segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Precisamos Fugir Do Pecado

_ “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (1 Tm 6:11).

Você não encontra consolação em outra parte, e até recusa-se a ser consolado (Sl 77.2). Aí começa um longo processo de cicatrização. Por mais que haja a tão propalada “evolução dos costumes sociais”, jamais deixaremos de conviver com o peso da consciência culpada. A dor da culpa do pecado. E isso ocorre mesmo quando ainda somos crianças. Desde a tenra infância procuramos fugir, ou escondermo-nos, quando praticamos algo que sentimos ser errado. Na juventude, podemos verificar o esforço que fazem as pessoas para serem “aceitos” como “avançados”, ou atualizados, iniciando-se precocemente na sexualidade. Alguns, por causa disso, são infectados com doenças venéreas de toda sorte... Outros adquirem hábitos agressivos para com as mulheres, sem a sensibilidade necessária para satisfazê-las. Por conseguinte, não se satisfazendo também. Tornam-se mecânicos no ato sexual. Algumas vezes apenas usando as mulheres como meros objeto do desejo sexual. Outros adquirem a prática da ejaculação precoce, o que, também, pode ser uma manifestação inconsciente de culpa não resolvida.

Fugir, não das pessoas e amigos, mas fugir da tentação. Nem sempre os fortes e vitoriosos são os que se atiram à luta com suas próprias forças. Muitas vezes a vitória é conquistada por aqueles que, sabiamente, procuram a estratégia certa. Às vezes tendo que retroceder, fugir, para contornar e vencer problemas e inimigos perigosos, fugindo de seu caminho ou ameaças... Foi o que fez José do Egito. É o que nos recomenda o apóstolo Paulo.

A Bíblia recomenda fugir DO pecado e não NO ou EM pecado. Adão fugiu NO pecado, e se deu mal. Caim também fugiu EM pecado e a Bíblia diz que ele tornou-se errante e fugitivo pelo mundo afora. Judas também fugiu numa noite escura... Fugiu da presença de Jesus, mas não fugiu DO pecado e de si mesmo. Não adianta fugir NO pecado, porque não se consegue fugir de si mesmo, nem se consegue ter paz consigo mesmo, sem Deus: “Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus” (Is 57.21).

Quais são as coisas que nos causam embaraços, nos atrofiam na corrida em busca de nossos sonhos, nossos alvos superiores? Somos exortados a eliminar o excesso de peso, qualquer coisa que dificulte os movimentos e redunde em maior desgaste físico, emocional e espiritual.

Um comentário:

alex.projetos .pensamentos. disse...

se o ser humano sobesse se policiar ou saber escutar a sua consciencia fugiria da presenca do mal e nao pecaria,e nao entristeceria a Deus.