sábado, 22 de dezembro de 2012

O MAIOR MILAGRE DO MUNDO





Og Mandino escreveu um excelente  livro com este título, O Maior Milagre do Mundo. De uma maneira cativante e agradável o autor procura estimular as pessoas  a reconhecerem  seu grande potencial e valor pessoal. E, com isso, valorizar a vida, viver  com mais alegria e otimismo. O escritor trabalha o assunto com tanta maestria e elegância  que leva o leitor a concluir que, realmente, ele  é o maior milagre do mundo. Não há dúvida de que somos um milagre operado pelas potentes mãos divinas. Somente um Deus Todo Poderoso e soberano poderia criar  algo tão complexo e especial como o ser humano. Só os loucos e os pseudocientistas ousam atribuir a criação humana ao acaso.  

 
Porém, apesar de sermos um milagre nas mãos de Deus, não somos o maior milagre do  mundo, mas sim a graça de Cristo Jesus sendo revelada aos pecadores. Esta é, sem dúvida alguma, O Maior Milagre do Mundo, a manifestação da graça divina no coração humano. Ou seja, Deus revelando-Se e proporcionando ao pecador uma transformação a partir do seu interior.

 Antes que o homem aprendesse a reciclar o lixo, Deus  proporcionou a reciclagem do homem!  Em  Cristo não há barreira humana; seja de raça, cultura, ou de sexo. Não há maldição hereditária, encosto, demônio, ou qualquer outra criatura, que possa nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus...  Ele, o Santo de Deus, puro e perfeito em Sua essência,  fez-se pecado por nós, para fazermos parte da grande família dos remidos do Senhor.

 Jesus veio quebrar os tabus e preconceitos, repudiando toda forma de discriminação. Jamais se esquivou dos doentes, das meretrizes, dos  pecadores discriminados pela sociedade hipócrita e farisaica. Ao contrário, Ele entrava em suas casas, se achegava até eles, comia com eles. Havia  compaixão genuína em seu coração para com os seres humanos, independente de  suas  posições  sociais e religiosas. Havia em Seu coração um propósito  maior em tocar-lhes: Ele desejava restaurar-lhes em todos os sentidos, física, mental, moral, emocional e espiritualmente. E o Senhor continua alcançando vidas destroçadas pelo pecado e sobrecarregadas pelas mazelas da vida. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele é o único que pode realmente conduzir-nos ao céu. Esse é de fato o grande milagre que todos  precisamos, a graça de Deus.

"A graça fala de bênçãos proporcionadas a quem nada merece, aos desqualificados. A graça é magnificada quando  compreendemos que o homem não é  apenas "sem merecimento", mas  "merecedor de castigo". Nosso pecado é de tal maneira grave que,  antes da nossa conversão, com justiça somos declarados como objetos da ira de Deus (Jo 3.16; Rm 1.18; Ef 2.3)... A graça aparece em oposição a obras ou méritos (Rm 3.24). A graça nada tem a ver com aquilo que o pecador é capaz de fazer..."[1]  Foi o que escreveu John Newton no hino  intitulado  “Maravilhosa Graça”[2]:

 “Maravilhosa graça!... Graça de Deus sem par! Como poder contá-la?  Como hei de começar?... Graça! Que maravilhosa graça! É imensurável e sem fim. É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente a mim. É maior que a minha iniquidade, é revelação do amor do  Pai...”[3] 

É suficiente a mim e a ti também! Graça, portanto, é a  suficiência do amor de Deus revelado em Cristo Jesus nosso Senhor para conosco; é a maior demonstração de bondade e amor da parte de Deus ao pecador.

 Só a graça de Cristo pode nos  alcançar em nosso triste estado de pecado. Ainda que nem sempre entendamos  a maneira de Deus agir, foi esse  incrível e obstinado amor de  Deus que permitiu  ao Senhor Jesus nascer numa manjedoura, tendo sua origem humana de uma linhagem humilde, e até problemática. Deixando claro para cada um de nós, os que O recebemos como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, que Ele cuida de nós e nos tem em Suas potentes mãos.[4] Esta  surpreendente graça de Deus,  revelada em Cristo Jesus, é o maior milagre jamais conhecido do mundo e ao mundo. Todos os demais milagres são decorrência deste. Que Deus, portanto, nos capacite a conhecer e experimentar esta infinita graça, O Maior Milagre do Mundo. Amém.

 

   Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 



[1] Selph, Robert B. – Os Batistas e a Doutrina da Eleição –  p.86. Ed. Fiel
[2] R. Shedd
[3] Hino Nº 193 –  HCC
[4] Ml 3.16-18; Rm 5.1

Nenhum comentário: