quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MANEIRAS DE VOCÊ DESPERDIÇAR O SEU CÂNCER (JOHN PIPER)


3. Você desperdiçará seu câncer se você procura consolo em suas probabilidades ou na sorte e não em Deus. O plano de Deus com seu câncer não é para treinar você no pensamento racionalista das suas probabilidades. O mundo recebe consolo em suas probabilidades. Não o crente. "Alguns confiam em carros (percentagem de sobrevivência) outros em cavalos (efeitos colaterais do tratamento), mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus" (Sl 20.7).

 

O plano de Deus é claro em 2 Co 1.9: "De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos." O alvo de Deus com o seu câncer (entre mil outras coisas boas) é tirar a nossa confiança em outras coisas que não seja nele.

 

4. Você desperdiçará seu câncer se você recusa pensar em morte. Todos nós morreremos se Deus retardar a sua volta. Não pensar em como vai ser sair desta vida e encontrar-se com Deus é tolice. Eclesiastes 7.2 diz: "É melhor ir a uma casa onde há luto (um funeral) do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; e os vivos devem levar isso a sério!"

 

Como você vai levar isso a sério se você se recusa a pensar nisso? Em Salmos 90.12, lemos: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria." Contar os nossos dias significa pensar que são poucos e que nossa vida vai terminar na terra. Como você vai alcançar um coração sábio, recusando-se a pensar na brevidade da sua vida? Que desperdício se nós não pensamos em nossa morte.

 

5. Você desperdiçará seu câncer se você pensa que vencê-lo significa mais permanecendo vivo do que apreciando a Cristo. Os propósitos de Satanás e de Deus com seu câncer não são os mesmos. Satanás deseja destruir seu amor a Cristo. Deus deseja que seu amor a Cristo cresça. O câncer não vence se você morre. Ele vence se você não ama a Cristo mais que antes.

 

O propósito de Deus é desmamar-nos do peito do mundo para nos dar um banquete da suficiência de Cristo, a fim de que sintamos e digamos: "Mais do que isso, considero tudo como perda, se comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor". E então saber que "para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Fp 3.8, 1.21).

Nenhum comentário: