sábado, 16 de agosto de 2008

A Espiritualidade Cristã - II

Li e gostei, espero que gostem também:

Continuando nossa conversa sobre espiritualidade integral iniciada na semana passada, não é difícil percebermos que esta é a proposta bíblica. Basta olharmos para Efésios 5.18-6.9 e derivarmos das Escrituras Sagradas os princípios norteadores para esta proposta. Em Ef 5.18 o apóstolo Paulo fala sobre o ‘enchimento do Espírito’, ação esta onde nós nos permitimos ser enchidos pelo Espírito de Deus. Observe a divisão feita pelo apóstolo: em Ef 5.19-21 o apóstolo nos mostra que esta ação vai levar o crente a uma vida de gratidão; em Ef 5.22-24 ele revela que este ser cheio do Espírito leva as esposas a serem submissas a seus maridos; em Ef 5.25-33 ele observa que o ser cheio do Espírito deve produzir no marido amor por sua esposa, à semelhança do relacionamento entre Cristo e a Igreja, no qual Cristo deu Sua própria vida pela ‘noiva’; em Ef 6.1-3 o apóstolo lembra que os filhos irão manifestar o enchimento do Espírito sendo obedientes a seus pais; em Ef 6.4 os pais revelarão o enchimento do Espírito não provocando seus filhos à ira; em Ef 6.5-8 os empregados demonstrarão estar cheios do Espírito ao tratar o patrão com dignidade, fazendo seu trabalho da maneira possível e em Ef 6.9 Paulo encerra suas orientações com o grupo de crentes que talvez tenha a maior responsabilidade social de todos: os patrões, que devem demonstrar estar cheios do Espírito ao tratar seus funcionários com respeito, dando-lhes, no mínimo, o que a Lei determina! Tudo isto revela uma espiritualidade integral (não restrita aos limites do culto-clero-domingo-templo), pois a manifestação do Espírito deve fazer surgir o clamor pela vida libertada onde quer que ela esteja aprisionada.

Na verdade, os dons e carismas com que o Espírito agracia aos filhos de Deus são meios, através dos quais se dá a ação abençoadora dos crentes no mundo. Isto significa, então, que ao princípio da santidade visto como dádiva de Deus, segue-se ao da santidade visto como tarefa (resposta) cristão no mundo e para o mundo.

Seu uma das missões do enchimento do Espírito é a promoção de uma transformação no interior (Ef 4.22-24) daqueles que, por Ele, são guiados, esta transformação deve conduzir os crentes a não verem mais a si mesmos como o centro da existência, mas Deus e ao próximo (cf. Rm 5.5; 1Jo 4.7-11). Que Deus te abençoe. Um grande abraço!

Pr Alexandre Gouvêa Faria – Pastoral 01-06-08

Nenhum comentário: