segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Fundador Do Prêmio Nobel Da Paz

Recebi de meu filho, Vander Wallace a seguinte mensagem, a qual espero que contribua para a nossa edificação nesse tempo:

_ “Espero que você esteja de bem com a vida, de bem com a sua rotina, em harmonia interna. Por maiores que sejam as dificuldades a enfrentar neste dia, tenha consciência de que tudo é passageiro. Entenda que às vezes você tem que dedicar o seu tempo pra resolver um problema. Faça isso sem reclamar. Não transfira todo o peso do mundo para seus problemas.

Faça da sua presença uma ação determinada para uma solução. Tenha uma atitude positiva em relação as coisas, inclusive as problemáticas que você, às vezes, é obrigado a enfrentar no seu dia-a-dia. Sejam as dificuldades nas finanças, a difícil tarefa de fazer empatar o dinheiro do salário com todos os dias do mês e manter as contas em dia. Seja resolver aquelas questões familiares, as escolhas dos filhos que nem sempre são as escolhas dos pais, as dificuldades do relacionamento com o marido, ou com a esposa, as dificuldades com o chefe, as dificuldades profissionais, e as vezes ainda pior: ter que lidar com as dificuldades para tratar de alguém muito querido, muito próximo que vive entrevado, que vive em doença e precisa da sua ajuda.

Não faça da sua atitude algo que se transforme num pesar. Se você pode contribuir, se pode fazer, faça com amor, com dedicação. É a partir dessa atitude, a partir de uma disposição positiva interna que as coisas podem melhorar. Não existe coisa pior do que gente que ajuda os outros e depois fica se lamentando o resto do dia de tudo aquilo que se vê obrigado a fazer.
Mas aquelas frases: “Você não imagina o que eu passo, o que eu tenho que viver, nem quero falar o que eu estou sofrendo”. Não diga frases como essa. Faça somente o que manda o seu coração e depois, esqueça. Se é a sua vez de fazer, se é a sua missão, se é a sua obrigação, faça sem tornar o seu fazer uma penitência. E mantenha o espírito alegre para que as coisas funcionem de um jeito bom, de um jeito leve.

A leveza é uma qualidade. Não gostamos de pessoas que chegam perto da gente com aquela cara amarrada, pesada. Ninguém gosta de ficar perto de alguém pesado que reclama e fala mal de tudo o tempo todo. Por isso analise-se constantemente e avalie a todo momento como é que você reage em relação à vida, em relação às circunstâncias. Bom humor, alegria, disposição são fontes de energia e sabedoria para o dia-a-dia - considere isso. Não se desespere, o dia será do jeito que você fizer. Como você vai fazer esse dia?
“Por que estamos na terra, se não para crescer?” (Robert Browning)

Não são muitas as pessoas que já leram o próprio obituário. Alfred Nobel leu. Nobel estava doente já há algum tempo e alguém anunciou falsamente que ele tinha morrido. Imagine sua surpresa quando abriu o jornal de manhã e viu sua morte noticiada!

Ao ler os curtos parágrafos que resumiam sua vida e obra, ficou incomodado ao ver que era mencionado apenas como o homem que inventara a dinamite. A nota descrevia toda a destruição que a invenção causara. Nobel deplorou a idéia de ser lembrado como criador de algo que fora usado para destruir tantas vidas. Depois de ler o seu obituário, Nobel decidiu mudar sua vida. E resolveu dedicá-la a um novo ideal: a busca da paz. Hoje lembramos de Alfred Nobel não como o inventor da dinamite, mas como o fundador do Prêmio Nobel da Paz.

A história de Nobel ilustra uma verdade importante: nunca é tarde demais para mudar o rumo de sua vida. Se não mudamos, não crescemos. Se não crescemos, não estamos realmente vivendo. O crescimento exige uma perda temporária de segurança. Isso pode significar o abandono de um padrão familiar e limitador, de um emprego seguro mas não gratificante, de valores em que não se crê mais, de relacionamentos que perderam seu significado... Como Dostoievsky afirmou: “Dar um novo passo e divulgar algo totalmente novo são as coisas que as pessoas mais temem”.

E você? Quanto mudou ultimamente? Digamos, na última semana? E no último mês? O último ano, como foi? Você consegue ser bastante específico? Sabemos que a tendência das pessoas é continuar na rotina quando o assunto é crescer e mudar. Crescimento é uma escolha, uma decisão que realmente pode fazer diferença na vida de uma pessoa. A maioria não percebe que as pessoas bem ou mal sucedidas não diferem substancialmente em suas habilidades. Elas são diferentes no desejo de alcançar seu potencial. E nada é mais eficiente que o compromisso com o crescimento pessoal quando o assunto é alcançar seu potencial.
O que será dito no seu in memoriam? O que estará escrito em seu obituário? Alfred Nobel leu o seu próprio e mudou. Você pode começar a concretizar algumas mudanças agora mesmo.

Nenhum comentário: