quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A LUZ DO MUNDO

_ “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14).

Jesus nos diz: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14).
Que tremenda responsabilidade, considerando-se que estas palavras refletem outra afirmativa de Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem, me segue, de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Em Mt 5.13-16, Jesus se referiu à possibilidade de um viver aparente, fora do propósito para o qual fomos chamados.

Assim como o sal que perdeu sua utilidade em salgar, dar sabor, influenciar. Ou como a luz que foi escondida de maneira a não clarear o caminho, brilhar; assim os crentes nominais. Ainda que conceituados, são vidas inúteis, desprovidas de sentido, sem atingir o propósito de Deus em Cristo Jesus: viver para Ele, por Ele e nEle: “Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.36).

Em Mt 6.22-23, Jesus faz esta exortação: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!” Ou seja, nossas vidas precisam refletir a verdadeira luz. Caso contrário, além de não cumprir o propósito para o qual vivemos, ainda propagamos, com mais intensidade, as densas e tenebrosas trevas: “Se portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!”.

Ao deixarmos de transmitir a luz do evangelho, não ficamos simplesmente APAGADOS. Mas o desânimo, a frieza espiritual e a falta de obediência à Palavra, têm efeito contagiante e desabonador. Leva-nos a viver como se estivéssemos pregando um outro evangelho: o evangelho do fracasso, da discórdia, da infidelidade, da insegurança e da incredulidade.
Sabemos que não podemos nos encher do Espírito Santo por nós mesmos. Mas podemos impedir que o Espírito nos encha, quando nos acomodamos com o mundo, com o padrão do mundo, e nos contentamos com o alimento mundano para as nossas almas. Não há como nos encher do Espírito, se estamos encharcados com o vinho do mundo...

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: