domingo, 26 de maio de 2013

ADORAÇÃO E LOUVOR


Adoração   "Culto a Deus, amor excessivo"

Louvor –  "dirigir louvores a; exaltar, enaltecer; bendizer, glorificar, etc".

 
Podemos perceber que os conceitos  de adoração e louvor, tanto na Bíblia como na cultura popular se assemelham, se complementam. Não podemos desassociar um conceito do outro quando nos referimos à adoração a Deus, não há distinção significativa entre os termos e não se pode pretender que aconteça uma coisa sem a outra. Ou seja, não se pode imaginar que haja louvor real a Deus sem que haja, também, um profundo sentimento de adoração e glorificação a Deus. Qualquer tipo de louvor que não esteja impregnado do sentimento de adoração sincera a Deus pode tornar-se abominação ao Senhor.

O salmista Davi começa seu cântico de adoração e louvor  com  esta expressão de reconhecimento e gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas, a despeito das inúmeras dificuldade e problemas que o povo de Israel enfrentava ao regressar do cativeiro. Antes ele havia escrito:  “Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado... nos teriam engolido vivos... Bendito o Senhor, que  não nos deu por presa aos  dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós  nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador  do céu e da terra” (Sl  124.1, 3, 6-8).

 No Salmo 126 a Bíblia nos apresenta uma verdadeira  explosão de louvor e gratidão a Deus. O povo de Deus celebrava a vitória da volta  do cativeiro babilônico com júbilo e louvor ao Senhor, reconhecendo que deviam tudo a Ele. O salmista Davi começa seu cântico de adoração com  esta expressão de reconhecimento e gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas, a despeito das inúmeras dificuldade e problemas que o povo de Israel enfrentava ao regressar do cativeiro.  Antes ele havia escrito:  “Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado... nos teriam engolido vivos... Bendito o Senhor, que  não nos deu por presa aos  dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós  nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador  do céu e da terra” (Sl  124.1, 3, 6-8).

 

 

Pr. Vanderlei Faria


 

Nenhum comentário: