segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SUCESSO NO FRACASSO PARCIAL



_ “Disse-lhes Jesus: Filhos, não tendes nada para comer? Responderam-lhe não. Disse-lhes Ele: Lançai a rede... Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes” (Jo 21.5-6).

Nem sempre reconhecemos a importância dos pequenos fracassos que proporcionam as grandes experiências de nossas vidas. Veja, se Pedro conseguisse seu intento logo no início da noite, teria  voltado para casa antes de romper o dia. Então, não teria  contemplado o rosto de Jesus ao romper da manhã. Teria ido para casa ainda muito escuro, sem ver a verdadeira LUZ.

Sabemos que nenhuma vitória expressiva, marcante, acontece por acaso. Seja no esporte, no trabalho, ou nos estudos. Há sempre, por traz de uma  grande vitória, um caminho duro e estafante percorrido: Observação das leis estabelecidas, dedicação absoluta, muito suor e lágrimas.

Os discípulos estavam exaustos, sonolentos e mal humorados, em conseqüência de uma longa noite de fracassos. Em meio às ondas fortes, de repente um som mais alto se fez ouvir. Uma voz inconfundível desperta a atenção de todos: Era Jesus! Só Jesus poderia se preocupar com eles àquela hora da noite. Só Ele poderia  lhes dar uma ordem com tal firmeza e autoridade: Lançai a rede! Tente outra vez! Aqueles olhos tristes e macerados, num momento se ergueram e se depararam com Jesus, suave e meigo, a lhes incentivar: “Filhos, vocês não têm nada para comer? Estão vazios e cansados? Então confiem em  minhas palavras. Obedeçam-me mais uma vez... E continuem observando as minhas Palavras...” 

Ouviram-No calados e atenciosos. Obedeceram-No, e o sucesso aconteceu. Conosco, também, poderá  ser assim.  Algumas vezes não analisamos os fatos que nos  envolvem, no seu conjunto. Temos a tendência a nos alegrar, excessiva e orgulhosamente, pelo sucesso rápido; sem considerarmos, com a mesma  atenção e apreciação, os passos anteriores e as implicações  do sucesso ou do fracasso. Por outro lado, nos desgastamos em autocomiseração e amargura quando vem o fracasso imprevisto e indesejável.

Portanto, temos aqui um exemplo típico do  SUCESSO NO FRACASSO.  Ou seja, em meio ao fracasso parcial, aparente, Deus proporcionou-lhes um grande e inesquecível sucesso. Até mesmo no sentido quantitativo:  “Grande quantidade de peixes...” 

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: