segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ABA-PAI

_ “Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus...”[1]

O nome Pai, em referência a Deus, é muito caro a nós. É um nome extremamente carinhoso que nos traz muito conforto. Jesus nos ensinou a chamar Deus de “nosso Pai”. Todavia, o uso que fazemos desse nome não tem a mesma conotação que tem para Jesus. Para Ele é uma questão de essência, pois o Filho é da mesma natureza do Pai. É ímpar o uso que Jesus faz desse nome, pois Deus é nosso Pai numa conotação bem diferente. Por causa da nossa salvação é que podemos chamar Deus de Pai. Em amor, Deus nos adotou como Seus filhos. Todavia, Jesus fez questão de dizer que Deus era “meu Pai e vosso Pai”... Precisamos destacar três coisas importantes na palavra Pai, no texto que estamos examinando.

Primeiramente, é necessário orar na certeza de que Deus é de fato o nosso Pai amado, que cuida de nós com terno e profundo amor. E para tanto, precisamos nos certificar de que já nos tornamos filhos de Deus através da fé em Cristo Jesus.[2] Este é o amor do Pai, que nos permite ter acesso ao Seu trono de graça, dizendo: “Pai nosso que estás nos céus”. E a certeza de nossa filiação nos proporciona maior alegria do que o da paternidade humana.

Quando ouvimos fatos como o brutal assassinato de um casal, sendo a própria filha a mentora do crime, ficamos estarrecidos e perplexos. Todavia, milhões de filhos e filhas, todos os dias, estão procurando executar seus próprios pais, através das rebeldias, tristezas e decepções que lhes causam. E isto no sentido humano. E quanto a Deus, o nosso Pai? Quantos que se dizem filhos de Deus, os quais fazem declarações emocionadas aos domingos, como filhos do Deus vivo; porém, passam o resto da semana ofendendo-O com suas atitudes! Mesmo quando sofremos, muitas vezes pecamos contra o nosso Pai, ao nos sentirmos amargurados e revoltados.

Demonstramos, assim, a nossa inconformação e rebelião para com Ele no que diz respeito à Sua disciplina e vontade para conosco. Aquela filha assassina tramou a morte dos pais por discordar da forma como era disciplinada. E os fatos só comprovaram que eles estavam certos. Também nós, demonstramos nossa rebelião para com o nosso Pai do céu quando ficamos amargurados e revoltados diante das circunstâncias adversas que enfrentamos. Se Ele é de fato o nosso Pai, é Ele quem determina todas as coisas que nos acontecem visando o nosso bem maior. Essas coisas a princípio nos parecem “injustas” e cruéis da parte de Deus.

Entretanto, a Bíblia nos ensina que tudo isso no leva a crescer na graça do fortalecimento de nossa fé: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.[3]

Mas como podemos nos fortalecer? Exercitando-nos. Basta observarmos como trabalham duro todos os grandes atletas para superarem seus próprios índices, ou mesmo para se manterem em forma... Deus, pela Sua graça, vem ao nosso encontro para fazer-nos herdeiros Seus: "Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados... De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus".[4]

Ainda que o céu desabe sobre nós, podemos nos achegar confiantemente aos braços ternos e meigos de nosso amado Pai. Em Seus braços estamos seguros em meio às intempéries deste mundo. Podemos descansar, na certeza absoluta de que temos um Papai amigo a nos proteger e guardar, todos os dias, em todo o tempo. Ou seja, devemos manter afinidade com o nosso Pai celeste através das nossas orações, em todas as circunstâncias. E este é o nosso grande desafio: Orar sem cessar! Temos um Pai no céu, Ele é digno de nossa inteira confiança! Deus, na pessoa de Jesus Cristo, cuida de nós como amigo: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.[5] Por isso o nosso relacionamento com Ele se torna familiar, íntimo, como um pai amigo. Deus é nosso Pai, o nosso “papai amigo”.

Em segundo lugar, precisamos saber que somos filhos de Deus por adoção. E a Bíblia diz que é o Espírito Santo que nos dá esta certeza, quando cremos em Deus através de Cristo Jesus. Somos avisados, informados, sobre o tesouro da salvação garantido na cruz do Calvário. Através da fé tomamos posse da riqueza celestial em Cristo Jesus. Deus, pela Sua graça, vem ao nosso encontro para fazer-nos herdeiros Seus. Pela adoção em Cristo Jesus nos tornamos participantes da família de Deus. Fomos criados para sermos "parentes", amigos de Deus.

Você sabe o que significa ter um Pai Todo Poderoso, o Senhor do universo, o Deus de misericórdia, que se compadece de nós e nos perdoa? Que nos ama e nos protege; que nos toma pela mão e nos guia; um Pai com o qual podemos falar a cada instante, apresentar-Lhe nossos problemas mais íntimos, nossos temores e rancores; a quem podemos confiar a nossa alma, nossa eternidade? Você conhece esse Pai? É dEle de quem muitos continuam fugindo, abandonando a casa paterna. Alguns, ainda em tempo, regressam contritos e arrependidos. Outros, porém, se distanciam cada vez mais, vivendo uma vida infeliz aqui na terra e uma eternidade completamente desgraçada. Que não seja este o seu caso, caro leitor!
Em terceiro lugar, quando oramos o Pai Nosso, precisamos entender que, através de Cristo Jesus, somos herdeiros do reino celestial.

_ “a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho”.[6]

A maior herança que temos não se resume aos bens materiais, alcançados às duras penas, nem ao poder efêmero do mundo. Mas, sim, aos bens morais e espirituais, os quais permanecem para sempre. Você não precisa passar para a eternidade sem Jesus, sem salvação, sem segurança de fazer parte do reino eterno. Clame ao Senhor Jesus, o Rei eterno, em seu coração agora mesmo, se ainda não o fez. Viva com Ele e para Ele! Creia nEle! Não despreze a herança eterna! Tome posse agora mesmo de sua filiação no reino celeste!

Se você que está vivendo confuso e longe do Rei Eterno, pare um pouco! Pense na eternidade sem Deus. Pense no futuro, com Deus ou sem Deus? Há um convite especial para o seu coração: “Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei...“ (Mt 11.28). E, para os que aceitam o convite divino, há uma promessa infalível: “Então dirá o rei aos que estiverem à direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo“ (Mt 25.34).

“Porque este mandamento, que eu hoje te ordeno, não te é difícil demais, nem tampouco está longe de ti. Não está no céu para dizeres: Quem subirá por nós ao céu, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, e no-la trará, e no-la fará ouvir, para que o cumpramos? Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprir. Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte o mal... O céu e a terra, tomo hoje como testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias...” (Dt 30.11-15; 19-20a). “converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre” (Oséias 12:6). Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com
[1] Mt 6.9a
[2] Jo 1.12-13; 1Jo 3.1-3
[3] Rm 8.18
[4] Rm 8.17; Gl 4.7
[5] Jo 15.13-14
[6] Efésios 3:6 RA

Nenhum comentário: