quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PERTO DA VITÓRIA

Precisamos avaliar nossas prioridades no exercício do ministério. Se pretendemos obter apenas lucro financeiro, ou posição social, então, realmente, o ministério pastoral não é nossa praia... Precisamos definir a quem pretendemos agradar, prioritariamente...

Quem sabe estejamos nos esquecendo do essencial: JESUS CRISTO?! Quem sabe Ele ficou fora dos nossos planos?! Nem ao menos foi consultado... Contudo, se reconhecemos a causa maior de nosso fracasso, então o sucesso não há de tardar. Se formos capazes de reconhecer que todo o nosso preparo intelectual não é suficiente para garantir-nos o sucesso tão sonhado; então estaremos perto da vitória, com Jesus.

O Senhor falou à igreja de Esmirna, despertando-a para a fidelidade e, também, corrigiu a igreja de Pérgamo, procurando levá-la a reconhecer sua necessidade de perseverar diante das provações; assim como o Senhor nos adverte a enfrentar e vencer o diabo, pensando na derrota final de nosso maior inimigo. Então, tudo isso nos ensina que, apesar das astúcias e maldades de Satanás, Deus, em Sua grande misericórdia e soberania, cumpre a Sua palavra. Ele nos diz que todos os males (isto, naturalmente, inclui aqueles que são provocados pelo diabo) hão de transformar-se em algo positivo e bom para aqueles que O amam. Foi o que aconteceu com o pai do menino possesso que foi levado a Jesus.[1] Será que aquele pai teria procurado o Senhor Jesus se não fosse atormentado pelo demônio?

Algo semelhante ocorreu com o apóstolo Paulo, no caso de seu espinho na carne.[2] Paulo reconheceu que Deus estava no controle de sua vida, e que aquele mal tinha endereço certo, com propósitos definidos. Deus queria fazê-lo compreender mais a respeito de Sua soberania sobre sua vida e sobre Satanás. Paulo entendeu que o diabo não tem livre arbítrio. Ele também está, rigorosamente, sob controle divino, cumprindo os propósitos de Deus para o nosso bem. E quantos exemplos nos dias atuais podemos verificar de pessoas que só foram conduzidas a Cristo depois de serem terrivelmente submetidas às tentações, opressões e possessões demoníacas!?

Muitas vezes colhemos decepções, quando a nossa expectativa de sucesso é baseada apenas e tão somente no lucro imediato, na cura instantânea, no enriquecimento rápido, ou mesmo a longo prazo, porém, visando apenas o material. Para alguns, o sucesso representa casa cheia... Gente sorrindo, muito dinheiro no bolso, fama e tranquilidade. Entretanto, o sucesso nem sempre é obtido da maneira que desejamos.

O que é sucesso para uns pode significar fracasso terrível para outros. Mas o sucesso real e absoluto só é possível quando está presente, junto de nós, o Senhor do sucesso: JESUS. Nem sempre reconhecemos a importância dos pequenos fracassos que proporcionam as grandes experiências de nossas vidas. Veja, se Pedro conseguisse seu intento logo no início da noite, teria voltado para casa antes de romper o dia. Então, não teria contemplado o rosto de Jesus ao romper da manhã. Teria ido para casa ainda muito escuro, sem ver a verdadeira LUZ, e com a sensação de que valia a pena continuar vivendo longe do Senhor Jesus.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.midiasound.com
wwww.oswaldojacob.blogspot.com
www.mananciaisdevida.blogspot.com

[1] Lc 9.37-43
[2] 2 Co 12.1-10

Nenhum comentário: