sábado, 21 de novembro de 2009

O MAIOR MILAGRE DO MUNDO

Og Mandino escreveu um excelente livro com este título, O Maior Milagre do Mundo. De uma maneira cativante e agradável o autor procura estimular as pessoas a reconhecerem seu grande potencial e valor pessoal. E, com isso, valorizar a vida, viver com mais alegria e otimismo. O escritor trabalha o assunto com tanta maestria e elegância que leva o leitor a concluir que, realmente, ele é o maior milagre do mundo.

Não há dúvida de que somos um milagre operado pelas potentes mãos divinas. Somente um Deus Todo Poderoso e soberano poderia criar algo tão complexo e especial como o ser humano. Só os loucos e os pseudocientistas ousam atribuir a criação humana ao acaso. Porém, apesar de sermos um milagre nas mãos de Deus, não somos o maior milagre do mundo, mas sim a graça de Cristo Jesus sendo revelada aos pecadores. Esta é, sem dúvida alguma, O Maior Milagre do Mundo, a manifestação da graça divina no coração humano. Ou seja, Deus revelando-Se e proporcionando ao pecador uma transformação a partir do seu interior.

A Bíblia, especialmente o Novo Testamento, apresenta-nos a história completa desse milagre de Deus, a começar pelo relato de Mateus sobre a genealogia de Jesus; o qual recebeu este título: A genealogia de Jesus Cristo. "Livro de Genealogia", esta era uma frase conhecida entre os judeus, significando o registro da ascendência de um homem. Entre os judeus não era comum aparecer nomes de mulheres em genealogias.

A mulher não exercia direitos legais, era considerada apenas como "coisa", e não como pessoa. Era propriedade de pais e maridos. Para a religião oficial, não havia muita coisa para as mulheres aspirarem, para se envolver, serem úteis. Os rabinos, por exemplo, viviam se questionando quanto à possibilidade das mulheres possuírem alma ou não. Na sociedade judaica era proibido a um homem falar com qualquer mulher em lugares públicos.

Apesar disso, temos a menção de cinco mulheres que, mesmo sem o saberem, foram agraciadas sobremaneira com o Maior Milagre do Mundo. O evangelho de Jesus produz quebras de preconceitos, aproximando pessoas até então separadas pela segregação racial, pelo preconceito social, etc. Mais que isto, Ele mesmo Se identifica conosco: "A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação".[1]

Antes que o homem aprendesse a reciclar o lixo, Deus proporcionou a reciclagem do homem! Em Cristo não há barreira humana; seja de raça, cultura, ou de sexo. Não há maldição hereditária, encosto, demônio, ou qualquer outra criatura, que possa nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus... Ele, o Santo de Deus, puro e perfeito em Sua essência, fez-se pecado por nós, para fazermos parte da grande família dos remidos do Senhor.

Jesus veio quebrar os tabus e preconceitos, repudiando toda forma de discriminação. Jamais se esquivou dos doentes, das meretrizes, dos pecadores discriminados pela sociedade hipócrita e farisaica. Ao contrário, Ele entrava em suas casas, se achegava até eles, comia com eles. Havia compaixão genuína em seu coração para com os seres humanos, independente de suas posições sociais e religiosas. Havia em Seu coração um propósito maior em tocar-lhes: Ele desejava restaurar-lhes em todos os sentidos, física, mental, moral, emocional e espiritualmente. E o Senhor continua alcançando vidas destroçadas pelo pecado e sobrecarregadas pelas mazelas da vida. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele é o único que pode realmente conduzir-nos ao céu. Esse é de fato o grande milagre que todos precisamos, a graça de Deus.

"A graça fala de bênçãos proporcionadas a quem nada merece, aos desqualificados. A graça é magnificada quando compreendemos que o homem não é apenas "sem merecimento", mas "merecedor de castigo". Nosso pecado é de tal maneira grave que, antes da nossa conversão, com justiça somos declarados como objetos da ira de Deus (Jo 3.16; Rm 1.18; Ef 2.3)... A graça aparece em oposição a obras ou méritos (Rm 3.24). A graça nada tem a ver com aquilo que o pecador é capaz de fazer..." ([2])

Graça – Atração, encanto (Lc 4.22), gentileza, boa vontade, graciosidade. Como bem escreveu John F. MacArthur, Jr., a conversão do próprio Mateus aparece entre milagres. Nos capítulos 8 e 9 ele apresenta uma série de milagres de Jesus. São alistados nove milagres que mostram o poder de Jesus sobre as enfermidades (8.1-17), a natureza (8.23-27), os demônios (8.28-34), a morte (9.18-26), a cegueira (9.27-31) e sobre a mudez (9.32-34).

Após a narrativa do milagre da cura de um paralítico e o perdão de seus pecados (9.1-8), o versículo 9 relata-nos o chamado e conversão de Mateus. Um extraordinário milagre da graça divina. "A salvação é uma transformação sobrenatural e divina – nada menos que um milagre ocorre na alma. É verdadeira obra de Deus, tem de operar mudança na vida daquele cujos olhos foram abertos. Tal pessoa verá a Jesus como Ele é – soberano Senhor de todos – e essa revelação, feita a quem antes nem podia ver, irá produzir, inevitavelmente, adoração e um coração desejoso de fazer a vontade de Deus. É obra do Espírito de Deus no coração do salvo" ([3]).

Foi o que aconteceu com John Newton, no séc. XVIII. Criado num lar cristão até os seis anos, quando ficou órfão de pai e mãe. A partir de então, passou a viver com uma família não cristã, onde era muito maltratado... Fugiu para o mar... Tornou-se traficante de escravos... Fugiu outra vez... Então arrumou emprego em um navio, onde tornou-se IMEDIATO. Certa feita roubou todo o estoque de hum, distribuiu com os colegas, e todos entraram na bebedeira. Nessas condições, caiu no mar, de onde foi salvo milagrosamente. Até então, não percebia que era alvo da graça de Deus.

Porém, houve um dia em que Deus manifestou a Sua graça de uma forma absolutamente marcante na vida daquele marinheiro: uma tempestade levou-o a sentir-se completamente dominado pelo medo... No auge de seu desespero, começou a recordar os versículos bíblicos que aprendera na infância, e Deus falou de maneira inconfundível ao seu coração. Mais tarde imortalizou sua experiência escrevendo o hino intitulado “Maravilhosa Graça”[4]:

“Maravilhosa graça!... Graça de Deus sem par! Como poder contá-la? Como hei de começar?... Graça! Que maravilhosa graça! É imensurável e sem fim. É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente a mim. É maior que a minha iniquidade, é revelação do amor do Pai...”[5]

É suficiente a mim e a ti também! Graça, portanto, é a suficiência do amor de Deus revelado em Cristo Jesus nosso Senhor para conosco; é a maior demonstração de bondade e amor da parte de Deus ao pecador. O homem não tinha qualquer possibilidade de exercer sua própria vontade e procurar a salvação em Jesus Cristo. Ele era um escravo de Satanás. Ele não podia ser atingido pelo apelo dos homens à sua vontade. Ele não tinha qualquer domínio sobre si mesmo. Estava morto em seus delitos e pecados. Ele não podia buscar a salvação, como a Bíblia mesmo diz que por nós mesmos não há qualquer esperança de salvação. Só a graça de Cristo pode nos alcançar em nosso triste estado de pecado.

Ainda que nem sempre entendamos a maneira de Deus agir, foi esse incrível e obstinado amor de Deus que permitiu ao Senhor Jesus nascer numa manjedoura, tendo sua origem humana de uma linhagem humilde, e até problemática. Deixando claro para cada um de nós, os que O recebemos como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, que Ele cuida de nós e nos tem em Suas potentes mãos.[6]
Esta surpreendente graça de Deu
s, revelada em Cristo Jesus, é o maior milagre jamais conhecido do mundo e ao mundo. Todos os demais milagres são decorrência deste. Que Deus, portanto, nos capacite a conhecer e experimentar um pouco mais desta infinita graça, O Maior Milagre do Mundo. Amém.


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

www.midiasound.com
www.oswaldojacob.com

[1] 2Co 5.19
[2] Selph, Robert B. – Os Batistas e a Doutrina da Eleição – p.86. Ed. Fiel
[3] J. MacArthur Jr. – O Evangelho Segundo Jesus, p. 87
[4] R. Shedd
[5] Hino Nº 193 – HCC
[6] Ml 3.16-18; Rm 5.1

Nenhum comentário: