quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DO FRACASSO AO SUCESSO

O que nos faz lembrar a palavra sucesso? O que desejamos expressar quando dizemos que alguém “Venceu na vida?” O que os jovens pensam sobre o real sentido da palavra sucesso? Qual é nosso conceito sobre o sucesso profissional, financeiro, ou mesmo espiritual? Para o mundo materialista, vencer, obter sucesso, significa muito dinheiro, fama, poder, glórias materiais. Mas, e nós, os cristãos, o que pensamos ou devemos pensar e desejar neste sentido? No texto mencionado, encontramos alguns discípulos de Jesus obtendo um grande sucesso, após uma tremenda crise, um fracasso temporário. A vitória começou a acontecer quando eles começaram a obedecer, sem qualquer contestação ao Senhor Jesus.
Quando somos conduzidos pelo Espírito Santo a reconhecer que fracassamos em nossos intentos; que todo o nosso preparo e inteligência não são suficientes para nos proporcionar o sucesso tão sonhado; então nos aproximamos da verdadeira vitória. Quando reconhecemos, com toda a humildade, a nossa insuficiência, abrimos a porta da esperança. Estamos, assim, levantando os olhos para contemplarmos a personificação do sucesso: JESUS CRISTO, o Rei dos reis. Sim, Jesus Cristo é o sucesso total e absoluto. NEle não há derrotas, nem desespero.
Os discípulos estavam exaustos, sonolentos e mal humorados, em consequência de uma longa noite de fracassos. Em meio às ondas fortes, de repente um som mais alto se fez ouvir. Uma voz inconfundível desperta a atenção de todos: Era Jesus! Só Jesus poderia se preocupar com eles àquela hora da noite. Só Ele poderia lhes dar uma ordem com tal firmeza e autoridade: Lançai a rede! Tente outra vez! Aqueles olhos tristes e macerados, num momento se ergueram e se depararam com Jesus, suave e meigo, a lhes incentivar: “Filhos, vocês não têm nada para comer? Estão vazios e cansados? Então confiem em minhas palavras. Obedeçam-me mais uma vez... E continuem observando as minhas Palavras...”
Ouviram-No calados e atenciosos. Obedeceram-No, e o sucesso aconteceu. Conosco, também, poderá ser assim. Algumas vezes não analisamos os fatos que nos envolvem, no seu conjunto. Temos a tendência a nos alegrar, excessiva e orgulhosamente, pelo sucesso rápido; sem considerarmos, com a mesma atenção e apreciação, os passos anteriores e as implicações do sucesso ou do fracasso. Por outro lado, nos desgastamos em autocomiseração e amargura quando vem o fracasso imprevisto e indesejável. Portanto, temos aqui um exemplo típico de alguém que passou do fracasso parcial ao sucesso total e absoluto. Ou seja, em meio ao fracasso parcial, aparente, Deus proporcionou-lhes um grande e inesquecível sucesso. Até mesmo no sentido quantitativo: “Grande quantidade de peixes...”
Foi tenebrosa e assustadora aquela noite. Que noite! Mas, eis que ao romper da manhã, Jesus chegou! Um novo dia raiou na vida dos discípulos. A alegria chegou ao amanhecer. O fracasso pode – e deve ser – um motivador!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com
www.mananciaisdevida.blogspot.com

Nenhum comentário: