sua primeira epístola. Tais passagens reforçam que a regeneração é revelada por comportamentos específicos. Em 1 Jo 2.29 aprendemos que a pessoa regenerada continua a fazer o que é justo... O verbo traduzido por “é nascido” está no tempo perfeito, indicando que a pessoa foi regenerada no passado e continua a mostrar no presente as evidências desta regeneração.

Em I Jo 3.9, aprendemos que aquele que foi regenerado não continua a viver em pecado... Na expressão “viver na prática do pecado”, o tempo presente do verbo indica ação contínua. O significado é: “não prossegue em fazer e a ter prazer no pecado, com completo abandono”. “Não pode viver pecando”. O verbo “pecar” é outra vez usado no tempo presente. João quer dizer que a pessoa regenerada não pode continuar pecando com prazer, isto é, não pode viver em pecado. “O crente pode cair em pecado, mas não pode andar nele”.

1 Jo 4.7 nos diz que a pessoa regenerada ama seus irmãos... A palavra “amor” usada aqui, agapao, implica abnegação, o tipo de amor exemplificado por Cristo. Quem é nascido de novo, João diz, prossegue amando altruisticamente a seus irmãos. Em 1 Jo 5.1 lemos que a pessoa regenerada tem fé... Em oposição aos que dizem que a fé deve anteceder a regeneração, essa passagem mostra que a fé é a evidência exterior da regeneração. Aprendemos em 1 Jo 5.4 que aquele que é regenerado vence o mundo... “Mundo”, como é frequentemente usado por João, significa o mundo em inimizade para com Deus, como fonte de tentação e pecado. Em 1 Jo 2.15, João adverte seus leitores a não amar o mundo nem o que nele há. Na passagem que estamos considerando, João assegura-nos de que aquele que é nascido de novo não será vencido pelas tentações do mundo, mas será vitorioso.

João afirma em 1 Jo 5.18 que a pessoa regenerada é tão guardada por Cristo que não cairá jamais da fé... Tal como em 3.9, João diz que aquele que nasceu de novo não continua a viver em pecado... Cristo guarda a pessoa regenerada de forma que o diabo não pode fazer-lhe mal – não pode causar ferida mortal (Calvino).

A pessoa que nasceu do alto, então, não cairá da graça, pois ele ou ela é guardado disso, por Cristo... Aprendemos da primeira epístola de João que a pessoa regenerada tem sua vida marcada pelas seguintes características: é justa, não vive continuamente em pecado, ama seus irmãos, crê que Jesus é o Cristo, e obtém vitória sobre o mundo. Se alguém perguntar: Como posso saber se sou regenerado? A resposta será pedir-lhe que procure essas evidências, pois João diz que elas são as marcas de quem nasceu de novo.[1]

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Hoekema, Anthony – Salvos Pela Graça – a Doutrina da Salvação – Ed. Cultura Cristã, P. 105-106

Nenhum comentário: