domingo, 5 de maio de 2013

AVIVAMENTO BÍBLICO


É muito comum em nossos dias ouvirmos falar sobre o poder e a glória  de Deus, sobre  avivamento espiritual e coisas  desse tipo. Mas, a questão é: Qual tem sido a nossa compreensão a respeito desse assunto? Queremos, realmente,  experimentar a glória de Deus através de um verdadeiro avivamento em nossas próprias vidas? Ou apenas queremos presenciá-la no meio do povo de Deus por mera curiosidade? Estamos dispostos a buscar o poder e a glória de Deus, tendo a convicção de que haveremos de pagar um alto preço para que isto se efetue a partir de nós?

Avivamento não é fogo de palha!  Precisamos nos lembrar que é nos momentos de crise na tentativa de se livrar dos fracassos do pecado que muitas vezes ocorre os desvios para o fanatismo, para o extremismo religioso e doutrinário. Na tentativa de se ver livre da culpa, muitas vezes até mesmo inconscientemente, abre-se uma porta para as heresias e seitas esdrúxulas. Na verdade, nada disso proporciona o reencontro da alma com Deus. Não traz a paz, não apaga o pecado de sua consciência.

Só a verdadeira renovação espiritual, procedente do Espírito Santo de Deus pode restaurar a alma ferida pelo pecado e continuar produzindo efeitos positivos, o  fruto do Espírito. Só assim há paz na alma e esperança para o pecador arrependido e contrito.  Fora disso, é paliativo, palha, lixo, exploração e decepção. 

 

Renovação espiritual, portanto, não é algo que acontece quando você muda de doutrina, quando muda de igreja. Não é algo que se possa dizer no passado, que tenha acontecido de uma vez para sempre. Mas é uma constante que precisa se verificar na vida do crente.

Podemos concluir que avivamento é mortificação, é vida confiante, mas humilde. Desenvolvendo nossa certeza de salvação, mas, sem orgulho, prepotência, arrogância.

Avivamento é vida dominada pelo Espírito Santo. Uma vida centrada em Cristo, estar no caminho da vida, como José, em quem o Espírito de Deus se manifestava, conforme  Gênesis 41.38.


Temos que entender que só o Senhor Jesus Cristo pode satisfazer às mais profundas necessidades humanas. Por isso, precisamos ser totalmente honestos a respeito de nossos pecados.

Avivamento requer vigilância. Requer fortalecimento, alimentação da Palavra. Implica em frutificação. Portanto, se concordamos com tudo isto, qual a nossa resposta ao apelo divino?

Queremos, realmente, o avivamento espiritual na prática diária de nossas vidas? Ou apenas nos contentamos em saber e discutir sobre este assunto? Se queremos levar realmente a sério este assunto, então, é importante não nos esquecermos da advertência divina: "Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado...”(Dt 23.21). 

 

 
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: