quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A Espiritualidade Do Senhor Jesus

O Senhor Jesus Cristo esteve ininterruptamente sob a influência do Espírito Santo. Desde Sua gestação ( ), passando por Sua apresentação no Templo ( ), Seu batismo ( ), morte ( ) e ressurreição ( ), a ação do Espírito foi determinante dando-Lhe a necessária vitalidade para cumprir o projeto redentor de Deus ( ). Ao ser ungido pelo Espírito, estava sendo conduzido à missão ( ). Em Sua vida ministerial nunca se separaram a energia do Espírito e seu propósito mais central, a saber: fazer a vontade redentora de Deus Pai no mundo. A espiritualidade de Cristo se revelou igualmente como força que O capacitou para o martírio. Sua mensagem era o anúncio da chegada do Reino de Deus (tema central quase que exclusivo da pregação de Jesus) e que demandava conversão por parte daqueles que tinham substituído a Deus por bens, prazer e poder.

O Senhor Jesus esteve tão próximo do Pai que conseguiu ver Seu rosto refletido no rosto de pessoas simples e desfiguradas pela opressão política, econômica, social e espiritual. Diante deste quadro, Ele agiu com misericórdia, acolhendo prostitutas, crianças, pobres, ricos, famosos e anônimos. Vemos nos Evangelhos um Jesus sem preconceitos! Por isso, Jesus causou escândalos a muitos de Seu tempo exatamente porque viveu Sua espiritualidade dentro da roda viva da vida cotidiana das pessoas. Ele soube, portanto, fundir harmonicamente uma autêntica e profunda piedade com os eventos próprios de sua vida social, o sagrado e o secular sem contradições.

A Igreja do Senhor Jesus tem em suas mãos este desafio: ser fiel ao que a Bíblia ensina e ao mesmo tempo ser relevante na sociedade, sendo sal na terra e luz do mundo. Que nós possamos ver, nesta geração, uma Igreja que seja, realmente, uma comunidade da graça e do poder de Deus. Uma comunidade fraca de poder mundano e rica do poder Divino que, pela graça, fortalece o fraco e levanta os coxos nas esquinas. Uma comunidade bonita e sadia, justa e generosa. Uma comunidade que realize utopias e atualize sonhos. Que esta Igreja seja cheia do Espírito Santo e de Seu poder e sabedoria. Amém. Que Deus te abençoe rica a abundantemente nesta caminhada histórica. Um grande abraço!

Pr Alexandre Gouvêa Faria – Pastoral 18-05-08

Nenhum comentário: