quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

COMO REAGIMOS DIANTE DO SOFRIMENTO?

Veja o exemplo bíblico de João Batista (Mt 11.1-15):

João Batista encontrava-se numa situação crítica, no cárcere, tendo como desfecho a sua morte violenta e “prematura”. Isto aos nossos olhos, porque para Deus não há acidente, ou incidente, que seja prematuro, ou fora de Seu propósito. Ele não é surpreendido pela maldade humana.

_ “Ora, quando João no cárcere ouviu falar das obras do Cristo, mandou pelos seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?”
João não queria alimentar dúvidas quanto à pessoa de Jesus. Não queria que seus discípulos, também, tivessem qualquer tipo de incompreensão sobre a divindade, poder e soberania de Jesus. Entretanto, João não foi liberto do cárcere, nem poupado da morte. Nem sequer foi ele visitado e consolado por Jesus. Se ele tivesse a compreensão teológica como a de alguns dos pregadores dos dias atuais, certamente teria morrido amargurado e decepcionado com o Senhor Jesus.

João, em sua averiguação, não incluiu a sua situação pessoal, a solução de seu problema, como uma forma de comprovação de que Jesus era quem dizia ser. Apesar de Jesus ter se identificado como o verdadeiro Senhor de quem João fora o precursor, não lhe garantiu o “sucesso” desejado. E ainda acrescentou uma exortação: “E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim” (Mt 11.6).

João Batista provavelmente nutria alguma dúvida quanto à pessoa de quem estava ouvindo falar, não que ele tivesse dúvidas quanto à divindade de Jesus, mas, porque, no cárcere, apenas ouvia os comentários de alguém que estava fazendo muitos milagres, mas não sabia, realmente, de quem se tratava. Porém, não se dirigiu a Jesus exigindo, ou concluindo que Ele só seria realmente o Cristo esperado caso o libertasse da prisão. Ao contrário, apenas algumas informações fornecidas por Jesus foram suficientes para a sua compreensão de que, realmente, Ele era O Messias por quem ele, João, estava preso e haveria de morrer.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: