segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A Espiritualidade Cristã - I

Li e gostei. Espero que os leitores também apreciem o texto de Alexandre G. Faria:

Para muitos cristãos sensíveis ao suspiro angustiante da criação, desejosa de ser liberta (Rm 8.19-22), a forma com que a espiritualidade ou santificação tradicional se apresenta parece ter se esgotado em muito seu significado, seu diálogo com a vida e seus dilemas. Não é incomum vermos crentes se “enclausurarem” dentro dos muros das Igrejas como forma de fuga da realidade sombria que os rodeia, porém não se pode esquecer que fomos chamados por Deus para atuarmos redentoramente no mundo. Neste momento estamos propondo uma espiritualidade cristã integral, a qual leve os crentes a desafiarem o mundo e sua cosmovisão, apresentando uma espiritualidade que tenha relevância redentora, tanto para quem a experimenta, quanto para aqueles que por ela são alcançados. A santidade de que carecemos deve inundar a totalidade do ser redimido de profunda paixão pela vida!

O pensamento platônico ‘contaminou’ a fé cristã especialmente por causa de seu dualismo (corpo mau / alma boa). Na base de toda esta discussão que fundamenta a re-elaboração da santificação cristã, permanece a necessidade de que se fundamente uma espiritualidade integral, na qual esteja relacionado de modo mais harmônico os binômios: “corpo / alma”; ser humano / criação; fé / vida; ética / política uma vez que entre esses temas há uma evidente interdependência. Na base de tal compreensão está a firme confiança de que Deus é o Deus da vida e da História (cf. Dn 2.20-21), levando-nos a uma espiritualidade de âmbito abrangente.

A espiritualidade cristã precisa também comunicar aos crentes uma nova vitalidade, uma nova alegria e prazer pela vida, o que necessariamente deve levar à superação da apatia possibilitar uma renovada paixão pela vida, tendo nas Escrituras Sagradas seu padrão aferidor de conduta ética. Os ‘santos’ de hoje precisam ser mais alegres e sua alegria poderá assim contagiar aquele(a) que não tem mais esperança. Este agir saudável será uma ação parabólica na medida em que as verdades da fé cristã estarão sendo mostradas de forma encarnada, isto é, a alegria de se viver a vida mesmo diante dos conflitos da existência humana. Esta espiritualidade integral irá revelar a fé nos eventos da vida real. Amém. Que Deus te abençoe rica a abundantemente nesta caminhada histórica. Um grande abraço!
Pr Alexandre Gouvêa Faria – Pastoral 25-05-08

Nenhum comentário: