segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ROMPENDO EM FÉ

Durante todo o Seu ministério terreno, Jesus demonstrou claramente o poder de Deus através de Seus atos e palavras. Da mesma forma que exercia o poder sobrenatural em Suas ações, também revelava-o através de Suas ordens aos homens, propondo-lhes novos desafios e novas atitudes diante das circunstâncias. Em todos os casos podemos verificar que o poder de Deus se manifestou após ou em meio às turbulências da vida. Verificamos na Bíblia esta constância: Quando Deus quer abençoar alguém, Ele o conduz a um deserto árido, a uma enfermidade debilitadora ou a alguma dificuldade aparentemente intransponível, impossível aos homens, porém possível a Deus. Porque para Deus não há impossíveis. Seu poder excede todas as expectativas humanas.


Dito isto, pensemos em algumas lições importantes que os textos nos sugerem:

Rompendo em fé na palavra de Jesus

_ “Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem”.[1]


Se o Senhor Jesus disse para passarem para o outro lado, não poderiam perecer no mar, porque “nenhum dos Seus planos pode ser frustrado”.[2] Sua palavra permanecesse para sempre. Deus é soberano sobre todas as coisas e o homem é responsável pelos seus atos. Todos os nossos dias estão contados diante do Senhor, como nos diz a Sua Palavra.[3]


A fé começa com a receptividade, quando você escuta a mensagem, e continua com a perseverança cristã. Assim, pois, a vida cristã começa com a fé e permanecerá como seu instrumento até o fim. E o primeiro passo para se exercitar a fé é ouvir – voltar-se, dar atenção, etc. O segundo passo é o compromisso com Deus, responsabilidade. O terceiro passo para se exercitar a fé é confiar que Jesus é o mesmo hoje.

Rompendo em fé na presença de Jesus

Os discípulos estavam com Jesus, o poderoso Deus estava presente, atuante, visível. Eles haviam experimentado a manifestação gloriosa de Seu poder. Os fatos ocorridos recentemente deveriam estar ainda muito presente, vivo, em suas mentes. Certamente, tudo quanto haviam presenciado fora tão marcante e importante para eles! Logo, não poderiam esquecer tão rapidamente... Será?


Os discípulos precisavam fazer uso, tomar posse do PODER INVISÍVEL. Jesus estava ali e eles não se davam conta disso... Não percebiam que Ele era e continua sendo a PRESENÇA QUE SUPRE: “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.[4]

Rompendo em fé, olhando para frente: “Passemos para a outra margem”[5]

Precisamos olhar fixamente para o Alvo, para não perdermos o rumo, nem cairmos no desânimo. Principalmente, pela expectativa das promessas divinas aos que crêem.

Rompendo em fé, olhando para trás

_ “E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam”.[6]


Se Jesus está conosco, estamos sendo seguidos por muitos; não podemos decepcioná-los. E, certamente, o Senhor não permitirá que pereçamos, pois também nós estamos aprendendo com Ele. Mas não podemos nos esquecer de que as pessoas estão olhando para nós. Somos observados por aqueles que caminham conosco, nossos cônjuges, filhos, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Todos estão atentos às nossas reações diante dos conflitos da vida; querem saber a “razão da nossa esperança”. E, muitas vezes, nossas atitudes e reações são determinantes para centenas de pessoas.

Rompendo em fé no poder soberano de Jesus: “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro” ([7])


Deus controla firmemente este mundo. Nada escapa de Seu controle; Ele está cumprindo plenamente o Seu propósito no mundo. Nada acontece por acaso, nem um simples e pequenino pardal vive e morre fora do controle divino. E nem mesmo os cabelos de nossas cabeças estão fora do controle divino. Ele é Deus, o Senhor do Universo! Ele é quem tem o direito sobre toda criatura. O nosso Senhor está perto, sempre. O mar das dificuldades não tem poder para afastá-Lo de nós. Para o poder de Deus se manifestar, não é necessário fazer secar o mar para atravessarmos de pé enxuto. Deus quer nos carregar sobre as ondas do mar da vida! Não precisa secar o mar, Ele pode superar o mar. Não importa quais sejam as adversidades, Jesus quer nos fazer vitoriosos sobre o mar. Um dia, então, constataremos o que escreveu João: “E o mar já não existe...”[8]

Rompendo em fé na certeza de que as tempestades da vida são oportunidades, ou degraus através dos quais exercitamos a nossa fé
­
Deus trabalha com o nosso pouco. Deus quer fazer de cada um de nós um milagre. Quer renovar a nossa força. Deus pode restaurar a sua vida, não apenas a sua alma. Deus pode revigorá-lo na totalidade de seu ser, para que você obtenha a vida plena. Ele quer que você viva com qualidade, quer que você seja vitorioso em todos os sentidos! Temos que viver hoje. Não importa o que aconteça no dia, eu recebo de Deus a força suficiente para enfrentá-lo. Mas eu não tenho força para viver o dia de amanhã, que não existe ainda. Deus dá força para você viver hoje: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças...”[9]


Que Deus nos abençoe a fim de que possamos utilizar as tribulações que nos sobrevêm como motivos para oração e exaltação ao nosso Salvador. Pois que a nossa vitória já está assegurada em Cristo Jesus, nosso Senhor. A luta continua; precisamos continuar rompendo em fé!
Para finalizar, atentemos para a letra do lindo hino escrito composto por G. A. Young, infelizmente tão pouco conhecido por nossas igrejas:



DEUS GUIA SEUS FILHOS EM PAZ

Aos pastos bem verdes, na sombra ou calor, Deus guia seus filhos em paz; às águas tranquilas, de puro frescor, Deus guia seus filhos em paz.

Pelas montanhas ou pelo mar, pela fornalha que vem nos provar, pelas tristezas, mas sempre a cantar, Deus aos seus filhos em paz vai guiar.

Às vezes, ao monte de glória e fulgor Deus guia seus filhos em paz; às vezes, ao vale sombrio de dor, Deus guia seus filhos em paz.

Se mágoas nos cercam e vis tentações, Deus guia seus filhos em paz; e dá-lhes vitórias em mil provações, Deus guia seus filhos em paz.

Dos males da terra que aqui nos detém, Deus guia seus filhos em paz; às glórias eternas do reino de além, Deus guia seus filhos em paz” ([10]).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com
[1] Mc 4.35
[2] Jó 42.2
[3] Sl 139
[4] Mt 28.20
[5] Mc 4.35 b
[6] Mc 4.36
[7] Mc 4.38a
[8] Ap 21.1
[9] Is 40.31
[10] Hino No 35 HCC

Nenhum comentário: