segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

POR QUE ORAR É TÃO DIFÍCIL PARA OS CRISTÃOS?

• Um problema que me interessa profundamente nesta noite: Eis oproblema: por que orar é tão difícil para alguns crentes?

- A Bíblia deixa bem claro que a resposta para tudo em nossa vida é aoração feita com fé. O apóstolo Paulo escreveu: "Não se preocupem comnada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e oremsempre com o coração agradecido." (Fp 4.6). Paulo está nos dizendo:"Busquem o Senhor em todas as áreas da sua vida. E agradeçam a Eleantecipadamente por lhes ouvir!"

- A ênfase é: ore sempre em primeiro lugar! Não é para orarmos só emúltima instância: primeiro ir atrás dos amigos, depois do pastor ou deum conselheiro, para acabar finalmente de joelhos. Não, mas é conformeJesus ensinou: "Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reinode Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas."(Mt 6.33).

Devemos primeiramente ir até o Senhor - antes de a qualqueroutro!

• Mas, como é difícil vermos muitos cristãos, durante as crises,buscar a Deus em oração!- E considere que a Bíblia revela muitas vezes que Deus ouve osclamores dos seus filhos e que os responde com amor.- A Bíblia diz: "Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e osseus ouvidos estão abertos ao seu clamor" (Salmo 34.15).

- "Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suastribulações" (Sl 34.17). - "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmosalguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos queele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemosos pedidos que lhe temos feito" (I Jo. 5: 14-15).

- "...Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16). - "E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis" (Mateus 21:22). - "...a oração dos retos é o seu contentamento" (Provérbios 15:8). • Ouça o testemunho de Davi: "No dia em que eu clamei, tu me acudistee alentaste a força de minha alma" (Sl 138.3). Davi dizia: "Fiz provade Ti, Deus! Em todas as minhas lutas eu não busquei a mais ninguém.Procurei unicamente a Ti - e me ouvistes". - Estas promessas e testemunhos como os de Davi são uma provaesmagadora do cuidado de Deus. - Mesmo assim, quando se trata de oração, a Bíblia nos previne de umgrave perigo: o de negligenciar a oração: "como é que nós escaparemosdo castigo se desprezarmos uma salvação tão grande?..." (Hb 2.3).

Apalavra "negligenciarmos/ desprezarmos" nesse verso significa "não nosinteressarmos; não levarmos a sério". - O contexto deste versículo é uma discussão das coisas relacionadas ànossa salvação - e a oração é uma dessas coisas. Deus está nosperguntando: "Como você espera escapar da ruína e dos tempos difíceisque se aproximam, se não aprendeu a manter a comunhão comigo emoração? Como você conhecerá e reconhecerá a minha voz naquele dia, senão aprendeu a ouvi-la em seu quarto de escuta?" - Lendo esse verso, percebemos Deus profundamente ferido pelanegligência da oração por parte do seu povo em nossos dias. É comoJeremias escreveu: "Acaso, se esquece a virgem dos seus adornos ou anoiva do seu cinto? Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por diassem conta" (Jeremias 2:32).

• Eis o problema: Como pode o próprio povo de Deus - que está sobataque constante do inimigo, enfrentando problemas e tentações detodos os lados - passar semanas e semanas sem jamais buscá-lo em oração? - Em Hb 10 somos encorajados a nos aproximarmos de Deus! "Por isso,irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completaliberdade de entrar no Lugar Santíssimo. 20Por meio da cortina, istoé, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo evivo. 21Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus.22Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma féfirme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavadocom água pura." (Hb 10.19-22).

- Alguns versículos adiante (v.25), somos avisados de que o dia doSenhor se aproxima rapidamente: "Não abandonemos, como alguns estãofazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário,animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o diaestá chegando.". Deus está dizendo: "Agora mesmo, ao se aproximar otempo da volta de Cristo, você precisa buscar a minha face. Chegou ahora de você se dirigir ao seu quarto de escuta e me ouvir!" • Mesmo assim, muitos cristãos ainda acham difícil orar. Por que?Creio que há quatro razões para isto? • 1. Alguns Cristãos Não Oram Porque Têm um Amor Morno pelo Senhor- À igreja de Éfeso, em Apocalipse 2, Jesus falou ter algo contra oscristãos daquele lugar: abandonaram o seu ardente amor por ele! "Porémtenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como meamavam no princípio." (Ap 2.4).

- Você pode dizer que ama a Deus, mas se jamais aparece para estar comEle em seu quarto de escuta, isto é um sinal de que não O ama tantoassim. - Não importa a altura com que você louva o Senhor nos cultos, oquanto diz que O ama, o quanto de lágrimas você derrama... o quantocontribui... você simplesmente não O ama. Você está orando por orar,negligenciando a oração - e de acordo com as próprias palavras deJesus, isto é uma prova de que perdeu o seu amor por Ele. - Temos de nos conscientizar: "Amar a Jesus não se trata de realizarcoisas; envolve a disciplina diária de se manter um relacionamento. Eisto vai custar algo de mim!" • 2. Alguns Cristãos não Oram Porque Erraram em Suas Prioridades!

- Prioridade é a importância que se deposita em algo. E os cristãosque negligenciam a oração erraram em suas prioridades! - Como nos tempos de Noé: as grandes prioridades são comer e beber,comprar e vender, casar e cuidar da família. Não se tem tempo para Deus.- Para a maioria das pessoas, Deus está no fim da lista deprioridades. E no alto estão o trabalho, o bem-estar, a família, oesporte.... - Deus não deseja nossas sobras - aqueles insignificantes pedacinhosde tempo...

- O fato é o seguinte: nenhum crente vai separar tempo para a oração amenos que ela se torne uma prioridade na vida.3. Alguns Cristãos não Oram Porque Aprenderam a Viver sem Oração ! • Muitos cristãos acham que a única coisa que se requer deles é quevão à igreja, adorem, ouçam à pregação, resistam ao pecado, façam omelhor possível, e tudo estará bem com eles. Este é o sacrifício quetrazem para Deus.- Mas o Senhor questiona: "como é que nós escaparemos do castigo sedesprezarmos uma salvação tão grande?...".

- O fato, é que se pode passar uma vida toda sem oração... mas as suasvidas se tornam cheias de confusão por todos os lados. Vidas semoração são vidas sem poder! 4. Alguns Cristãos não Oram Porque não Crêem que Deus Ouça as SuasOrações !

• Com o tempo, muitos crentes se tornam desencorajados devido àorações não respondidas - e, simplesmente desistem. Pensam: "Talvez eutenha falta de fé. O que eu sei, é que para mim a oração não funciona.E por que eu haveria de orar se não funciona?" - Muitos crentes solteiras tendem a pensar assim. Eles dizem: "Duranteanos busquei o Senhor em sinceridade, pedindo-Lhe que trouxesse para aminha vida uma pessoa de Deus. Já orei por mais de uma década. Mas nãoaconteceu nada!" Então abandona a oração e o desastre acontece.

- Tiago escreve que Deus não responde as orações daqueles que pedemcoisas para simplesmente satisfazerem a si próprios: "Pedis e nãorecebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres"(Tiago 4:3). Em outras palavras: "Você não está pedindo a vontade deDeus. Você não está pronto para submeter-se a tudo que Ele desejar!"

• Não se engane - o nosso Deus é totalmente fiel. Jesus disse, "E tudoquanto pedirdes em oração, crendo, recebereis" (Mateus 21:22). - Se Deus está atrasando uma oração sua, pode ter certeza de que Eleestá testando a sua fé. Ele deseja que você confie nEle.- Vá ao seu quarto de escuta com regularidade, e busque a Deus de todoo seu coração. - As respostas de Deus podem não vir da noite para o dia. Contudo,Deus vai fazer a obra no tempo certo e da maneira certa, no tempo dElee da maneira dEle. - A parte que cabe a nós é somente confiar que Deus é fiel!

Pr Walter Pacheco, Fonte: David Wilkerson

Nenhum comentário: