sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VOLTE AGORA. VOLTE JÁ!

O poeta Gióia Júnior, de saudosa memória, descreve numa linda poesia, Intitulada. “ORAÇÃO DA MAÇANETA”, o que todos nós pais, que temos filhos jovens, já experimentamos algum dia:

_ “Não há mais bela música que o ruído da maçaneta da porta quando meu filho volta para casa.
_ Volta da rua, da vasta noite da madrugada de estranhas vozes, e o ruído da maçaneta e o gemer do trinco, o bater da porta que novamente se fecha; o tilintar inconfundível do molho de chaves, são um doce acalanto, uma suave cantiga de ninar.
_ Só assim fecho os olhos, posso dormir e descansar.
_ Oh! A longa espera, a negra ausência, as histórias de acidentes e assaltos que só a noite como ninguém sabe contar!
_ Oh! Os presságios e os pesadelos, o eco dos passos nas calçadas, a voz dos bêbados na rua e o longo apito do guarda medindo a madrugada, e os cães, uivando na distância e o grito lancinante da ambulância!
_ E o coração descompassado a pressentir e a martelar na arritmia do relógio do meu quarto esquadrinhando a noite e seus mistérios.
_ Nisso, na sala que se cala, estala a gargalhada jovem da maçaneta que canta a festiva cantiga do retorno. E sua voz engole a noite imensa com todos os ruídos secundários.
_ Oh! Os címbalos do trinco e os clarins da porta que se escancara, e os guizos das muitas chaves que se abraçam, e o festival dos passos que ganham a escada!
_ Nem as vozes da orquestra e o tilintar de copos, e a mansa canção da chuva no telhado podem sequer se comparar ao som da maçaneta que sorri quando meu filho volta.
_ Que ele retorne sempre são e salvo, marinheiro depois da tempestade a sorrir e cantar. E que na porta a maçaneta cante a festiva canção do seu retorno que soa para mim como suave cantiga de ninar.
_ Só assim, só assim meu coração se aquieta, posso afinal dormir e descansar” (Gióia Júnior).

Você sabe o que significa ter um Pai amoroso, terno, todo poderoso, o Senhor do Universo, o Deus de misericórdia? O Pai celeste, com quem podemos falar a todo momento, apresentando-Lhe os nossos conflitos mais íntimos, nossos problemas, temores e rancores? Você conhece esse Pai?

É dele que foge o Filho Pródigo, conforme a narrativa de Lucas (Lc 15.11-24). Vemo-lo agora longe do Pai, tendo abandonado a casa paterna, o lar do Pai, na busca frenética e descuidada por fazer novos amigos a qualquer preço. Além de desperdiçar seus bens materiais, desperdiçou e desconsiderou algo mais precioso e indispensável: A companhia do pai. Em conseqüência à leviandade e superficialidade de seus relacionamentos, acabou perdendo tudo. Queria tudo, queria abraçar, conquistar o mundo, ficou sem nada; todos o abandonara. Todos a quem confiara seu tempo, seus bens, sua vida. Tinha apenas a companhia mal cheirosa dos porcos, de quem deveria cuidar, pastorear... Ele fracassara até mesmo como mendigo: Ninguém lhe dava nada... Um quadro tão comum em todos os tempos. Quem sabe seja esta também a sua vida! Se assim é, atente para a possibilidade do retorno à casa do Pai, porque a volta é possível:

Primeiro por causa do amor do pai. O Pródigo fica impressionado, e até mesmo confuso, com uma demonstração inesperada e visível de amor em humilhação da parte do pai. Em vez de punir seu filho, o pai lhe concede o que pede, numa atitude de amor sem igual. O filho fica abalado com a demonstração da graça do pai.

Precisamos entender que a graça de Deus, revelada em Cristo Jesus, é que nos conduz ao arrependimento, possibilitando, assim, a certeza de nossa filiação, nossa adoção: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Rm 2:4).

O pecado leva o homem à separação de Deus, o que a Bíblia chama de morte. O pecado atrai, seduz, corrompe e engana, porque não consegue proporcionar o que promete. Causa depressão, angústia, desgraça e infelicidade. Mas se você reconhece que é pecador diante de Deus e confessa a Ele os seus pecados, Ele o recebe de volta ao lar celeste.

O filho, então, reconhece que está perdido, longe do pai, necessitado de seu amor. Reconhece sua total incapacidade de viver independente da proteção. O problema que motivou a volta ao lar do filho rebelde foi a perda da prosperidade. A fome foi o instrumento de Deus para conduzi-lo, arrependido, de volta à casa do pai. Ele voltou, aleluia!

Quem sabe, em sua vida, amado leitor, Deus esteja permitindo que haja algumas perdas significativas, fome de paz, fome de pão, fome de Deus, para conduzi-lo de volta ao amor do Pai!? Então, diga como o filho da parábola: “Sinto muito pelo que tenho feito, mas não sou um inútil. Ainda constituo em matéria prima de boa qualidade, fui criado por Ti, ó Deus! Molda-me conforme a Tua vontade, pois tenho fracassado num país distante...”

_ “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor” (Lm 3.40). Você também pode dizer: “Pai, pequei... esqueci teu amor!” Volte você também! A sua resposta deve ser esta: “Pai, pequei; ofendi o Teu santo nome, tenho andado longe de Ti... esqueci o Teu amor. Não sou digno de ser chamado Teu filho!” Então encontrará os braços ternos do Senhor Jesus, conduzindo-o de volta à cada do Pai: “Porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado...” Ouça novamente a voz de convite do Salvador: “Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me tornarei para vós” (Zc 1.3). “O que vem a mim, de modo algum o lançarei fora.” – disse Jesus em João, 6.37. E ainda: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi” (Is 44.22).

Volte você também! Viva sem ódio, sem violência! Só o Senhor Jesus Cristo, o nosso grande Rei, pode salvar plenamente a você e a todos quantos a Ele se achegam com sinceridade e fé. A Bíblia diz: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós...” (1 Jo 3.16). Ele já morreu e ressuscitou para resgatá-lo da condenação eterna. Você não precisa se precipitar para a morte. Receba-O, pois, como seu Salvador pessoal, seu amigo e companheiro íntimo e fiel. Não mate, não morra, VIVA! Viva com Jesus! Volte agora. Volte já! Amém.



Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: