sábado, 5 de setembro de 2009

LIÇÕES DE UMA CACHORRINHA

Certa vez fui com um amigo em São Paulo visitar o seu cunhado e chegando lá fiquei atraído com uma cachorrinha que eles tinham. A cadela andava com três patas e não encostava uma das patas traseiras no chão. Ela tinha sido atropelada por um carro, sendo logo levada ao veterinário que tratou da patinha machucada. Ela acostumou-se a andar com 3 patas. Mas quando era interesse da cachorrinha, principalmente quando se jogava comida, ela sabia andar com as 4 patas.

A dona da casa disse que era “dengo” do animal, porque andando com 3 patas ela era tratada com mais cuidado e as pessoas sentiam pena dela. Existem pessoas que sofrem da mesma “Síndrome de dengo” da cachorrinha. Precisam chamar a atenção e necessitam arranjar confusão se for necessário.

Quando a pessoa se torna dependente ao extremo de atenção ela pode ter duas facetas: Fazer-se de coitada para ganhar mais atenção das pessoas, ou até arrumar confusão na tentativa de chamar a atenção.Outras vezes as contendas surgem por pura antipatia. Alguém fez algo que eu não gostei, ou olhou para o namorado de maneira diferente, ou a namorada estava conversando com um amigo e o namorado vira uma fera.Certa vez quando trabalhava numa empresa, uma das pessoas que tinha o cargo de chefia disse para mim e para outro rapaz: “já derrubei o fulano, falta o sicrano”.

Achei esta atitude repulsiva e nojenta!Tem gente que gosta de brigar e todas as suas atitudes são na base da grosseria. Às vezes eu vejo uma crise de amor entre as pessoas, até mesmo em mim, quando eu fico nervoso e brigo com a minha esposa. Isso é obra carnal! Quando não se pensa o que vai falar e vai se despejando um monte de palavras venenosas, que magoam o irmão em nome de um amor próprio bobo.

Outra crise é a da educação, no sentido de civilidade, polidez. A política da esperteza vai se alastrando na sociedade, e até entrando na Igreja e gerando contendas.
Pr. Carlos Coutinho

Nenhum comentário: