quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A ORAÇÃO DE JABEZ (25)


BEM VINDO AO ROL DE HONRA DE DEUS

 

“Foi Jabez mais ilustre que seus irmãos”

 

Você acha que Deus tem seus favoritos? É certo que Deus disponibiliza seu amor a todos, e Jesus veio ao mundo para que “todo aquele que clamar por seu nome seja salvo”.

 
Mas a história de Jabez, cuja oração fez com que ele recebesse de Deus o título de “mais ilustre do que seus irmãos”, pode criar a ideia de que Deus tenha seus favoritos.
 
A experiência de Jabez lhe ensinou que um acesso igualitário ao favor de Deus não equivale a recompensa igual por parte dele.
 
O que aconteceu às outras pessoas citadas juntamente com ele em Crônicas?
 
Como Idbas, Hazelelponi ou Anube,por exemplo. Que honras e recompensas tiveram de Deus?

 
Em resumo, Deus favorece aqueles que lhe pertencem. Ele não retém nada daqueles que querem e honestamente pedem aquilo que Deus deseja.

 
Dizer que você quer “ser mais ilustre” aos olhos de Deus, não significa arrogância ou egoísmo.
 
“Mais ilustre” descreve aquilo que Deus pensa; não é um crédito que tomamos para nós.
 
Você certamente estará cedendo a um impulso carnal e mundano se estiver tentando superar alguém, mas vivendo no Espírito quando lutar para receber o mais algo prêmio de Deus.
 
“Prossigo para o alvo, para o prêmio” disse Paulo em sua última epístola (Fil 3:14). Ele estava ansioso pelo dia no qual poderia dar um relatório daquilo que ele havia feito (2Co 5: 9-10).

 
A lamentável alternativa não me atrai. Não quero chegar ao céu e ouvir Deus dizer: “Vamos dar uma olhada em sua vida, Bruce. Deixe-me mostrar-lhe o que eu queria para você e repetidas vezes tentei fazer através de sua vida... mas você não permitiu que eu fizesse”. Que fiasco.

 
Percebi que ganhar honra quase sempre significa deixar para trás expectativas medíocres e pressupostos confortáveis. Neste caso, porém, tudo isso tem pouco a ver com talento pessoal.
 
Como é bom encontrar poucos “supersantos” listados entre aqueles que Deus colocou em seu rol de honra (Hebreus 11). Em sua maioria, são pessoas comuns, nomes fáceis de subestimar, que tiveram fé num Deus extraordinário e miraculoso e que resolveram agir de acordo com esta fé.

 
O que eles descobriram foi uma vida marcada pelas bênçãos de Deus, provisão sobrenatural e liderança divina em todos os momentos de que dela precisaram.

 

 

Nenhum comentário: