quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O SUCESSO NO FRACASSO




Jo 21.1-14

O que nos faz lembrar a palavra SUCESSO?  O que desejamos expressar quando dizemos  que alguém  “Venceu na vida?”  O que os jovens pensam sobre o real sentido da palavra SUCESSO?  Qual é nosso conceito sobre o sucesso profissional, financeiro, ou mesmo espiritual?  Para o mundo materialista, vencer, obter sucesso, significa muito dinheiro, fama, poder, glórias materiais. Mas, e nós, os cristãos, o que pensamos ou devemos pensar e desejar neste sentido? 

No texto mencionado, encontramos alguns discípulos de Jesus obtendo um grande sucesso, após uma tremenda crise, um fracasso temporário.  A vitória começou a acontecer quando eles começaram a obedecer, sem qualquer contestação ao Senhor Jesus.

Era último encontro que Jesus teve com Pedro, antes de ser assunto aos céus. Foi o último desafio deixado por Jesus ao discípulo que estivera ao seu lado durante três intensivos anos. Anos de ternura. Anos de lutas e vitórias. Anos de fracassos  vergonhosos, mas, de sucessos extraordinários também.

Agora Jesus o encontra em seu último fracasso, e lhe transmite um convite veemente ao sucesso total e absoluto. Eis que chegara esse momento de Pedro assumir realmente aquele compromisso com Jesus. Estava concluindo seu “doutorado em teologia”, aos pés do divino Mestre.        

Agora era o momento de iniciar a prática do que aprendera com muita dificuldade. Muitas reprovações, notas baixas e algumas humilhações.

Chegara, enfim,  o momento de iniciar um nova etapa em sua vida. Teria que colocar em prática tudo o que havia aprendido ao longo de seu convívio com Jesus. Era chegado o tempo oportuno para recomeçar com Deus uma nova conquista em sua vida. E, ao que parece, Pedro continuou precipitado em suas  ações. Mas o Senhor não havia desistido dele. Possivelmente, devido  ao tédio do vazio provocado pela ausência de Jesus, Pedro tenha resolvido voltar  abruptamente à pescaria:  “Vou pescar.” 

Foi, e o fracasso aconteceu:  “Naquela noite nada pescaram...”  O sucesso, nesse caso, seria MUITO PEIXE.  Porém,  o fracasso aconteceu: Nada, absolutamente. Muitas vezes colhemos decepções, quando a nossa expectativa de sucesso é baseada apenas e tão somente no lucro imediato, na cura instantânea, no enriquecimento rápido, ou  mesmo  a longo prazo, porém, visando apenas o material. 

Para alguns, o sucesso representa CASA CHEIA... Gente sorrindo, muito  dinheiro no bolso, fama e  tranqüilidade. Entretanto, o sucesso nem sempre é obtido  da maneira que  desejamos. O que  é sucesso para uns pode  significar fracasso  terrível para outros. Mas o sucesso real e absoluto só é possível quando está presente, junto de nós,  o Senhor do sucesso: JESUS.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: