domingo, 17 de agosto de 2008

Eu Te Darei Descanso

_ "Respondeu-lhe o Senhor: eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso" (Êx 33.14).
Moisés estava continuamente aprendendo a esperar no Senhor: Em Êx 3.1, chegou a Horebe, o Monte de Deus. Em Êx 14.1, se viu JUNTO AO MAR. Mais na frente (24.18) ele apresenta-se diante de Deus, e ali permanece quarenta dias e quarenta noites, onde receberia a Lei de Deus. Em Mt 17.5, ele aparece no Monte da Graça, quando todos ouviram a ordem divina de obediência absoluta ao Senhor Jesus: "A Ele ouvi!"

Precisamos nos aquietar na presença do Senhor, buscando entender os Seus propósitos, Seus planos para nós. A nossa caminhada nem sempre será fácil. Mas não podemos deixar de exercitar a nossa fé. Temos que nos dispor a avançar sempre, sabendo que "as portas do inferno não prevalecerão contra" a marcha do povo de Deus. A vitória é certa, mas o caminho é estreito, apertado, longo e difícil. Assim, pois, somos desafiados a desenvolver nossa comunhão e intimidade com o nosso Senhor, superando os limites.

Depois daquele tremendo confronto com Deus, tendo sido atendido em suas petições, Moisés se propõe a continuar obedecendo ao Senhor. Porém, algo fica fora dos planos e intenções de Moisés: A ausência da companhia divina (Êx 33.1-3). Moisés, então, demonstra sua profunda necessidade de caminhar e chegar junto com o povo ao qual amava. Não estava feliz por ser ele um vitorioso na companhia divina, ele queria mais. Queria vencer junto, compartilhar a sua vitória! Então apela ao Senhor no sentido de que houvesse tanto uma orientação precisa do Senhor, como, também, que o Senhor não desconsiderasse a possibilidade de continuar ajudando o seu povo (Êx 33.13).

Era como que dizer: "Quero continuar te obedecendo, caminhando sempre contigo, cumprindo a Tua vontade. Não posso andar sem a Tua orientação, sem a Tua sabedoria infinita, que vai além das minhas possibilidades pessoais! Preciso da Tua direção, não posso caminhar sem rumo, sem direção; caminho incerto, num mundo confuso e desorientado... Preciso de Ti, sempre. Não posso prescindir da Tua companhia constante. Não posso viver só com esse povo, ainda que esteja cercado por esta imensa multidão. Sem Ti sou um solitário vagabundo... Por outro lado, não quero chegar só nessa caminhada, preciso do companheirismo dos meus irmãos! Deixa-me ajudá-los, e não Te esqueças que essa gente ainda está sob os Teus cuidados. É o Teu povo!" E Deus, que é grande em misericórdia, mais uma vez atende ao clamor de Seu servo: "Respondeu-lhe o Senhor: eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso" (Êx 33.14).

Nenhum comentário: