terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O MESTRE TE CHAMA

_ “Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama” (Jo 11.28).

Há duas classes de pessoas que caminham a passos largos para o inferno: As que são muito más e as que se acham muito boas. Umas, por acharem que nem Deus pode perdoar e transformar seus corações maldosos e perversos; são ruins demais para obterem qualquer manifestação da graça e do amor divino... Outras, por acharem que nem Deus consegue acusá-las de pecados; são boas demais aos seus próprios olhos; são boas demais para serem salvas por Cristo. Porém, a Bíblia nos mostra nesta genealogia que ninguém é tão insignificante e mau, que não possa ser alvo da graça e do amor de Deus. Como, também, ninguém é tão importante a ponto de salvar-se por seus próprios méritos. Todos somos dependentes da graça de Cristo. Todos nós!

Veja outros textos que nos ajudam a compreender melhor sobre o tema exposto:
_ “Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama” (Jo 11.28).
_ “E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!” (Jo 11:43).
O mesmo Deus que escolhe, também determina os meios pelos quais a pessoa vai ser conduzida a Cristo: oração e comunicação do evangelho da parte dos evangelistas, bem como a fé e o arrependimento da parte dos pecadores eleitos para serem salvos. Deus mesmo quebranta o coração humano, convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo, de maneira tal que o próprio pecador não é coagido a fazê-lo contra a sua própria vontade. Mas, por sua livre e espontânea vontade, seu coração é inclinado a responder favoravelmente ao convite divino. É Deus "quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fl 2.13).

Este é o chamado eficaz, compreendido também como “a graça irresistível de Deus”. Porque é o Espírito Santo quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Irresistível porque o Espírito Santo é persuasivo. Ele é quem quebranta o coração mais endurecido possível, e o sensibiliza pelo amor de Jesus revelado na cruz do Calvário.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: