quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Finalidade Clara

"Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor" (Efésios 1:4 ARA).

Eu tenho ouvido muita gente pregando muita coisa sobre prosperidade, liberdade, atitude positiva na vida e coisas nesta linha. Isso é legal, mas o que Deus deseja de nós tem a ver com o motivo para ele ter nos criado, o que segundo este texto, é para que sejamos santos (semelhantes a Ele) e irrepreensíveis.

O retrato da santidade é evidentemente a vida de Jesus, o que é corroborado pelo fato de sermos colocados na posição de co-herdeiros com Ele, chamado em João 3:16 como primogênito de Deus - o primeiro de uma geração. Ele é como o irmão mais velho de uma geração que vem em seguida, portanto nada pode ser mais específico em termos de exemplo. O que não é nada simples, sendo nós humanos como somos, é conseguir seguir o exemplo.

A questão toda é que devemos nos lembrar continuamente que Deus nos criou para sermos santos, e isso não é uma coisa pequena. Nos tornamos gradualmente semelhantes a Jesus em caráter e posicionamento exige muito esforço, dedicação e um toque de amor pelas coisas de Deus. O Espírito Santo fará a parte Dele como parte interessada, mas nós devemos assumir a nossa. Não é necessário lembrar que se isso foi uma escolha que aconteceu antes da fundação do mundo, querer nadar contra uma correnteza destas é perda de tempo. Deus tem um propósito e seremos inclusive mais felizes ao perseguí-lo para nossa edificação.

Me perguntaram há alguns dias como eu definiria santidade. Foi duro de encontrar uma formulação mais firme, mas me veio algo como "fazer o que Jesus faria no seu lugar e não deixar de fazer o que Ele espera que você faça, sendo você mesmo". Se é isso que Deus espera de nós, vamos correr atrás pois ninguém é mais beneficiado que nós mesmos.
"Deus querido, quero ser ensinado por Ti a ter como objetivo de vida o meu crescimento em santidade. Obrigado por me escolher."Mário Fernandez

Nenhum comentário: