Durante todo o  Seu ministério terreno, Jesus demonstrou claramente o poder de Deus através de Seus atos e palavras.  Da mesma forma que exercia o poder sobrenatural em Suas ações, também revelava-o através de Suas ordens aos homens,  propondo-lhes novos desafios e novas atitudes diante das circunstâncias. Em todos os casos podemos verificar que o poder de Deus se manifestou após ou em meio às turbulências da vida.
Verificamos na Bíblia esta constância: Quando Deus quer abençoar alguém, Ele o conduz a um deserto árido, a uma enfermidade debilitadora ou a alguma dificuldade aparentemente intransponível, impossível aos homens, porém possível a Deus. Porque para Deus não há impossíveis. Seu poder excede todas as expectativas humanas.
Dito isto, pensemos em algumas lições importantes que os textos nos sugerem:
Rompendo em fé na palavra de Jesus
_ “Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem”.[1]
Se o Senhor Jesus disse para passarem para o outro lado, não poderiam perecer no mar, porque  “nenhum dos Seus planos pode ser frustrado”.[2] Sua palavra permanecesse para sempre.  Deus é soberano sobre todas as coisas e o homem é responsável pelos seus atos. Todos os nossos dias estão contados diante do Senhor, como nos diz a Sua Palavra.[3]
A  fé começa com a receptividade, quando você  escuta a mensagem, e continua com a  perseverança cristã. Assim, pois,  a vida cristã começa  com a fé e permanecerá  como seu instrumento até o fim.   E o primeiro passo para se exercitar a fé é ouvir –  voltar-se, dar atenção, etc.   O segundo passo  é o  compromisso  com Deus, responsabilidade. O  terceiro passo para se  exercitar  a fé é  confiar  que Jesus é o mesmo hoje.
Rompendo em fé na presença de Jesus
Os discípulos estavam com  Jesus, o poderoso Deus estava presente, atuante, visível. Eles haviam experimentado a manifestação gloriosa de Seu  poder. Os fatos ocorridos  recentemente deveriam estar ainda muito  presente, vivo,  em suas mentes. Certamente, tudo quanto haviam presenciado  fora tão marcante e importante para eles!  Logo, não poderiam esquecer tão  rapidamente... Será?
Os discípulos precisavam fazer uso, tomar posse do  PODER INVISÍVEL.  Jesus estava ali e eles não se  davam conta  disso...  Não percebiam que Ele era  e continua sendo a  PRESENÇA QUE SUPRE:  “E  eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.[4] 
Rompendo em fé, olhando para frente: “Passemos para a outra margem”[5]
Precisamos olhar fixamente para o Alvo, para não perdermos o rumo, nem cairmos no desânimo. Principalmente, pela expectativa das promessas divinas aos que crêem.
Rompendo em fé, olhando para  trás
_ “E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam”.[6]
Se Jesus está conosco, estamos sendo seguidos por muitos; não podemos decepcioná-los. E, certamente, o Senhor não permitirá que pereçamos, pois também nós estamos aprendendo com Ele. Mas não podemos nos esquecer de que  as pessoas estão olhando para nós. Somos observados por aqueles que caminham conosco, nossos cônjuges, filhos, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Todos estão atentos às nossas reações diante dos conflitos da vida; querem saber a “razão da nossa esperança”. E, muitas vezes, nossas atitudes e reações são determinantes para centenas de pessoas. 
Rompendo em fé no poder soberano de  Jesus: “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro” ([7])
Deus controla firmemente  este mundo. Nada escapa de Seu controle; Ele está cumprindo plenamente o Seu propósito no mundo. Nada acontece por acaso, nem um simples e pequenino pardal vive e morre fora do controle divino. E nem mesmo os cabelos de nossas cabeças estão fora do controle divino. Ele é Deus, o Senhor do  Universo! Ele é quem tem o direito sobre  toda  criatura.  O nosso Senhor  está perto, sempre. O mar das dificuldades não tem poder para afastá-Lo  de nós. Para o poder de Deus se manifestar, não é necessário fazer secar o mar para atravessarmos de pé enxuto. Deus quer  nos carregar sobre as ondas do mar da vida!  Não precisa  secar o mar, Ele pode superar o mar.  Não importa quais  sejam as adversidades, Jesus quer nos  fazer  vitoriosos  sobre o mar. Um dia, então,  constataremos o que escreveu  João: “E o mar já não  existe...”[8]
Rompendo em fé na certeza de que as tempestades da vida são oportunidades, ou degraus  através dos quais  exercitamos a nossa fé
Deus trabalha  com o nosso  pouco. Deus quer fazer de cada um de nós um milagre. Quer renovar a nossa força. Deus pode restaurar a sua vida, não apenas  a sua alma. Deus pode revigorá-lo na totalidade de seu ser, para   que você obtenha a vida plena.  Ele quer que você viva com qualidade, quer que você seja vitorioso em todos os sentidos! Temos que viver hoje. Não importa o que  aconteça  no dia, eu  recebo de Deus a força  suficiente  para enfrentá-lo. Mas  eu não tenho  força para viver  o dia de amanhã, que não existe ainda.  Deus dá força para você viver  hoje: “Os que esperam no Senhor renovarão  as suas forças...”[9]
Que Deus nos abençoe  a fim de que possamos utilizar as tribulações que nos sobrevêm como motivos para oração e exaltação ao nosso Salvador.  Pois que a nossa vitória já está assegurada em Cristo Jesus, nosso Senhor. A luta continua;  precisamos continuar rompendo em fé!
Para finalizar, atentemos para a letra do lindo hino escrito composto por G. A. Young, infelizmente tão pouco conhecido por nossas igrejas:
DEUS GUIA SEUS FILHOS EM PAZ
Aos pastos bem verdes, na sombra ou calor, Deus guia seus filhos em paz;  às águas  tranquilas, de puro frescor, Deus guia seus filhos em paz.
Pelas montanhas ou pelo mar, pela fornalha que vem nos provar, pelas tristezas, mas sempre a cantar, Deus aos seus filhos em paz vai guiar.
Às vezes, ao monte de glória e fulgor Deus guia seus filhos em paz; às vezes, ao vale sombrio de dor, Deus guia seus filhos em paz.
Se mágoas nos cercam e vis tentações, Deus guia seus filhos em paz; e dá-lhes vitórias em mil provações,  Deus guia seus filhos em paz.
 Dos males da terra que aqui nos detém, Deus guia seus filhos em paz; às glórias eternas do reino de além, Deus guia seus filhos em paz” ([10]).
[1] Mc 4.35
[2] Jó 42.2
[3] Sl 139
[4] Mt 28.20
[5] Mc 4.35 b
[6] Mc 4.36
[7] Mc 4.38a
[8] Ap 21.1
[9] Is 40.31
[10] Hino No  35 HCC
Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com 
 wwww.oswaldojacob.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário