sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CRISTÃOS AUTÊNTICOS

“Cristão não é o que se chama por esse nome. Não é também o que tem o nome de Jesus Cristo nos lábios. Ele já o disse: “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus” ([1]); e também: “Este povo honra-me com os lábios mas seu coração está longe de mim”([2]). Cristão é aquele que conhece, realmente, a Cristo.

Conhecer a Cristo é ter tido e ter sempre uma experiência pessoal com Ele. É ter vida transformada e transformando-se pelo Seu Espírito. É crescer sempre na Sua graça. É preciso dar ênfase à transformação e ao crescimento constantes, pois não posso considerar cristão autêntico aquele que se diz convertido em algum tempo e permanece sempre o mesmo homem: tal cristão é como uma criança que conservasse pelo resto da vida a mesma altura, o mesmo peso e as mesmas ideias.

Ser cristão autêntico é dominar cada vez mais o pecado que tão de perto nos rodeia. É servir cada vez mais ao próximo naquele espírito do bom samaritano. É ter a mensagem de Cristo permanentemente nos lábios e no coração, primeiro no coração e depois nos lábios. É falar com Cristo, realmente, como quem fala a um amigo íntimo, a um amigo certo, poderoso e bom, falar-Lhe coisas novas, ardentes, sinceras, desestudadas, alegres ou tristes, dolorosas às vezes, mas espontâneas, legítimas, como fazemos toda vez que precisamos nos abrir com alguém em quem tenhamos confiança.

Ser cristão autêntico é conhecer a Cristo de primeira mão e não por ouvir dizer, por mera tradição, para seguir a corrente. Ser cristão é ser o homem novo. Ser cristão autêntico é ter certeza absoluta, inabalável, contagiante da salvação, significando esta vida abundante e uma vida de felicidade indizível depois.

Ser cristão autêntico é viver tão seguro do amor de Jesus Cristo que esse amor expulse qualquer medo, qualquer dúvida, qualquer amargura, qualquer queixa. Quando o apóstolo Paulo dizia ‘Cristo vive em mim’ estava dizendo o que é ser um cristão autêntico. Com Cristo no íntimo. Com Cristo integrado na sua vida...

Alguns estão perdendo a batalha cotidiana frente aos males comuns desta vida porque não têm mensagem, não têm experiência, não têm testemunho, não têm a Cristo. Mas vós, meus jovens formandos, vós sereis cristãos autênticos. Esta é a minha firme convicção”([3]).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com

[1] Mt 7.21
[2] Mt 15.8
[3] SÊDE AUTÊNTICOS – Sermão de formatura da turma de 1971, do S.T.B.S.B. – O Jornal Batista, 30-01-1972, p.7

Nenhum comentário: