domingo, 10 de agosto de 2008

Bajulação Versus Elogio

“O maledicente é a pior das feras indomáveis, e o lisonjeiro, a pior das feras domesticadas.”
(Diógenes)
(...)
O elogio é um bom hábito quando nasce da intenção sincera de dizer alguma coisa (sincera) sobre alguém ou sobre o que alguém faz. O verso da medalha – melhor: o “negativo” desta fotografia – é a bajulação, o elogio que não nasce de uma intenção sincera nem expressa uma opinião sincera sobre alguém ou sobre o que alguém faz. Há graus de bajulação e há inúmeros motivos que podem levar alguém a praticá-la. Levar uma maçã bem brilhante para a professora pode ser um gesto de bajulação, se é inspirado pela intenção, em troca da maçã, de conseguir uma nota melhor. (...)

A bajulação funciona como qualquer droga: vicia ao mesmo tempo cliente e fornecedor. E nos dois casos, a situação que se cria é extremamente difícil, tanto para um quanto para outro. O bajulador, diante de um viciado em bajulação, sabe que está segurando um tigre pelo rabo, e que a qualquer momento o tigre pode saltar sobre ele. Porque, como no caso das drogas, a bajulação em pequenas doses acaba perdendo o efeito, e é preciso oferecer ao viciado doses cada vez mais fortes. No caso das altas doses de bajulação, o risco que o bajulador corre é grave: a qualquer momento ele estará ultrapassando o limite que o bom senso tolera e, dali em diante, estará queimado para sempre. (...)

A bajulação é um jogo extremamente arriscado para todos que se envolvem nele, seja como cliente, seja como fornecedor. Esqueça a bajulação como recurso para conseguir seja lá o que for. Elogie, sim, sempre que sentir sinceramente que alguém se saiu bem em determinada tarefa ou realização de qualquer tipo, porque o elogio sincero é uma das grandes ferramentas para abrir caminho e fazer amigos pela vida. Mas não pense que, mesmo com elogios sinceros, você conseguirá comprar sua paz de espírito, ou o respeito de seus semelhantes ou a consideração de seus superiores. Texto adaptado do livro Insight I.

Nenhum comentário: