domingo, 24 de agosto de 2008

O Espírito Da Vida

Uma doutrina do Espírito Santo (pneumatologia) que pretenda ser instrumento dinamizador da ação transformadora dos crentes no mundo, deve estar alicerçada sobre um sólido fundamento bíblico. O Espírito atua renovando toda a criação. O Espírito que atua na vida não tem limites em Sua atuação vivificadora. Sua ação está, pois, além dos limites exclusivos do espaço sagrado (templo). Isto nos permite superar uma visão distorcida (dualística) predominante em muitas tradições cristãs de viés mais conservador. Tal compreensão limitou a espiritualidade somente aos lugares “sagrados” e reduziu a ação do Espírito de Deus à intimidade do coração humano. Esta visão equivocada acabou por ver no mundo um espaço profano, não estando, por isso, sob a ação do Espírito de Deus.

Partindo deste ponto, a conclusão que lamentavelmente poderia se chegar era de que, se alguém desejasse experimentar a ação do Espírito de Deus, este(a) deveria procurá-la no espaço próprio do sagrado, isto é: FORA DO MUNDO. Este tipo de compreensão julga ser bom somente o que está restrito ao âmbito eclesial, ou seja, ao âmbito da Igreja, fora do qual, o mal exerce seu domínio absoluto e incontestável. Em oposição a esta percepção tão limitante, é preciso que seja realçado o fato de que o Espírito de Deus, cujo espectro de atuação abarca toda a criação, não tem fronteiras em Seu agir criador e libertador da vida (Gn 1.1-2).

É por meio da ação do Espírito que Deus age na vida das pessoas e possibilita que estas acolham a mensagem de Cristo, aderindo ao Seu projeto (cf. João 16.7-15; Atos 16.11-15). Os discípulos de Cristo se convertem assim em agentes abençoadores e atuantes no mundo, mediando a graça Divina. Guiando sempre os povos e a criação rumo à sua perfeita e definitiva libertação. Uma das mais importantes implicações teológicas daí advindas é que a ação do Espírito ‘plasma’ o jeito de ser e existir no mundo daqueles que por Ele têm sido impulsionados. A compaixão (atributo do Deus crucificado) move os movidos pelo Espírito de Deus. Que Deus te abençoe rica a abundantemente nesta caminhada histórica. Um grande abraço!

Pr Alexandre Gouvêa Faria – Pastoral 11-05-08

Nenhum comentário: